REGIÕES ECONÔMICAS DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA
Região Econômica do Volga (Povólgie)

Voltar à lista das regiões econômicas


A composição da Região Econômica do Volga (Povólgie) é formada por 8 subdivisões federais - a República do Tatarstão, República da Calmúquia, as regioes de Ulianovsk, Penza, Samara, Saratov, Volgogrado, e Astrakhan. Área com 536,4 km², e sua população é de 16,7 milhões de pessoas (11,5% da população da Rússia).

Região Econômica do Volga é uma faixa de largura ao longo do rio Volga, no cruzamento das partes européias e asiáticas da Rússia.

Os benefícios de posição econômica e geográfica da região, devido ao fato de que a região do Volga é limitada com muitas áreas desenvolvidas como: Volga-Vyatka, Centro-Tchernozióm, Urais,  Cáucaso do Norte regiões econômicas, e também com o Casaquistão. Uma densa rede de transportes ferroviários, rodoviários e vias fluviais mantêm estreitos laços econômicos de Povólgie com as outras regiões econômicas. Uma quantidade significativa de tráfego tem sobre a bacia do Volga-Kama, que é “o quadro de transporte” da Região Econômica do Volga. No sul e Povólgie ribeirinhos do Mar Cáspio, que é permitido através de seus portos do Sul a comunicação com o Turquemenistão, Irã e Azerbaijão.

As condições naturais são favoráveis para o desenvolvimento da agricultura na região do Volga, que é rico em recursos minerais (petróleo, gás) e fornecem a base para o desenvolvimento do complexo econômico.


Condições naturais e recursos

Região Econômica do Volga tem condições favoráveis para a vida das pessoas, que aqui há muito tempo atraiu migrantes de outras partes da Rússia.

O clima de Povólgie é moderado continental, no sul é seco. A área de solos é muito fértil, arar a terra na região do Volga, tem cerca de 20% de toda terra arável na Rússia. Mas a parte sul de Povólgie é deficiente em umidade. Agro-recursos do solo climático é permitido que cresça aqui, muitas culturas de regiões temperadas e nas regiões mais áridas, existem grandes áreas de pastoreio de ovinos e bovinos.

A principal parte do território da Região Econômica do Volga é ocupada por zonas de estepe e floresta-estepe. No Norte, uma vez que cresceram as florestas mistas de coníferas e folhosas de folha decrépita, mas devido a séculos de desmatamento, eles quase não sobreviveram a sua forma natural. No sul da região e estepe seguido pelo semi-deserto (veja mais).

Na Região Econômica do Volga tem uma variedade de recursos minerais (veja mais). Os recursos principais são o petróleo e o gás. Maiores campos de petróleo da região da Volga estão concentrados no Tatarstão e na região da Samara, e de gás estão em regiões de Saratov, Volgogrado e Astrakhan. Possui reservas substanciais de sal como em lagos Baskunchak e Elton. Também em Povólgie tem várias matérias-primas para a produção de materiais de construção.


População

A dinâmica da população da Região Econômica do Volga tem uma tendência a valores negativos, devido à perda de população natural (veja mais).

A densidade média de população na região do Volga atingiu 31 pessoas/km². Mas a divulgação de valores para as subdivisões da federação é muito grande. Por exemplo, na mais densamente povoação da região da Samara, a densidade populacional atinge 61 pessoas/km², e em Calmúquia um pouco mais de 4 pessoas/km². Mais de 70% da população da Região Econômica do Volga é urbana. Maiores cidades - cidades-milionárias – Kazan e Samara. Na cidade de Volgogrado, existe quase um milhão de habitantes. Em Saratov possui uma população de mais de 875 mil pessoas.

Diferentes nacionalidades estão representadas, não só nas repúblicas, mas também em regiões de Povólgie. Nas repúblicas, em primeiro lugar estão as populações locais, em regiões dominadas pelo russo. Além disso, vivem os chuvacos, mordvinos e mari, na região de Astrakhan - casákhes.


Indústria

Muitas indústrias da Região Econômica do Volga estão baseadas em recursos próprios como: petróleo, gás e energia hídrica. A produção de petróleo começou em meados de 1950.

A data levou a região do Volga na vanguarda da petroquímica. Aqui estão todas as fases da produção de petróleo para obtenção de produtos acabados de síntese orgânica. Na Região Econômica do Volga estão 6 refinarias. Com base nos seus produtos são fabricados: borracha sintética, fertilizantes, polietileno, fibras sintéticas, produtos de limpeza, pesticidas, plásticos e resinas. O maior pólo petroquímico da Samara (Samara, Novokuibyshevsk, Chapaevsk).

Na engenharia de Povólgie são atribuídos os carros (Togliatti, Naberezhnye Chelny, Ulyanovsk e Engels), na aeronáutica (Kazan, Ulyanovsk, Samara e Saratov), a construção naval (Astrakhan e Volgogrado). Na indústria ligeira, a produção têxtil ocupa um lugar importante: a fábrica em Kamyshin (o maior projeto de algodoeira na Rússia), Barış, Yazikov e Sursk (tecido de lã), Balashov (tecidos sintéticos).

Um desenvolvimento significativo foi o da indústria de alimentos.

Agricultura

Povólgie é a maior região agrícola da Rússia, na área de terras agrícolas e terra arável, e fica em primeiro lugar na Rússia. A Região Econômica do Volga fornece um quarto da colheita de grãos brutos (primeiro lugar), e é atribuída à produção de girassol, arroz, mostarda, legumes, beterraba de açúcar. Em diversos assuntos da região é cultivado o linho, cânhamo, plantas aromáticas, melões e abóboras. Em relação ao número de bovinos e suínos, a Região Econômica do Volga é apenas o segundo depois Urais, e as ovelhas depois o Cáucaso do Norte.


Transporte

A posição do trânsito da Região Econômica do Volga determina o desenvolvimento de quase todos os tipos de transporte. Como a densidade da rede ferroviária e rodoviária em Povólgie ultrapassa a média nacional. Quase todas as linhas ferroviárias de ligação das regiões oeste e leste da Rússia, passa pela região do Volga. É aqui que foi construído o primeiro grande gasoduto. Agora, além do transporte de petróleo e gás, os tubos são produtos petroquímicos, por exemplo, o tubo Togliatti-Odessa (amônia).

No Volga-Kama fluvial e através dos canais da Região Econômica do Volga é que se tem acesso aos Mares Cáspio, Negro, Azov, Báltico e Branco.




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site