História da aviação da Rússia. O bombardeiro TB-1 com os caças I-5 em asasO bombardeiro TB-3 (ТБ-3)História da aviação da Rússia. O bombardeiro TB-3, 1932, União SoviéticaO bombardeiro TB-3 foi construído em 1932. Foram produzidas as 818 aeronaves. O avião participou dos combates na China e Mongólia. O avião TB-3 foi o principal bombardeiro pesado da Força Aérea Soviética no início da guerra de 1941-1945. História da aviação da Rússia. O bombardeiro TB-3 com dois caças I-16 suspensosHistória da aviação da Rússia. O desembarque de bombardeiro TB-3 em manobras militaresCaraterísticas do avião TB-3
História da aviação da Rússia. O desembarque de tanque leve T-37 na águaHistória da aviação da Rússia. Os pilotos polares Mikhail Vasilyevich Vodopyanov (1899-1980) (na foto) e Mikhail Sergueyevich Babushkin (1893-1938) em 21 de Maio de 1937 fizeram o pouso do avião TB-3 no Pólo Norte. Lá foi aberta a primeira estação polar soviética "Pólo Norte-1".Avião multiuso ANT-20 ("Maxim Gorky")História da aviação da Rússia. O avião ANT-20 ("Maxim Gorky"), 1934, União Soviética.
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Modificação |
ANT-20 (АНТ-20) |
Envergadura de asas, m |
63.0 |
Comprimento, m |
33.0 |
Altura, m |
12.8 |
Área de asas, m² |
486.0 |
Massa, kg |
|
- netto |
28.500 |
- máxima |
42.000 |
Combustivel |
7.150 |
Tipo de motor |
8 PD M-34FRN (8 ПД М-34ФРН) |
Potência, cv |
8 х 900 |
Velocidade máxima, km/h |
220 |
Velocidade de cruseiro, km/h |
198 |
Distância, km |
1200 |
Altura prática, m |
4.500 |
Tripulação, pessoas |
5 |
Capacidade |
Até 48 passageiros |
ANT-25 (também conhecido como RD - "recorde de distância") é um avião metálico monomotor com a maior proporção de asa. Foi construído em 1932. Neste avião foram realizados vários vôos recordes. Em setembro de 1934 foi realizado um vôo recorde para a distância e duração de vôo na rota circular – 12.411 km em 75 horas (comandante da tripulação foi M.Gromov). Em julho de 1936, no avião ANT-25 foi feito o primeiro vôo sem escalas de Moscou ao Extremo Oriente, com o comprimento de 9375 km (comandante da tripulação foi V. Chkalov). E em junho-julho de 1937, dois aviões, a ANT-25 e ANT-25-1 realizaram um após o outro os vôos Moscou - Pólo Norte - EUA (os comandantes da tripulação foram V. Chkalov e M. Gromov).
Modificação |
ANT-25 (АНТ-25) |
Envergadura de asas, m |
34.0 |
Comprimento, m |
13.0 |
Área de asas, m² |
87.1 |
Massa, kg |
|
- netto |
3.784 |
- máxima |
10.000 |
Tipo de motor |
1 PD M-34R (1 ПД М-34Р) |
Potência, cv |
1 х 900 |
Velocidade máxima perto do chão, km/h |
244 |
Velocidade de cruseiro, km/h |
165 |
Altura prática, m |
7.850 |
Tripulação, pessoas |
3 |
Pavel Osipovich Sukhoi é o construtor de aeronaves soviético. A partir de 1925 ele trabalhou no departamento de design de Tupolev e na fábrica de aviões nº156 como construtor, chefe da equipe e depois como o vice do chefe-construtor.
Durante este período o Sukhoi sob a direção geral do Tupolev criou os caças I-4 e I-14, os aviões de recorde ANT-25 e ANT-37bis "Rodina" (Pátria). O construtor participou do desenvolvimento de uma aeronave "Ivanov", que depois foi transformado em um avião de combate multiuso Su-2, que foi utilizado nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.
Em 1939-40, o Sukhoi foi o designer-chefe na fábrica de aviões de Kharkov. Nos anos 1940-49 - o designer-chefe do departamento de design, baseado em varias fábricas em Moscou e na região de Moscou, e no mesmo tempo - o diretor destas fábricas. Em 1949-1953 o Sukhoi trabalhou de novo como o vice do chefe-construtor em departamento de design de Tupolev.
Desde 1953 o Sukhoi foi nomeado como o chefe-construtor do seu departamento de design e desde 1956 – o construtor geral.
Na aeronave ANT-37 "Rodina" foi estabelecido um recorde feminino de distância de vôo. Em 24-25 de Setembro de 1938 os pilotos V.Grizodubova, P. Osipenko e M. Raskova fizeram um vôo na rota Moscou - aldeia Kerby (os 5908 km em 26 horas e 29 minutos). Após este vôo a aeronave foi operada pela Aeroflot e depois, até 1943, em uma fábrica de aviões em Moscou.
Modificação |
ANT-37bis (АНТ-37бис) |
Envergadura de asas, m |
31.0 |
Comprimento, m |
15.0 |
Altura, m |
5.20 |
Área de asas, m² |
85.0 |
Massa, kg |
|
- netto |
5.855 |
- máxima |
12.500 |
Tipo de motor |
2 PD M-86 (2 ПД М-86) |
Potência, cv |
2 х 950 |
Velocidade máxima, km/h |
340 |
Velocidade perto do chão, km/h |
300 |
Distância, km |
7300 |
Altura prática, m |
8.000 |
Tripulação, pessoas |
3 |
O avião de combate Su-2 foi construído em 1940-42. Foram produzidas 500 aeronaves.
Modificação |
Su-2 (Су-2) |
Envergadura, m |
14.30 |
Comprimento, m |
10.46 |
Altura, m |
3.94 |
Área de asas, m² |
29.0 |
Massa, kg |
|
- netto |
3.220 |
- máxima |
4.700 |
Tipo de motor |
1 PD M-82 (1 ПД М-82) |
Potência, cv |
1 х 1330 |
Velocidade perto do chão, km/h |
430 |
Velocidade máxima, km/h |
486 |
Velocidade de cruzeiro, km/h |
459 |
Distância, km |
910 |
Velocidade ascensional, m/min |
588 |
Altura prática, m |
8.400 |
Tripulação, pessoas |
2 |
Armamento |
Seis metralhadoras (ШКАС) de 7,62 mm com as 650 cartuchos cada, 10 foguetes RS-82 ou RS-132 e/ou as bombas de 400 kg |
Alexander Alexandrovich Arkhangelskiy é o construtor de aviões soviético. Em 1918-1936 trabalhou no departamento de design com o Tupolev. Juntamente com B.Stechkin projetou e construíu vários trenós aéreos "ARBES".
Participou da projeção de todos os avioes da ANT classe. Em 1932, foi nomeado como o chefe da equipe de aeronaves de alta velocidade.
Arkhangelskiy foi o construtor principal do primeiro bombardeiro soviético de linha de frente ANT-40, ou SB, e sua versão de passageiros do PS-35. Desde 1936 Arhangelskiy trabalhou como o chefe do departamento de design, e foi responsável pela construção da aeronave AR-2.
Em 1941 a equipe de Arkhangelskiy mais uma vez se juntou ao departamento de design de Tupolev e desde 1947, Arkhangelskiy assumiu o cargo de vice construtor-chefe.
O bombardeiro de alta velocidade SB-2 foi construído em 1934. O avião participou nos combates na Espanha, China e e Finlândia. O avião SB-2 foi o principal bombardeiro da linha de frente da Força Aérea Soviética no início da guerra de 1941-1945.
Modificação |
SB (СБ) |
Envergadura de asas, m |
20.33 |
Comprimento, m |
12.57 |
Altura, m |
3.48 |
Área de asas, m² |
56.0 |
Massa, kg |
|
- netto |
4.768 |
- norma |
7.880 |
Tipo de motor |
2 PD M-103 (2 ПД М-103) |
Potência, cv |
2 х 960 |
Velocidade máxima, km/h |
450 |
Velocidade de cruseiro, km/h |
375 |
Distância, km |
570 |
Velocidade ascensional, m/min |
588 |
Altura prática, m |
7.800 |
Tripulação, pessoas |
3 |
Armamento |
Seis metralhadoras (ШКАС) de 7,62 mm e as bombas de 600 kg |
O bombardeiro AR-2 foi construído em 1940-1945. Foram produzidas as 1216 aeronaves.
Modificação |
AR-2 (АР-2) |
Envergadura de asas, m |
18.0 |
Comprimento, m |
12.5 |
Altura, m |
3.56 |
Área de asas, m² |
48.20 |
Massa, kg |
|
- netto |
4.516 |
- norma |
6.660 |
- máxima |
8.150 |
Tipo de motor |
2 PD M-105R (2 ПД М-105Р) |
Potência, cv |
2 х 1100 |
Velocidade máxima, km/h |
512 |
Velocidade perto do chão, km/h |
443 |
Velocidade de cruseiro, km/h |
475 |
Distância, km |
1500 |
Velocidade ascensional, m/min |
765 |
Altura prática, m |
10.500 |
Tripulação, pessoas |
3 |
Armamento |
Quatro metralhadoras (ШКАС) de 7,62 mm e as bombas de 1.600 kg |
Vladimir Mikhaylovich Petlyakov é o construtor de aeronaves soviético. Nos anos 1925-1936 o Petlyakov chefiou um grupo que projetou as asas para os aviões do departamento de design de Tupolev. Esta experiência depois ajudou a desenvolver o avião TB-7 (ANT-42) - Pe-8.
Em 1937 o construtor Petlyakov foi preso por organizar o "partido russo-fascista", mas como outros especialistas em aviação, foi mantido em um silgiloso departamento de design em Moscou (CCB-29). Neste momento, para ele foi dada a tarefa de projetar um caça de alta altitude. Este avião foi projetado, mas a experiência da guerra russo-finlandesa mostrou que o estado não precisa de caças deste tipo. Então Petlyakov projetou um bombardeiro de vôo picado. Por o desenvolvimento ter sido bem sucedido de um avião novo – o bombardeiro Pe-2 - em 1940 Petlyakov foi libertado da prisão.
O bombardeiro pesado de longa distância Pe-8/TB-7 foi construído em 1940-1944. Foram produzidos os 91 aviões.
Modificação |
Pe-8 (Пе-8) |
Envergadura de asas, m |
39.10 |
Comprimento, m |
23.59 |
Altura, m |
6.20 |
Área de asas, m² |
188.68 |
Massa, kg |
|
- netto |
19.986 |
- norma |
27.000 |
- máxima |
35.000 |
Tipo de motor |
4 PD AM-35A (4 ПД АМ-35А) |
Potência, cv |
4 х 1350 |
Velocidade máxima, km/h |
347 |
Velocidade perto do chão, km/h |
443 |
Distância, km |
3600 |
Velocidade ascensional, m/min |
352 |
Altura prática, m |
9.300 |
Tripulação, pessoas |
11 |
Armamento |
Dois canhões de 20-mm, duas metralhadoras de 12.7-mm, duas metralhadoras de 7,62 mm e as bombas de 2000-4000 kg |
O bombardeiro de vôo picado Pe-2 foi construído em 1940-1945. Foram produzidas os 11.427 aviões.
Modificação |
Pe-2 (Пе-2) |
Envergadura de asas, m |
17.6 |
Comprimento, m |
12.6 |
Altura, m |
3.42 |
Área de asas, m² |
40.50 |
Massa, kg |
|
- netto |
6.200 |
- norma |
7.775 |
- máxima |
8.715 |
Tipo de motor |
2 PD M-105 (2 ПД М-105) |
Potência, cv |
2 х 1100 |
Velocidade máxima, km/h |
540 |
Velocidade perto do chão, km/h |
432 |
Velocidade de cruseiro, km/h |
412 |
Distância, km |
1500 |
Altura prática, m |
9.000 |
Tripulação, pessoas |
3 |
Armamento |
Duas metralhadoras de 12.7-mm, quatro metralhadoras de 7,62 mm e as bombas de 500-1000 kg |
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