FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - HISTÓRIA DA AVIAÇÃO DA RÚSSIA
Aviões e construtores de aeronaves da época soviética (1917-1945). Parte 1


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O Salão Internacional de Aviação e Espaço (MAKS)

Hístoria da aviação do Império Russo

Os construtores e aeronaves do departamento de design de A.Tupolev

Os construtores e aeronaves da Segunda Guerra Mundial



História da aviação da Rússia em tempos da União Soviética - 1917–1945.
Os aviões, construtores e pilotos russos


O ano de 1917 foi fatal para a Rússia. Em outubro de 1917, na Rússia ocorreu uma Grande Revolução Socialista de Outubro.
Após esta revolução, a Rússia deixou de existir como um estado de civilização russa. Iniciou um período de multiculturalismo internacional, juntamente com a revolução começou o genocídio do povo russo. Particularmente foi afetada a inteligência russa e também as outras pessoas educadas. Muitas foram mortas, algumas conseguiram ir à imigração.
A produção de aviões cessou. Mas desde a segunda metade dos anos 20s a indústria aeronáutica começou a renascer. Há apareceram os novos construtores, novas aeronaves e novos pilotos – da época soviética.


Nikolay Nikolayevich POLIKARPOV
(1892-1944)


história da aviação da Rússia - o construtor Nikolay Polikarpov

História da aviação da Rússia. Nikolay Polikarpov, o construtor de aeronaves russas e soviéticas


Nikolay Nikolayevich Polikarpov é o famoso construtor de aeronaves russas e soviéticas, o chefe da OKB-51 (mais tarde - o Departamento de desenvolvimento de design de Sukhoi). Antes da revolução trabalhou junto com o Igor Ivanovich Sikorsky.

Em 1923, sob a direção de Polikarpov foram projetados o primeiro avião de caça russo I-1 (IL-400) e o avião de informações R-1. Em 1927 – a caça I-3 e em 1928 – um avião de informações R-5 e um avião de treinamento U-2 (Po-2).


história da aviação da Rússia - o primeiro avião de caça russo I-1

História da aviação da Rússia. O primeiro avião de caça russo I-1 (IL-400), 1923, União Soviética


Em novembro de 1929, Polikarpov foi preso sob a acusação de "participação na organização contra-revolucionária" e sem julgamento foi condenado à morte. Após dois meses de espera da execução, em dezembro de mesmo ano, Polikarpov foi enviado para o Departamento especial de desenvolvimento de design (CKB-39), que foi localizado na prisão de Butyrka, e depois na Fábrica de aviões de Moscou № 39. Aqui, juntamente com o D.P. Grigorovich, em 1930 o construtor desenvolveu a caça I-5, que tinha sido em serviço militar de nove anos.


história da aviação da Rússia - o avião de informações russo R-1

História da aviação da Rússia. O avião de informações russo R-1, 1924, União Soviética
Foram produzidas as 1.914 aeronaves


Em 1931, Polikarpov foi condenado aos 10 anos de prisão. Mas depois de um sucesso a demonstração do avião I-5 aos Stalin, Voroshilov e Ordzhonikidze, foi uma decisão de considerar veredicto sobre Polikarpov como condicional.


história da aviação da Rússia - o avião de caça russo I-5

História da aviação da Rússia. O avião de caça russo I-5, 1931, União Soviética
Foram produzidas as 803 aeronaves


Em julho daquele ano foi decidida a anistia para o grupo de pessoas, incluindo o Polikarpov. Apenas em 1956 – os 12 anos após a morte do construtor - o caso contra ele foi arquivado.


história da aviação da Rússia - o avião de caça russo I-3

História da aviação da Rússia. O avião de caça russo I-3, 1927, União Soviética
Foram produzidas as 399 aeronaves


Sob a direção de Polikarpov foram construídas os caças I-15 (1934), I-16 (1933), I-153 ("Chaika - Gaivota", 1939), que formaram a base de aviões de caça nacional nos anos pré-guerra. Sob a liderança de Polikarpov em 1938-1944 foram projetadas os aviões militares experimentais I-180, I-185, I-190, TIS, etc.

Nas aeronaves de Polikarpov foram feitos vários vôos de longa distância, e foi estabelecido um recorde mundial de altitude. Ele trabalhou com muitos engenheiros talentosos.


Avião de treinamento multiuso U-2 (PO-2)


história da aviação da Rússia - o avião de treinamento multiuso russo U-2

História da aviação da Rússia. O avião de treinamento multiuso U-2 (PO-2), 1928, União Soviética


Foi construído em 1928. U-2 é uma aeronave excepcionalmente segura e resistente. Dezenas de milhares de pilotos foram treinadas na U-2. O avião poderia aterrissar em quase qualquer superfície plana e relativamente pequena. Os aviões U-2 foram operados por mais de 35 anos. Durante a segunda guerra, nos anos de 1941-1942, o avião foi usado como um bombardeiro noturno.


Caraterísticas do avião U-2


Modificação

U-2 (У-2)

Envergadura, m

11.40

Comprimento, m

8.70

Altura, m

3.10

Área de asas, m²

33.15

Massa, kg

- netto

770

- norma

1350

Tipo de motor

1 PD M-11D (1 ПД М-11Д)

Potência, cv

1 х 115

Velocidade máxima, km/h

152

Velocidade de cruzeiro, km/h

131

Distância, km

530

Altura prática, m

3000

Tripulação, pessoas

2

Armamento

Uma metralhadora (ШКАС) de 7,62 mm, pode travar duas bombas de 120 kg ou 4 de РС-82



Avião de informação e de ataque multiuso R-5


história da aviação da Rússia - o avião de ataque multiuso russo R-5

História da aviação da Rússia. O avião de informação e de ataque multiuso R-5, 1928, União Soviética


Avião de informação e de ataque multiuso R-5 foi construído em 1928. Foram produzidas as 4.548 aeronaves. O avião participou dos combates na China, Mongólia, Espanha. Durante a guerra de 1941-1945 o R-5 foi usado como avião de informação, de ligação e bombardeiro noturno.


Caraterísticas do avião R-5


Modificação

R-5 (Р-5)

Envergadura, m

15.30

Comprimento, m

10.56

Altura, m

2.62

Área de asas, m²

50.20

Massa, kg

- netto

1.965

- norma

2.805

Tipo de motor

1 PD M-17F (1 ПД М-17Ф)

Potência, cv

1 х 680

Velocidade máxima, km/h

244

Velocidade de cruzeiro, km/h

210

Distância, km

800

Velocidade ascensional, m/min

295

Altura prática, m

6.100

Tripulação, pessoas

2

Armamento

Uma metralhadora PV-1 de 7,62 mm, metralhadora dupla DA de 7,62 mm sobre o cockpit traseiro, as bombas de 400 kg



Avião de caça I-15


história da aviação da Rússia - o avião de caça russo I-15

História da aviação da Rússia. O avião de caça I-15, 1934, União Soviética


Foi construído em 1934. Foram produzidas as 3.083 aeronaves. O avião participou nos combates na China, Mongólia, Espanha, Finlândia e na guerra de 1941-1942.


história da aviação da Rússia - o teste-piloto Vladimir Kokkinaki

História da aviação da Rússia. O teste-piloto Vladimir Konstantinovich Kokkinaki, União Soviética
Em 21 de Novembro de 1935 no avião I-15 ele estabeleseu o recorde mundial de altitude - 14.575 m.


Caraterísticas do avião I-15


Modificação

I-15 (И-15)

Envergadura de asa superior, m

9.75

Envergadura de asa inferior, m

7.5

Comprimento, m

6.10

Altura, m

2.20

Área de asas, m²

21.9

Massa, kg

- netto

1.012

- norma

1.415

Tipo de motor

1 PD M-22 (1 ПД М-22)

Potência, cv

1 х 480

Velocidade máxima, km/h

350

Velocidade perto do chão, km/h

285

Distância, km

500

Velocidade ascensional, m/min

454

Altura prática, m

7.250

Tripulação, pessoas

1

Armamento

Duas metralhadoras PV-1 de 7,62 mm



Avião de caça I-16


história da aviação da Rússia - o avião de caça russo I-16

História da aviação da Rússia. O avião de caça I-16, 1934, União Soviética


Foi construído em 1934. Foram produzidas as 10.292 aeronaves. O avião participou dos combates na China, Mongólia, Espanha e na Finlândia. O avião I-16 era o caça mais popular da Força Aérea Soviética no início da guerra 1941-1945. Foi retirado de serviço no final de 1942. O avião foi muito manobrável, mas requereu os pilotos muito bem treinados. Grande parte de pilotos deste avião não foram mortos em batalha, mas em acidentes.


Caraterísticas do avião I-16


O avião I-16 (И-16)

Com o motor M-25A

Com o motor M-63

Envergadura de asa, m

9.9

9.9

Comprimento, m

6.07

6.13

Massa normal, kg

1.590

1.882

Tipo de motor

М-25A

M-63

Potência, cv

715

1100

Velocidade máxima, km/h

454

470

Tempo de viragem, sec

14-15

17-18

Distância, km

560

440

Tempo para alcançar uma altura de 5 km, min

7.4

5.8

Altura prática, m

9.100

9.900

Tripulação, pessoas

1

1

Armamento

Duas metralhadoras de 7,62 mm

Duas metralhadoras de 7,62 mm e os dois canhões de 20 mm



Avião de caça I-153


história da aviação da Rússia - o avião de caça russo I-153

História da aviação da Rússia. O avião de caça I-153, 1938, União Soviética


Foi construído em 1938-1940. Foram produzidas as 1.437 aeronaves. O avião participou dos combates na China, Mongólia e na segunda guerra mundial de 1941-1945. No início da guerra 1941-1945 o avião I-153, bem como o avião I-16, era o caça mais popular da Força Aérea Soviética. Foi retirado de serviço em 1942.


Caraterísticas do avião I-153


Modificação

I-153 (И-153)

Envergadura de asa superior, m

10.0

Envergadura de asa inferior, m

7.5

Comprimento, m

6.18

Altura, m

3.0

Área de asas, m²

22.1

Massa, kg

- netto

1.348

- norma

1.765

- máxima

1.859

Tipo de motor

1 PD M-62 (1 ПД М-62)

Potência, cv

1 х 800

Velocidade máxima, km/h

426

Velocidade perto do chão, km/h

366

Distância, km

740

Velocidade ascensional, m/min

910

Altura prática, m

11.000

Tripulação, pessoas

1

Armamento

Quatro metralhadoras de 7,62 mm (2.500 cartuchos)



Continuação


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