FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - MAPAS
ZONAS NATURAIS DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA


Outras mapas:

Mapa da Federação da Rússia (físico-politico)

Zonas horárias da Rússia: mapa e informação

Regiões econômicas da Federação da Rússia: mapa e informação

Recursos minerais da Federação da Rússia (energéticos): mapa e informação

Recursos minerais da Federação da Rússia (minérios): mapa e informação

Ferrovias da Rússia: mapa, fotos e especificações

Portos marítimos da Rússia: mapa, fotos e especificações

Os gasodutos da Rússia - o sistema de abastecimento e de exportação do gás natural

Rios da Rússia: mapa, fotos e especificações

Zonas naturais da Federação da Rússia:
características, clima, vegetação, animais, fotos


No território da Rússia, há uma mudança de norte a sul, seguindo as zonas naturais: o deserto ártico, tundra, floresta-tundra, taiga, florestas mistas e de folhas largas, floresta-estepe, estepe, semi-deserto, deserto. Quase todas as zonas naturais da Rússia estão muito longe de oeste para leste.


Para ampliar clique na imagem

mapa - zonas naturais da Federação da Rússia
Caros visitantes!
Todas as mapas são feitos pela nossa equipe manualmente utilizando dos atlas russos e são propriedade de projeto "RussoBras”.
Se você quiser usar nossos mapas, por favor consulte as coordenadas especificadas no "Contatos".
Respeite o trabalho das outras pessoas! Sem a permissão por escrito a utilização dos mapas é proibido!

Zonas naturais da Rússia. Desertos árticos


zonas naturais da Rússia - desertos árticoszonas naturais da Rússia - desertos árticos

Dentro da zona do deserto ártico existe a Terra de Franz Josef, novas Ilhas da Sibéria e a Ilha de Wrangel, grandes partes de Nova Zemlya e Severnaya Zemlya, bem como uma série de pequenas ilhas no Ártico. Os desertos árticos são improdutivos, presos no solo com perenemento congelado e cobertos com grandes geleiras, e sua área total de cobertura de geleiras é de mais de 55 mil km².

zonas naturais da Rússia - desertos árticoszonas naturais da Rússia - desertos árticos

Os solos do deserto ártico são pobres e improdutivos. Sua vegetação em área natural é quase sempre ausente e é constituído principalmente por líquenes (fungos e algas).

A fauna da zona do deserto ártico também é extremamente pobre, e vivem lá os ursos polares, belugas, morsas narval, e selos. Aves do deserto ártico são: chistic, caira, mergulhão.




Zonas naturais da Rússia. Tundra


zonas naturais da Rússia - tundrazonas naturais da Rússia - tundrazonas naturais da Rússia - tundra

A zona da tundra cobre cerca de 10% na Rússia e no Ártico e nas zonas climáticas de subarctic. Tundra se estende desde a fronteira com a Finlândia, a oeste com o Estreito de Bering, no leste. A área natural ocupa uma estreita faixa costeira no extremo norte da parte Européia da Rússia e atinge uma largura máxima de 500 km na Sibéria. A considerável extensão da tundra também está no extremo nordeste da Rússia, que se estende do sul ao norte da península de Kamchatka.

zonas naturais da Rússia - tundrazonas naturais da Rússia - tundra zonas naturais da Rússia - tundra

Na tundra praticamente não há florestas, em grande parte da tundra possui o solo perenemento congelado. Os solos desta zona natural é extremamente pobre e fortemente oxidada. A vegetação varia de norte a sul, então na tundra identificaram duas sub-zonas a tundra ártica, com grandes áreas sem vegetação e a prevalência de musgos e líquenes, e a tundra arbustiva com musgos, líquenes, gramíneas, bétula pequena.

zonas naturais da Rússia, tundra - boi almiscaradozonas naturais da Rússia - tundrazonas naturais da Rússia - tundra zonas naturais da Rússia, tundra - raposa polar

Além do cervo, habitantes típicos da tundra ártica são: raposa, boi almiscarado, lemingue, coruja de neve, perdiz, mergulhão.




Zona de transição entre a floresta e a tundra (floresta-tundra)


zonas naturais da Rússia - zona de transição entre a floresta e a tundrazonas naturais da Rússia - zona de transição entre a floresta e a tundrazonas naturais da Rússia - zona de transição entre a floresta e a tundra

Zona de transição entre a floresta e a tundra se estende por uma faixa estreita de 20 a 200 km ao longo da fronteira do sul da tundra da península de Kolskiy ao Kolyma. Localizado na zona de clima sub-ártico. Esta zona natural é diferente da tundra e é a primeira, de toda a vegetação.

Na floresta-tundra crescem bétula raquítica, lariço e abeto. Grandes áreas da zona de transição entre a floresta e a tundra ocupam os pântanos turfosos. No sul, a tundra se transforma gradualmente em floresta da taiga.




Zonas naturais da Rússia. Taiga


zonas naturais da Rússia - taigazonas naturais da Rússia - taigazonas naturais da Rússia - taiga

Taiga é a mais extensa zona natural da Rússia e se estende desde a fronteira ocidental da Rússia para o Oceano Pacífico. A taiga ocupa os territórios no norte do Leste Europeu e Oeste da Sibéria planícies, e a maior parte do território fica a leste do rio Yenisey. Taiga chega a um total de mais de 60% da Rússia.

zonas naturais da Rússia - taigazonas naturais da Rússia - taigazonas naturais da Rússia - taiga

Taiga é dividido em sub-zonas ocidental e oriental de taiga. Na taiga ocidental existem densas florestas de abetos e epíceas, nas zonas úmidas alternam com florestas de pinheiros, arbustos e prados. A vegetação de taiga oriental é semelhante, mas com mais lariços e menos abetos. Entre a taiga vivem os animais peludos generalizados como a zibelina, esquilo, marta, arminho, alce, o urso pardo, glutão, lobo e ondatra.

animais da taiga, Rússia - urso pardoanimais da taiga, Rússia - veado cabargaanimais da taiga, Rússia - linceanimais da taiga, Rússia - marta zibelina

Rússia, animais da taiga (da esquerda para a direita): o urso pardo, veado (cabarga), lince e marta zibelina


Poucas áreas da taiga são aptas para a agricultura, e estão localizadas principalmente na parte européia da Rússia. Grandes áreas são ocupadas por pântanos, para enriquecer o solo para fins comerciais deve ser a introduzidos fertilizantes de cal e outros.

animais da taiga, Rússia - arminhoanimais da taiga, Rússia - glutãoanimais da taiga, Rússia - lebre branca

Rússia, animais da taiga (da esquerda para a direita): arminho, glutão e a lebre branca


Na taiga da Rússia existem as maiores madeira macia do mundo, mas de ano para ano, como resultado da intensa exploração madeireira elas diminuem. Na zona da taiga possui um desenvolvimento para a caça e a agricultura principalmente nos vales do rio.

zonas naturais da Rússia - taigazonas naturais da Rússia - taigazonas naturais da Rússia - taiga


Zonas naturais da Rússia. Florestas mistas e de folhas largas


zonas naturais da Rússia - florestas mistas e de folhas largaszonas naturais da Rússia - florestas mistas e de folhas largaszonas naturais da Rússia - florestas mistas e de folhas largas

Taiga fica no sul da parte Européia da Rússia é substituída por florestas mistas. A zona de florestas mistas e de folhas largas tem a forma de um triângulo cuja base fica situada na fronteira oeste da Rússia, no alto do mesmo acintoso dos Montes Urais.

zonas naturais da Rússia - florestas mistas e de folhas largaszonas naturais da Rússia - florestas mistas e de folhas largas zonas naturais da Rússia - florestas mistas e de folhas largas

O clima desta zona natural é moderadamente quente, bastante úmido, com verões longos, quentes e invernos suaves na parte européia da zona de florestas. Na zona de florestas mistas é decídua e a temperatura é média, em julho e chega a +21 °C, em janeiro chega até -12 °C na parte européia e até -28 °C no Extremo Oriente. Com volume de chuva anual de 500-800 mm.

Rússia, animais de florestas mistas e de folhas largas - loboRússia, animais de florestas mistas e de folhas largas - raposaRússia, animais de florestas mistas e de folhas largas - alceRússia, animais de florestas mistas e de folhas largas - javali

Rússia, animais de florestas mistas e de folhas largas (da esquerda para a direita): o lobo, a raposa, alce e javali


Rússia, animais de florestas mistas e de folhas largas - castorRússia, animais de florestas mistas e de folhas largas - mão-peladaRússia, animais de florestas mistas e de folhas largas - desmãoRússia, animais de florestas mistas e de folhas largas - coruja

Rússia, animais de florestas mistas e de folhas largas (da esquerda para a direita): castor, guaxinim (mão-pelada), desmão e coruja

As principais espécies de árvores de florestas mistas são: abetos Europeus, bétulas e pinheiros. Para florestas de folhas largas caracteriza-se a tília e carvalho; e crescem também álamo alpino, freixo, olmo e bordo. Na zona ocidental da Sibéria continua em uma estreita faixa de florestas de bétulas e álamo alpino, separando da floresta a zona de floresta-estepe. As condições agras climáticas em grande parte desta área natural são favoráveis. Vivem lá os animais zorlito, lobo, marta, a raposa e o esquilo.

zonas naturais da Rússia - florestas mistas e de folhas largas no Extremo Orientezonas naturais da Rússia - florestas mistas e de folhas largas no Extremo Oriente zonas naturais da Rússia - florestas mistas e de folhas largas no Extremo Oriente

A zona de florestas mistas também está disponível no Extremo Oriente no sul do Primorye (Litoral) e a média da região de Amur. As principais árvores das florestas mistas do Extremo Oriente são: abeto de Sayan, epícea, espécie asiática de carvalho e olmo, a nogueira da Manchúria. Aqui vivem animais como tigres de Amur, cervos manchados, atrás da Manchúria, o gato da floresta, faisão, pato mandarim e insetos diversos.

Rússia, animais de florestas mistas e de folhas largas no Extremo Oriente - gato-do-mato de AmurRússia, animais de florestas mistas e de folhas largas no Extremo Oriente - tigre de AmurRússia, animais de florestas mistas e de folhas largas no Extremo Oriente - urso negro himalaioRússia, animais de florestas mistas e de folhas largas no Extremo Oriente - veado manchado

Rússia, animais de florestas mistas e de folhas largas no Extremo Oriente (da esquerda para a direita): o gato-do-mato de Amur, tigre de Amur (o maior do mundo), urso negro e veado manchado




Zona de transição entre a floresta e a estepe (floresta-estepe)


zonas naturais da Rússia - zona de transição entre a floresta e a estepezonas naturais da Rússia - zona de transição entre a floresta e a estepezonas naturais da Rússia - zona de transição entre a floresta e a estepe

Floresta-estepe é uma zona de transição entre a floresta e estepe. Floresta-estepe possui trechos com banda que quase contínua em todo o Leste Europeu, a sul dos Urais e da Sibéria ocidental para o Altai. A temperatura média em julho nesta zona chega até +21 °C, em janeiro chega a -8 °C na parte européia e de -18 °C no oeste da Sibéria.

Rússia, animais da zona de transição entre a floresta e estepe - lebreRússia, animais da zona de transição entre a floresta e estepe - perdizRússia, animais da zona de transição entre a floresta e estepe - falcão

Rússia, animais da zona de transição entre a floresta e a estepe (da esquerda para a direita): a lebre, perdiz e falcão


Das árvores na floresta-estepe são dominadas por carvalhos, tílias e bordos e o olmo que fica na parte européia da Rússia, já as bétulas e álamos alpinos fica na parte asiática. As florestas alternam com zonas de estepe, a expansão para o sul, onde a floresta-estepe é gradualmente transformada em estepe.




Zonas naturais da Rússia. Estepe


zonas naturais da Rússia - estepezonas naturais da Rússia - estepezonas naturais da Rússia - estepe

O comprimento do estepe de norte para o sul da parte Européia da Rússia chega a cerca de 200 km. Da banda larga às montanhas de Altai se estendem desde as estepes do sul da Ucrânia sobre a parte sul do Leste Europeu e no norte do Casaquistão. O grupo da estepe e floresta-estepe ocorre nos vales das montanhas do sul da Sibéria, e as condições climáticas são de mudança de como ele se move de oeste para leste.

As estepes siberianas prolongam a secura, com um inverno rigoroso e um grande contraste de temperatura em comparação com as européias. A base da vegetação estepe é a estipa, argóstea, absintio, arbustos de estepe. Nas estepes crescem os musgos no norte e líquenes no sul. A vegetação da floresta está presente principalmente nos vales e planícies.

Rússia, animais da estepe - o lobo da estepeRússia, animais da estepe - águia das estepesRússia, animais da estepe - tourãoRússia, animais da estepe - espermófilo

Rússia, animais da zona da estepe (da esquerda para a direita): o lobo da estepe, águia das estepes, tourão e o espermófilo


Na parte ocidental da Rússia estepe as paisagens naturais são raras, e quase inteiramente cultivadas principalmente para as culturas de grãos. Representantes da fauna de estepe: roedores (marmota e outros), o lobo da estepe, a raposa e o antílope no sul, manul nas estepes e floresta-estepes da Sibéria. As aves mais comums são a águia das estepes, cotovia e a perdiz.




Zonas naturais da Rússia. Semi-deserto e deserto


zonas naturais da Rússia - semi-deserto e desertozonas naturais da Rússia - semi-deserto e desertozonas naturais da Rússia - semi-deserto e desertozonas naturais da Rússia - semi-deserto e deserto

Estas zonas naturais ocupam uma pequena parte do território da Rússia e estão dentro da planície do mar Cáspio. O clima nos desertos e semi-desertos é seco e continental. A temperatura média em janeiro é de -10 ° C, em julho chega até +24°C. No verão, a temperatura na sombra, muitas vezes chega a +40°C. O volume de chuva nestas áreas é extremamente pequeno. Na zona do deserto, são freqüentes as tempestades de poeira. Eles formam as montanhas, que os moradores chamam de as barhanas (dunas).

Rússia, animais dos semi-deserto e deserto - saigaRússia, animais dos semi-deserto e deserto - ouriço orelhudoRússia, animais dos semi-deserto e deserto - gerbo

Rússia, animais dos semi-deserto e deserto (da esquerda para a direita): a saiga, ouriço orelhudo e o gerbo


As plantas são resistentes a esta zona como o absinto, o espinho do camelo e outros. Há também crescente saksaul. Os animais que vivem nos desertos e semi-desertos a jerboa, o pelicano, várias cobras e lagartos. Os solos possuem muitas salinas.

Rússia, animais dos semi-deserto e deserto - cameloRússia, animais dos semi-deserto e deserto - echis da areiaRússia, animais dos semi-deserto e deserto - cobra gurza

Rússia, animais dos semi-deserto e deserto (da esquerda para a direita): o camelo, echis da areia e gurza



Fotos: http://adm.yanao.ru, http://www.chukotka.org, http://www.admhmao.ru, http://www.ako.kirov.ru, http://www.altairegion22.ru, http://www.penza.ru, http://www.photosight.ru

Veja tambem:

Animais e a fauna da Rússia: descrição e fotos - ir

Vegetação e a flora da Rússia: plantas coníferas russas, descrição e fotos - ir

Vegetação e a flora da Rússia: plantas foliferas russas, descrição e fotos - ir

A floresta da Região de Moscou em fotos: paisagens naturais, árvores, cogumelos - ir



voltar ao topo





Russo-Brasileiro Projeto implementado IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2013
mapa do site