RIO VOLGA LAGO BAIKAL
RIO OB MAR CÁSPIO
RIO AMUR LAGO LADOGA
RIO LENA LAGO ONEGA
RIO IENISSEI LAGO KHANKA


FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - RECURSOS HÍDRICOS DA RÚSSIA - OS MAIORES RIOS
O Rio Volga - mapa, fotos, informações básicas


mapa da bacia do rio volga - recursos hídricos da rússia

Os maiores rios da Rússia - um mapa da bacia do rio Volga (com afluentes)
Para ampliar clique na imagem


Rio Volga - as informações geográficas

Volga é um rio na parte européia da Rússia. Volga é um dos maiores rios do mundo e o maior na Europa.

O rio Volga tem origem no Planalto de Valdai (com altitude de 229 m) e deságua no Mar Cáspio. A foz do rio é situada em 28 m abaixo do nível do mar. Volga é o maior rio do mundo com o escoamento interior, ou seja, que não está fluindo para dentro dos oceanos.

O sistema fluvial do rio Volga inclui os 151 mil cursos da água (rios, córregos e riachos efémeros), com comprimento total de 574 mil km. O rio Volga tem cerca de 200 afluentes.

A bacia do rio Volga ocupa cerca de 1/3 do território europeu da Rússia. O Volga se estende a partir de Planalto de Valdai e Planalto Central da Rússia no oeste até os Montes Urais no leste. A maior parte da bacia hidrográfica do rio Volga (a partir de sua nascente até as cidades de Nijni Novgorod e Kazan), localizada em uma área florestal.

A parte central da bacia do rio Volga (até as cidades de Samara e Saratov) está localizada na zona de estepe; a parte baixa - na zona de estepe (até Volgogrado) e ao sul - na zona de semi-desertos.

O rio pode ser dividido em três partes: Volga Superior - a partir de nascente até a foz do rio Oka; Volga Médio - a partir da desembocadura do Oka até a foz do Kama; Volga Inferior - a partir da desembocadura do Kama até a foz.

Geograficamente a bacia do rio Volga inclui: regiões de Astrakhan (Astracã), Volgogrado, Saratov, Samara, Ulianovsk, Nijni Novgorod, Iaroslavl, Ivanovo, Kostroma, Moscou, Smolensk, Tver, Vladimir, Kaluga, Oriol, Riazan, Vologda, Kirov, Penza, Tambov, Território de Perm, repúblicas da Udmúrtia, Mari El, Mordóvia, Chuváquia, Tatarstão, Bascortostão, Calmúquia, Komi, cidade de Moscou, etc (veja mais sobre as subdivisões da Rússia).


nascente do rio volga - os rios da rússia o rio volga - os rios da rússia o rio volga - os rios da rússia

Os rios da Rússia. O Rio Volga - paisagens



Rio Volga - as informações físicas

O enchimento (alimentação) principal do rio Volga é feito pelas águas de neve (60% do escoamento anual), as águas subterrâneas (30%) e águas de chuva (10%). Flutuações anuais no nível do rio sem regulamentação atingiram a 11 metros na cidade de Tver, os 15-17 metros abaixo da foz do Kama e os 15 metros na cidade de Astracã. Com a construção dos reservatórios o escoamento do Volga foi regulamentado e as flutuações do nível do rio caíram fortemente.

A temperatura da água do rio Volga em meados do verão (Julho) chega a 20-25 °C. O Volga descongela: em meados de Março - nos distritos perto de Astracã; no 1º semestre de Abril - na parte baixa e superior de cidade de Kamishin e em meados de Abril - em todo o resto. O rio congela no final de Novembro – na parte alta e média, no início de Dezembro – na parte baixa. Volga permanece livre de gelo de cerca de 200 dias, e perto de Astrakhan - até 260 dias.


o rio volga - os rios da rússia o rio volga - os rios da rússia o rio volga - os rios da rússia

Os rios da Rússia. O Rio Volga



Rio Volga – Economia

O rio Volga é navegável, e tem um papel importante na economia das regiões, através dos quais flui. O rio Volga é conectado: com o Mar Báltico - através canal de Volga-Báltico e sistemas de Vyshnevolotsk e Tikhvinsk; com o Mar Branco - através sistema de Severodvinsk e canal do Mar Branco-Báltico; com o Mar de Azov e Mar Negro - através do Canal Volga-Don.

Volga e seus afluentes são regulados por reservatórios que compõem Cascata de Volga-Kama. O volume total de 12 grandes reservatórios da cascata é de 168 km³. Todos os reservatórios são utilizados por abastecimento de água, geração de energia, irrigação, pesca, transporte de madeiras. Hidrelétricas da Cascata de Volga-Kama produzem mais de 20% da eletricidade, que são geradas por todas as hidrelétricas da Rússia (veja mais).

Na bacia do Volga Superior existem florestas grandes. No Volga Médio e na parte do Volga Inferior as grandes áreas são ocupadas por culturas cereais e industriais. Também são desenvolvidos o crescimento de melões, melancias e frutos. No distrito do Volga-Ural existem ricas jazidas de petróleo e gás, perto da cidade de Solikamsk - grandes depósitos de potássio, e no Volga Inferior (Lagos Baskunchak e Elton) - sal.

No rio Volga vivem cerca de 70 espécies de peixe, entre elas 40 espécies de pesca (o mais importantes: rutilo caspian (vobla), arenque, brema, perca, carpa, bagre, lúcio, esturjão, etc.).


confluência dos rios Volga e Oka - os rios da rússia hidrelétrica do Volga - os rios da rússia o rio volga - os rios da rússia

Os rios da Rússia. O Rio Volga



Rio Volga – os dados principais


Comprimento do rio

3.530 km

Área da bacia

1.361.000 km²

Bacia

do Mar Cáspio

Débito de água

8.060 m³/sec (em Volgogrado)

Inclinação do rio

0,07 m/km

Nascente do rio

Planalto de Valdai

- local da nascente

aldeia Volgoverhovye (Distrito de Ostashkov, Região de Tver)

- altitude da nascente

228 m

- coordenadas

57°15′04″ N, 32°28′25″ O

Foz

Mar Cáspio

- local da foz

cidade de Astrakhan

- altitude da foz

28 m

- coordenadas

46°43′56″ N, 47°50′47″ O



Fotos: http://ariom.ru, http://www.tpcol.ru, http://www.svyato.info, http://forum.13shka.ru, http://www.rusbereza.ru


Veja também:


Fauna da Rússia - ir

Flora da Rússia - ir

Mapas da Rússia – ir

Usinas hidrelétricas russas - ir

Сonstrução naval da Rússia - ir

Portos marítimos da Rússia – ir

Regiões econômicas da Federação da Rússia: mapa e informação - ir


voltar ao topo




Warning: include(../menu_counter_int.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/russobras/www/rio_volga.php on line 217 Warning: include(): Failed opening '../menu_counter_int.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/php/:/usr/lib/php5/') in /home/russobras/www/rio_volga.php on line 217