FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - HISTÓRIA DA AVIAÇÃO DA RÚSSIA
Aviões e construtores de aeronaves da época soviética (1917-1945). Parte 2


Veja também:

Força Aérea da Rússia: aviões militares, bombardeiros, caças

Força Aérea da Rússia: helicópteros militares

O Salão Internacional de Aviação e Espaço (MAKS)

Rússia no espaço, o programa espacial russo

Hístoria da aviação do Império Russo

Hístoria da aviação da Rússia em tempos da União Soviética - Parte 1



História da aviação da Rússia em tempos da União Soviética - 1917–1945.
Os construtores e aeronaves do departamento de design de A.Tupolev


Andrey Nikolayevich TUPOLEV
(1888-1972)


história da aviação da Rússia - o construtor Andrey Tupolev

História da aviação da Rússia. Andrey Tupolev, o construtor de aeronaves soviético


Andrey Nikolayevich Tupolev é um famoso construtor de aviões soviéticos. Nos anos 1916-1918 o Tupolev participou dos trabalhos do primeiro departamento da aviação na Rússia, projetou os primeiros túneis de vento em escola técnica. No ano 1918-1936, ele foi membro do conselho e o vice-chefe do Instituto de construção experimental dos aviões.

Em 21 de Outubro de 1937 Tupolev foi preso sob a acusação de sabotagem e espionagem. Junto com ele foram presos todo o topo do departamento da aviação e os diretores da maioria das fábricas de aviões. Muitos deles foram baleados. Na prisão, ele trabalhou no departamento especial de desenvolvimento de design - CKB-29.

Em 1925, o construtor criou um avião bimotor metálico TB-1, que foi caracterizado por dados altos de vôo e foi considerado como um dos melhores bombardeiros.

Em 1932, foi projetada uma aeronave melhorada TB-3, que em 1937 desembarcou a expedição ao Pólo Norte. No mesmo ano, sob a liderança de Tupolev a equipe de Pavel Sukhoi construiu o avião ANT-25.

Em 1934 apareceu um modelo de aeronave com vários motores "Maxim Gorky". O avião tinha oito motores, a área útil de 100 m² e capacidade para acomodar até 60 pessoas.

Após a Segunda Guerra Mundial o departamento de design de Tupolev desenvolveu e lançou um novo modelo de bombardeiro a jato Tu-16. Ele foi capaz de atingir a velocidade de mais de 1000 km/h. Também foi introduzida a primeira aeronave civil soviética - o Tu-104.

Em 1957 a equipe de Tupolev desenvolveu o primeiro avião de passageiros intercontinental turboélice Tu-114.

Sob a liderança do Tupolev foram projetados mais de cem tipos de aviões, 70 das quais foram produzidos em massa. Nas 78 aeronaves foram estabelecidas os recordes mundiais e foram realizados cerca de 30 vôos destacados.


história da aviação da Rússia - o construtor Andrey Tupolev

História da aviação da Rússia. O famoso construtor de aviões soviéticos Andrey Tupolev


O Tupolev estudou uma galáxia de projetistas de aeronaves e cientistas, que depois lideraram os departamentos de desenvolvimento de design de aeronaves. Entre eles são V.Petlyakov, P.Sukhoi, A.Putilov, V.Chizhevsky, A.Arkhangelskiy, M.Mil, A. Golubkov e outros.


O bombardeiro TB-1 (ТБ-1)


história da aviação da Rússia - o bombardeiro russo TB-1

História da aviação da Rússia. O bombardeiro TB-1, 1928, União Soviética



história da aviação da Rússia - o bombardeiro russo TB-1

História da aviação da Rússia. O desembarque do bombardeiro TB-1


Caraterísticas do avião TB-1


Modificação

TB-1 (ТБ-1)

Envergadura, m

28.70

Comprimento, m

18.0

Área de asas, m²

120.0

Massa, kg

- netto

4.520

- norma

6.810

Tipo de motor

2 PD M-17 (2 ПД М-17)

Potência, cv

1 х 680

Velocidade máxima, km/h

207

Velocidade de cruzeiro, km/h

178

Distância, km

1000

Velocidade ascensional, m/min

170

Altura prática, m

4830

Tripulação, pessoas

6

Armamento

Seis metralhadoras (PV-1) de 7,62 mm, as bombas de 1000 kg


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético TB-1

História da aviação da Rússia. O bombardeiro TB-1 com os caças I-5 em asas



O bombardeiro TB-3 (ТБ-3)


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético TB-3

História da aviação da Rússia. O bombardeiro TB-3, 1932, União Soviética


O bombardeiro TB-3 foi construído em 1932. Foram produzidas as 818 aeronaves. O avião participou dos combates na China e Mongólia. O avião TB-3 foi o principal bombardeiro pesado da Força Aérea Soviética no início da guerra de 1941-1945.


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético TB-3

História da aviação da Rússia. O bombardeiro TB-3 com dois caças I-16 suspensos



história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético TB-3

História da aviação da Rússia. O desembarque de bombardeiro TB-3 em manobras militares


Caraterísticas do avião TB-3


Modificação

TB-3 (ТБ-3)

Envergadura, m

41.80

Comprimento, m

25.1

Altura, m

8.5

Área de asas, m²

234.5

Massa norma, kg

18.877

Tipo de motor

4 PD MF-34FRN (4 ПД МФ-34ФРН)

Potência, cv

4 х 900

Velocidade perto do chão, km/h

245

Velocidade máxima, km/h

300

Velocidade de cruzeiro, km/h

182

Distância, km

2000

Velocidade ascensional, m/min

75

Altura prática, m

8.000

Tripulação, pessoas

4

Armamento

Quatro metralhadoras DA de 7,62 mm, as bombas de 3.000 kg


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético TB-3

História da aviação da Rússia. O desembarque de tanque leve T-37 na água


história da aviação da Rússia - o piloto polar Mikhail Vodopyanov

História da aviação da Rússia. Os pilotos polares Mikhail Vasilyevich Vodopyanov (1899-1980) (na foto) e Mikhail Sergueyevich Babushkin (1893-1938) em 21 de Maio de 1937 fizeram o pouso do avião TB-3 no Pólo Norte. Lá foi aberta a primeira estação polar soviética "Pólo Norte-1".



Avião multiuso ANT-20 ("Maxim Gorky")


história da aviação da Rússia - o avião multimotor soviético Maxim Gorky

História da aviação da Rússia. O avião ANT-20 ("Maxim Gorky"), 1934, União Soviética.
Naquela época era o maior avião do mundo


Em um sábado ensolarado em 18 de Maio de 1935 no céu de Moscou, em frente de milhares de pessoas, houve o maior acidente aéreo: um caça I-15, que acompanhou o avião ANT-20 "Maxim Gorky", realizando manobras acrobáticas, engavetou-se com a asa gigante, e ambos os aviões caíram no chão. As 50 pessoas foram mortas – os passageiros e tripulantes da "Maxim Gorky", bem como o piloto de caça.


história da aviação da Rússia - o avião multimotor soviético Maxim Gorky

História da aviação da Rússia. O avião ANT-20 ("Maxim Gorky") sobre a Praça Vermelha em Moscou


Caraterísticas do avião ANT-20 ("Maxim Gorky")


Modificação

ANT-20 (АНТ-20)

Envergadura de asas, m

63.0

Comprimento, m

33.0

Altura, m

12.8

Área de asas, m²

486.0

Massa, kg

- netto

28.500

- máxima

42.000

Combustivel

7.150

Tipo de motor

8 PD M-34FRN (8 ПД М-34ФРН)

Potência, cv

8 х 900

Velocidade máxima, km/h

220

Velocidade de cruseiro, km/h

198

Distância, km

1200

Altura prática, m

4.500

Tripulação, pessoas

5

Capacidade

Até 48 passageiros



Avião multiuso ANT-25 (RD)


história da aviação da Rússia - o avião multiuso russo ANT-25

História da aviação da Rússia. O avião ANT-25, 1932, União Soviética


ANT-25 (também conhecido como RD - "recorde de distância") é um avião metálico monomotor com a maior proporção de asa. Foi construído em 1932. Neste avião foram realizados vários vôos recordes. Em setembro de 1934 foi realizado um vôo recorde para a distância e duração de vôo na rota circular – 12.411 km em 75 horas (comandante da tripulação foi M.Gromov). Em julho de 1936, no avião ANT-25 foi feito o primeiro vôo sem escalas de Moscou ao Extremo Oriente, com o comprimento de 9375 km (comandante da tripulação foi V. Chkalov). E em junho-julho de 1937, dois aviões, a ANT-25 e ANT-25-1 realizaram um após o outro os vôos Moscou - Pólo Norte - EUA (os comandantes da tripulação foram V. Chkalov e M. Gromov).


história da aviação da Rússia - o piloto soviético Valery Chkalov

História da aviação da Rússia. Valery Pavlovich Chkalov - um teste piloto eminente (1904-1938)


história da aviação da Rússia - os pilotos soviéticos Belyakov, Baydukov e Chkalov

História da aviação da Rússia. Os pilotos soviéticos A. Belyakov, G. Baydukov e V. Chkalov (esquerda para a direita)


história da aviação da Rússia - vôo de Moscou a Vancouver através do Pólo Norte

História da aviação da Rússia. Vôo de Moscou a Vancouver (através do Pólo Norte) no avião ANT-25, pilotado por V.Chkalov, G.Baidukov e A.Belyakov (18-20 de Junho de 1937)


história da aviação da Rússia - os pilotos soviéticos Belyakov, Baydukov e Chkalov

História da aviação da Rússia. Os pilotos soviéticos V. Chkalov, G. Baydukov e A. Belyakov em São Francisco depois do vôo


Caraterísticas do avião ANT-25


Modificação

ANT-25 (АНТ-25)

Envergadura de asas, m

34.0

Comprimento, m

13.0

Área de asas, m²

87.1

Massa, kg

- netto

3.784

- máxima

10.000

Tipo de motor

1 PD M-34R (1 ПД М-34Р)

Potência, cv

1 х 900

Velocidade máxima perto do chão, km/h

244

Velocidade de cruseiro, km/h

165

Altura prática, m

7.850

Tripulação, pessoas

3


história da aviação da Rússia - o piloto soviético Mikhail Gromov

História da aviação da Rússia. Mikhail Mikhaylovich Gromov - um teste-piloto
Em 1937, ele, juntamente com o co-piloto A.B. Yumashev e o navegante S.A. Danilin,
fez um vôo nonstop de Moscou - Pólo Norte - São Justin (EUA) no avião ANT-25


história da aviação da Rússia - o piloto soviético Mikhail Gromov

História da aviação da Rússia. Os pilotos soviéticos M. Gromov, A. Yumashev e S. Danilin em Hollywood




Pavel Osipovich SUKHOI
(1895-1975)


história da aviação da Rússia - o construtor de aviões soviético Pavel Sukhoi

História da aviação da Rússia. Pavel Sukhoi, o construtor de aeronaves soviético


Pavel Osipovich Sukhoi é o construtor de aeronaves soviético. A partir de 1925 ele trabalhou no departamento de design de Tupolev e na fábrica de aviões nº156 como construtor, chefe da equipe e depois como o vice do chefe-construtor.

Durante este período o Sukhoi sob a direção geral do Tupolev criou os caças I-4 e I-14, os aviões de recorde ANT-25 e ANT-37bis "Rodina" (Pátria). O construtor participou do desenvolvimento de uma aeronave "Ivanov", que depois foi transformado em um avião de combate multiuso Su-2, que foi utilizado nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.

Em 1939-40, o Sukhoi foi o designer-chefe na fábrica de aviões de Kharkov. Nos anos 1940-49 - o designer-chefe do departamento de design, baseado em varias fábricas em Moscou e na região de Moscou, e no mesmo tempo - o diretor destas fábricas. Em 1949-1953 o Sukhoi trabalhou de novo como o vice do chefe-construtor em departamento de design de Tupolev.


história da aviação da Rússia - o construtor de aviões soviético Pavel Sukhoi

História da aviação da Rússia. Pavel Sukhoi, o famoso construtor de aviões


Desde 1953 o Sukhoi foi nomeado como o chefe-construtor do seu departamento de design e desde 1956 – o construtor geral.



Avião multiuso ANT-37 "Rodina" (Pátria)


história da aviação da Rússia - o avião multiuso soviético ANT-37 Rodina

História da aviação da Rússia. O avião ANT-37 "Rodina", União Soviética


Na aeronave ANT-37 "Rodina" foi estabelecido um recorde feminino de distância de vôo. Em 24-25 de Setembro de 1938 os pilotos V.Grizodubova, P. Osipenko e M. Raskova fizeram um vôo na rota Moscou - aldeia Kerby (os 5908 km em 26 horas e 29 minutos). Após este vôo a aeronave foi operada pela Aeroflot e depois, até 1943, em uma fábrica de aviões em Moscou.


história da aviação da Rússia - os pilotos mulheres do avião ANT-37 Rodina

História da aviação da Rússia. Os pilotos Polina Osipenko, Maria Raskova e comandante da tripulação Svetlana Grizodubova
sobre o avião ANT-37 depois o vôo Moscou-Extremo Oriente


Caraterísticas do avião ANT-37 "Rodina"


Modificação

ANT-37bis (АНТ-37бис)

Envergadura de asas, m

31.0

Comprimento, m

15.0

Altura, m

5.20

Área de asas, m²

85.0

Massa, kg

- netto

5.855

- máxima

12.500

Tipo de motor

2 PD M-86 (2 ПД М-86)

Potência, cv

2 х 950

Velocidade máxima, km/h

340

Velocidade perto do chão, km/h

300

Distância, km

7300

Altura prática, m

8.000

Tripulação, pessoas

3



O avião de combate multiuso Su-2 (Су-2)


história da aviação da Rússia - o avião de combate soviético Su-2

História da aviação da Rússia. O avião de combate multiuso Su-2 com os foguetes, 1940, União Soviética


O avião de combate Su-2 foi construído em 1940-42. Foram produzidas 500 aeronaves.


Caraterísticas do avião Su-2


Modificação

Su-2 (Су-2)

Envergadura, m

14.30

Comprimento, m

10.46

Altura, m

3.94

Área de asas, m²

29.0

Massa, kg

- netto

3.220

- máxima

4.700

Tipo de motor

1 PD M-82 (1 ПД М-82)

Potência, cv

1 х 1330

Velocidade perto do chão, km/h

430

Velocidade máxima, km/h

486

Velocidade de cruzeiro, km/h

459

Distância, km

910

Velocidade ascensional, m/min

588

Altura prática, m

8.400

Tripulação, pessoas

2

Armamento

Seis metralhadoras (ШКАС) de 7,62 mm com as 650 cartuchos cada, 10 foguetes RS-82 ou RS-132 e/ou as bombas de 400 kg




Alexander Alexandrovich ARKHANGELSKIY
(1892-1978)


história da aviação da Rússia - o construtor de aviões soviético Alexander Arkhangelskiy

História da aviação da Rússia. Alexander Arkhangelskiy, o construtor de aviões soviético


Alexander Alexandrovich Arkhangelskiy é o construtor de aviões soviético. Em 1918-1936 trabalhou no departamento de design com o Tupolev. Juntamente com B.Stechkin projetou e construíu vários trenós aéreos "ARBES".

Participou da projeção de todos os avioes da ANT classe. Em 1932, foi nomeado como o chefe da equipe de aeronaves de alta velocidade.

Arkhangelskiy foi o construtor principal do primeiro bombardeiro soviético de linha de frente ANT-40, ou SB, e sua versão de passageiros do PS-35. Desde 1936 Arhangelskiy trabalhou como o chefe do departamento de design, e foi responsável pela construção da aeronave AR-2.

Em 1941 a equipe de Arkhangelskiy mais uma vez se juntou ao departamento de design de Tupolev e desde 1947, Arkhangelskiy assumiu o cargo de vice construtor-chefe.



O bombardeiro de alta velocidade SB-2 (СБ-2)


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético SB-2

História da aviação da Rússia. O bombardeiro SB-2, 1934, União Soviética


O bombardeiro de alta velocidade SB-2 foi construído em 1934. O avião participou nos combates na Espanha, China e e Finlândia. O avião SB-2 foi o principal bombardeiro da linha de frente da Força Aérea Soviética no início da guerra de 1941-1945.


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético SB-2

História da aviação da Rússia. O bombardeiro SB-2 com as duas bombas de 500 kg


Caraterísticas do avião SB


Modificação

SB (СБ)

Envergadura de asas, m

20.33

Comprimento, m

12.57

Altura, m

3.48

Área de asas, m²

56.0

Massa, kg

- netto

4.768

- norma

7.880

Tipo de motor

2 PD M-103 (2 ПД М-103)

Potência, cv

2 х 960

Velocidade máxima, km/h

450

Velocidade de cruseiro, km/h

375

Distância, km

570

Velocidade ascensional, m/min

588

Altura prática, m

7.800

Tripulação, pessoas

3

Armamento

Seis metralhadoras (ШКАС) de 7,62 mm e as bombas de 600 kg



O bombardeiro AR-2 (АР-2)


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético AR-2

História da aviação da Rússia. O bombardeiro AR-2, 1940, União Soviética


O bombardeiro AR-2 foi construído em 1940-1945. Foram produzidas as 1216 aeronaves.


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético AR-2

História da aviação da Rússia. O bombardeiro AR-2


Caraterísticas do avião AR-2


Modificação

AR-2 (АР-2)

Envergadura de asas, m

18.0

Comprimento, m

12.5

Altura, m

3.56

Área de asas, m²

48.20

Massa, kg

- netto

4.516

- norma

6.660

- máxima

8.150

Tipo de motor

2 PD M-105R (2 ПД М-105Р)

Potência, cv

2 х 1100

Velocidade máxima, km/h

512

Velocidade perto do chão, km/h

443

Velocidade de cruseiro, km/h

475

Distância, km

1500

Velocidade ascensional, m/min

765

Altura prática, m

10.500

Tripulação, pessoas

3

Armamento

Quatro metralhadoras (ШКАС) de 7,62 mm e as bombas de 1.600 kg




Vladimir Mikhaylovich PETLYAKOV
(1891-1942)


história da aviação da Rússia - o construtor de aviões soviético Vladimir Petlyakov

História da aviação da Rússia. Vladimir Petlyakov, o construtor de aviões soviético


Vladimir Mikhaylovich Petlyakov é o construtor de aeronaves soviético. Nos anos 1925-1936 o Petlyakov chefiou um grupo que projetou as asas para os aviões do departamento de design de Tupolev. Esta experiência depois ajudou a desenvolver o avião TB-7 (ANT-42) - Pe-8.

Em 1937 o construtor Petlyakov foi preso por organizar o "partido russo-fascista", mas como outros especialistas em aviação, foi mantido em um silgiloso departamento de design em Moscou (CCB-29). Neste momento, para ele foi dada a tarefa de projetar um caça de alta altitude. Este avião foi projetado, mas a experiência da guerra russo-finlandesa mostrou que o estado não precisa de caças deste tipo. Então Petlyakov projetou um bombardeiro de vôo picado. Por o desenvolvimento ter sido bem sucedido de um avião novo – o bombardeiro Pe-2 - em 1940 Petlyakov foi libertado da prisão.



O bombardeiro pesado Pe-8 ou TB-7 (Пe-8/ТБ-7)


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético Pe-8

História da aviação da Rússia. O bombardeiro Pe-8, 1940, União Soviética


O bombardeiro pesado de longa distância Pe-8/TB-7 foi construído em 1940-1944. Foram produzidos os 91 aviões.


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético Pe-8

História da aviação da Rússia. O bombardeiro pesado de longa distância Pe-8


Caraterísticas do avião Pe-8


Modificação

Pe-8 (Пе-8)

Envergadura de asas, m

39.10

Comprimento, m

23.59

Altura, m

6.20

Área de asas, m²

188.68

Massa, kg

- netto

19.986

- norma

27.000

- máxima

35.000

Tipo de motor

4 PD AM-35A (4 ПД АМ-35А)

Potência, cv

4 х 1350

Velocidade máxima, km/h

347

Velocidade perto do chão, km/h

443

Distância, km

3600

Velocidade ascensional, m/min

352

Altura prática, m

9.300

Tripulação, pessoas

11

Armamento

Dois canhões de 20-mm, duas metralhadoras de 12.7-mm, duas metralhadoras de 7,62 mm e as bombas de 2000-4000 kg



O bombardeiro de vôo picado Pe-2 (Пe-2)


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético Pe-2

História da aviação da Rússia. O bombardeiro Pe-2, 1940, União Soviética


O bombardeiro de vôo picado Pe-2 foi construído em 1940-1945. Foram produzidas os 11.427 aviões.


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético Pe-2

História da aviação da Rússia. O bombardeiro Pe-2 com as bombas


Caraterísticas do avião Pe-8


Modificação

Pe-2 (Пе-2)

Envergadura de asas, m

17.6

Comprimento, m

12.6

Altura, m

3.42

Área de asas, m²

40.50

Massa, kg

- netto

6.200

- norma

7.775

- máxima

8.715

Tipo de motor

2 PD M-105 (2 ПД М-105)

Potência, cv

2 х 1100

Velocidade máxima, km/h

540

Velocidade perto do chão, km/h

432

Velocidade de cruseiro, km/h

412

Distância, km

1500

Altura prática, m

9.000

Tripulação, pessoas

3

Armamento

Duas metralhadoras de 12.7-mm, quatro metralhadoras de 7,62 mm e as bombas de 500-1000 kg


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético Pe-2

História da aviação da Rússia. O bombardeiro Pe-2 em ataque



Continuação


História da Rússia: A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - ir

Frota da superfície da Rússia - ir

Frota submersa da Rússia - ir

Veículos blindados de combate da Rússia: tanques e artilharias autopropulsionadas - ir

Os aeroportos internacionais da Rússia - ir



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