SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - REPÚBLICA DO TATARSTÃO

bandeira da República do Tatarstãobrasão da República do Tatarstão

Geografia

A República do Tatarstão está localizada no centro da Federação da Rússia sobre a Planície Européia Ocidental, na confluência de dois rios importantes - o Volga e Kama. A cidade Kazan (capital da República do Tatarstão). A área total da República do Tatarstão é 67 836,2 km². O comprimento do território - 290 km de norte a sul e 460 km de oeste a leste. Fronteira com estados estrangeiros Tatarstão não tem. A capital da República do Tatarstão é Kazan que está localizada a cerca de 797 km a leste de Moscou.


História

A República do Tatarstão foi fundada em 27 de maio de 1920 como a Tátaro República Socialista Soviética Autônoma. Desde 1992, passou a ser a República do Tatarstão.

População


Kazan - República do Tatarstão - Rússia Sviyazhsk - República do Tatarstão - Rússia grupo de dança da República do Tatarstão - Rússia

Subdivisões administrativas da Federação da Rússia - a República do Tatarstão. Galeria de Fotos
(para ampliar clique na imagem)


A população da República do Tatarstão possui 3.772,9 mil pessoas. A República do Tatarstão tomou oitavo lugar na Rússia por tamanho da população e desta da maioria da população - cerca de 74% vivem em cidades e aglomerados urbanos. A densidade de população da República do Tatarstão é de 45,2 pessoas por 1 km².

Portavam a maioria dos habitantes da capital da república - a cidade de Kazan, que está entre as 13 maiores cidades da Rússia, com uma população de 1.106,9 mil pessoas. Outras cidades importantes da República do Tatarstão são: Naberezhnye Chelny (508,9 mil pessoas), Nizhnekamsk (226,6 mil pessoas), Almetjevsk (142,4 mil pessoas, Zelenodolsk (100,0 mil pessoas), Bugulma (92,4 mil pessoas). Yelabuga (69,1 mil pessoas), Leninogorsk (65,4 mil pessoas), Chistopol (62,5 mil pessoas), Zainsk (41,8 mil pessoas), Aznakayevo (35,2 mil pessoas), Nurlat (32,4 mil pessoas), Bavly (23,0 mil pessoas), Mendeleevsk (22,1 mil pessoas), etc.

O Tatarstão é o lar de mais de 110 nacionalidades, os quais são mais numerosos de tártaros e russos, também vivem chuvacos, udmurtos, ucranianos, mordvinos, mari, bachquires e outras. Entre os povos da Tartária, a população predominante - os tártaros - possui mais de 2 milhões de pessoas ou 52,9% do total da população. Em segundo lugar os russos - cerca de 1,5 milhões de pessoas ou 39,5%, o terceiro - chuvacos com 126,5 mil pessoas ou 3,4%. As línguas oficiais do Tatarstão são o tártaro e russo.

Na República do Tatarstão, em cada 1000 dos homens representavam 1.161 mulheres (na Rússia a proporção de homens e mulheres de 1000 a 1147). O nível educacional no Tatarstão é muito elevado: em 1000 dos habitantes da república na idade mais de 15 anos mais de 435 tinham o ensino secundário e superior.

Clima

O clima da República do Tatarstão é moderado e continental. Ocasionalmente, haverá seca. A temperatura média em Janeiro (o mês mais frio) é de -14 C, em Julho (o mês mais quente) + 19 C. A precipitação média anual de 460 para 520 mm.

Natureza e recursos naturais


natureza da República do Tatarstão - Rússia vista no rio Volga - República do Tatarstão - Rússia Floresta no inverno - República do Tatarstão - Rússia

República do Tatarstão, Rússia. Galeria de Fotos - Natureza
(para ampliar clique na imagem)


O território da República do Tatarstão é um vale na mata e zona de floresta-estepe com pequenas colinas na margem direita do rio Volga no sudeste. De 90% do território da República do Tatarstão se situam a uma altitude não superior a 200 metros acima do nível do mar. Mais de 16% do território da República do Tatarstão coberto por florestas.

A fauna da República do Tatarstão é representada por 430 espécies de vertebrados e centenas de espécies de invertebrados.

A principal riqueza do subsolo do Tatarstão é o petróleo bruto. A república possui de 800 milhões de toneladas de óleo recuperável. O montante das reservas é de mais de um bilhão de toneladas. Juntamente com o óleo extraído o gás - cerca de 40 mil m³ por 1 tonelada de petróleo.

A República do Tatarstão também tem reservas de calcário, dolomite, construção, areia, argila para a fabricação de tijolo, pedra de construção, gesso, areia, cascalho misturas, turfa. Existem promissoras reservas de marrom e hulha, xisto betuminoso, zeolite, cobre e bauxita.

Os principais rios da República do Tatarstão são Volga e Kama, e os dois afluentes da Kama - Vyatka e Belaya. O valor total da enxurrada de quatro rios em um ano é de 234 bilhões de m³ (97,5% do total da enxurrada de todos os rios).

Para além destes, no território da República do Tatarstão existem de cerca de 500 pequenos rios com duração não inferior a 10 km, e numerosos riachos. As grandes reservas de recursos hídricos estão concentradas nos dois maiores reservatórios - a Kuybyshev e Nizhnekamsk. República do Tatarstão tem também mais de 8 mil de pequenos lagos.

No interior da República do Tatarstão contém importantes reservas de água fresca, subterrânea e altamente mineralizada.

Economia

A República do Tatarstão é uma das mais desenvolvidas economicamente repúblicas da Federação Russa. A República tem um forte potencial científico e intelectual. Principais indústrias: petróleo e petroquímica, construção aeronáutica, máquinas e construção de instrumento.

Os principais centros industriais da República do Tatarstão ficam nas cidades: Kazan, Naberezhnye Chelny, Zelenodolsk, Nizhnekamsk, Almetyevsk, Tchistopol, Bugulma, Elabuga.

No rio Kama, perto da cidade de Naberezhnye Chelny, esta localizada Hidrelétrica de Nizhnekamsk (Nizhnekamskaya).

Agricultura é especializada na produção de grãos e produtos animais. Cereais (inverno trigo, centeio, aveia, trigo mourisco) e culturas forrageiras. Crescimento do cultivo de batatas, produtos hortícolas (horticultura), reprodução: bovinos (carne e leite), ovinos, suínos, aves, pele de animal e apicultura.

Navegação dos rios Volga, Kama, Vyatka, Belaya.

Resorts da República do Tatarstão: Bakirov, Vasilievsky, Izhevsky água mineral.


Site oficial da República do Tatarstão: http://www.tatar.ru



Fotos: http://www.outdoors.ru, http://www.bereg-kazan.ru, http://kazan.eparhia.ru, http://www.tatforum.info

voltar ao topo





Russo-Brasileiro Projeto implementado IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2013
mapa do site