REGIÕES ECONÔMICAS DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA
Região Econômica do Cáucaso do Norte

Voltar à lista das regiões econômicas


A composição da Região Econômica do Cáucaso do Norte é formada por 10 subdivisões federais: Adiguéia, Karachay-Cherkessia, Cabárdia-Balcária, Ossétia do Norte-Alânia, Inguchétia, Chechênia, Daguestão, Região de Rostov, Territórios de Krasnodar e Stavropol. A área total possui 355,1 mil km², e sua população é de 17,5 milhões de pessoas (12% da população da Rússia).

Na Região Econômica do Cáucaso do Norte destaca-se a presença do número máximo de repúblicas em sua composição (7 repúblicas). Cáucaso do Norte é uma região densamente povoada e é um grande setor econômico da Rússia. Por três lados, e é delimitada pelas fronteiras naturais: o Mar Negro, Mar de Azov, Mar Cáspio e Montes do Cáucaso. A Região Econômica do Cáucaso do Norte faz fronteira com o Azerbaijão e a Geórgia, ao noroeste com a Ucrânia, no norte e nordeste com as regiões econômicas do Centro-Tchernozióm e Volga. Portanto, através do território do Cáucaso do Norte é que passa as principais vias. Além disso, a importância do acesso aos mares Negro e Cáspio que foram agravadas pelo fato de após o colapso da URSS, onde a Rússia perdeu a maior parte das costas destes mares.

No Cáucaso do Norte possui excelentes condições naturais para a vida e as atividades humanas. Além disso, a Região Econômica do Cáucaso do Norte tem diversificadas bases de recursos minerais.


Condições naturais e recursos

A natureza do Cáucaso do Norte é muito multifacetada. Isto é principalmente devido à sua posição geográfica. A região está situada ao sul da planície do Leste Europeu, entre o Mar Cáspio e o Mar Negro. Aqui está o ponto mais alto da Rússia o Monte Elbrus com 5.642 metros. Pela natureza de relevo a região do Cáucaso do Norte está dividida em três áreas: a planície de estepe localizada entre o Don, o Kuma e Terek. Aclive elevado que esticam diferentes larguras de faixas a partir do noroeste para sudeste. Gradualmente aumenta a altura e os contrafortes do sul da passagem para os aclives dos altos do Cáucaso.

O clima da Região Econômica do Cáucaso do Norte é continental moderado, na costa do Mar Negro é subtropical. A maioria da área da planície encontra-se na zona de estepe com solos férteis no leste e vão para as semi-estepes e o deserto. Na faixa litorânea em volta de Novorossiysk a Batumi crescem florestas úmidas de folha larga, com elementos subtropicais. As encostas da cadeia do Cáucaso são cobertas com floresta de até 2000 metros de altura e encontram-se acima dos campos alpinos e subalpinos, os mais altos picos cobertos de geleiras (veja mais).

Os rios montanhosos do Cáucaso do Norte têm um grande potencial hidrelétrico, mas os recursos hídricos são distribuídos de forma desigual: no norte e no leste são secos.

A principal riqueza da Região Econômica do Cáucaso do Norte é o seu potencial agroclimático, aqui existe a melhor combinação de condições climáticas e de solo para o cultivo de mais plantas das regiões temperadas, bem como para o desenvolvimento de quase todos os ramos da produção animal.

A Região Econômica do Cáucaso do Norte é rica em cobre (na região de Rostov), petróleo e gás (no sopé do Cáucaso), metais raros (nas repúblicas da montanha), mineração e matérias-primas químicas (sal-gema, enxofre), matérias-primas para a produção materiais de construção (mármore, arenito, etc.).

O Cáucaso do Norte é uma das áreas mais pobres dos recursos florestais da Rússia.

A combinação de recursos climáticos com o terreno montanhoso e o mar quente criam-se condições para o desenvolvimento de resorts e diferentes tipos de turismo no Cáucaso do Norte.


População

O Cáucaso do Norte é a única área da Rússia onde a população tende a se estabilizar (veja mais). Em muitas repúblicas da região manteve-se relativamente um elevado crescimento natural. A média da densidade populacional é relativamente alta, com cerca de 50 pessoas/km².

A composição étnica da região do Cáucaso do Norte é muito diversa. Por exemplo, acredita-se que no Daguestão é o lar de mais de 130 nacionalidades. São os ilustres ossétios, circassianos, adigues, cabardinos, inguches, chechenos, lezgines, avares, dargines, karachayes, balkares, kumikes e outros. A enorme importância em toda a área são os russos com 62%, mas sua participação diminuiu nas repúblicas nacionais: do oeste a Adiguéia com 68%, para o leste o Daguestão com 9%. Entre os povos eslavos é elevada a percentagem de ucranianos.

A população urbana da região do Cáucaso do Norte está perto de 10 milhões de pessoas. Não é superior a 55% total da população (os mais baixos da Rússia). As maiores cidades como Rostov possuem 1 milhão de pessoas, Krasnodar  com 640 mil. São inúmeras as aldeias. Para as áreas de planície caracteriza-se por aldeias muito grandes com mais de 25-30 mil pessoas.

Região do Cáucaso do Norte como um todo trabalho prestada.


Indústria

Nos tempos soviéticos, a Região Econômica do Cáucaso do Norte foi um dos maiores da URSS de engenharia agrícola em Rostov, Taganrog e Krasnodar, mas agora estes números têm diminuído ligeiramente. De outras áreas da engenharia mecânica se deve atribuir à produção de locomotivas elétricas em Novocherkassk, de reatores nucleares em Volgodonsk, caldeiras de vapor em Taganrog. Na área de equipamentos produzidos em pequenos lotes são atribuídos para a indústria alimentar e a indústria química.

Agora, ocupa uma posição de liderança de química de fertilizantes – Nevinnomyssk e Belorechensk, de química orgânica - Kamensk-Shakhtinsky, Budennovsk e Volgodonsk.

O poder do Cáucaso do Norte é representado principalmente pelas grandes usinas de energia térmica. Em conexão com o comissionamento em 2001, a Rostov usina nuclear, aumentou dramaticamente a importância da energia nuclear.

Agricultura

Região Econômica do Cáucaso do Norte ocupa uma posição de liderança na Rússia, como o maior produtor de arroz, girassol, milho, uva, chá, frutas e grãos, e lã. Ela se desenvolveu com a produção de culturas de cereais, onde na região de Krasnodar fornece mais de 10% de grãos da Rússia e beterraba que ocupa o 2º lugar no país, legumes o 4º lugar, leite o 5º lugar, carne o 4º lugar. Quase todos os produtos agrícolas são processados dentro da região


Transporte

A norma transitória da Região Econômica do Cáucaso do Norte determina o desenvolvimento de quase todos os tipos de transporte. Na região o maior porto de petróleo da Rússia fica no Novorossiysk (saiba mais sobre portos marítimos). Através do Cáucaso do Norte estão os eixos rodoviários e ferroviários.

Críticos para a Rússia são os balneários do Cáucaso do Norte. Estes balneários no Anapa, Gelendzhik, Sochi, Tuapse e outros; áreas de esqui alpino nas montanhas do Cáucaso; resorts balneológicos de águas minerais Caucasianos, Matsesta, Nalchik, etc. Os SPA centros nas costas do Mar de Azov e do Mar Cáspio ainda estão pouco desenvolvidos. Devido à deterioração política e situação sócioeconômica do Cáucaso, dezenas de sanatórios, pensões, residenciais, casas de férias, parques de campismo e hotéis não estão funcionando com plena capacidade ou desligado. Redução do resort e do setor de lazer, causando danos à economia da região do Cáucaso do Norte, como tem sido há muito tempo um dos artigos principais de renda.




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site