FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - HISTÓRIA DA AVIAÇÃO DA RÚSSIA
Parte I. Aviões e construtores de aeronaves do Império Russo


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História da aviação do Império Russo: os primeiros aviões, construtores, aviadores e pilotos russos


O primeiro avião do mundo – Avião russo de Mozhaisky


história da aviação da Rússia - o primeiro avião russo de Mozhaysky

História da aviação da Rússia. Aeronave leve de Mozhaysky, 1885, Império Russo

Alexander Fedorovich MOZHAYSKY
(1825-1890)

Pesquisador e inventor russo no campo da aeronáutica. Alexander Mozhaysky nasceu em 9 (21) de Março de 1825 em Rochensalm (agora Kotka) na Finlândia. Seu pai, Feodor Mozhaisky, veio de uma família de marinheiros, e foi almirante da frota russa. Alexander Mozhaysky também serviu na marinha da Rússia muito tempo e alcançou o posto de contra-almirante.


história da aviação da Rússia - o criador do primeiro avião russo Alexander Mozhaysky

História da aviação da Rússia. Alexander Fedorovich Mozhaysky, o criador do primeiro avião do mundo


Os documentos históricos provam conclusivamente que o primeiro avião no mundo foi criado na Rússia. O criador do primeiro avião no mundo é Alexander Fedorovich Mozhaysky. Ele construiu e testou o primeiro avião para 20 anos antes dos americanos - os irmãos Wright.

No verão de 1882 o avião, que Mozhaysky chamou "Zhar-Ptitsa" (O Pássaro de Fogo) estava pronto para testes. O avião foi construído pelo Mozhaysky às suas próprias custas.


história da aviação da Rússia - desenho do primeiro avião russo de Mozhaysky

História da aviação da Rússia. Desenho técnico do avião de Mozhaysky, Império Russo


Os testes da aeronave de Mozhaysky foram realizados em condições de grande segredo. Em 20 de Julho de 1882 no Campo Militar no Selo Vermelho reuniram os representantes dos militares e da Sociedade Técnica Russa. Alexander Mozhaysky queria pilotar o avião pessoalmente, mas este não estava autorizado, pois ele já estava com 57 anos. O avião foi pilotado pelo mecânico Golubev.

O avião decolou, voou por alguma distância ao longo de uma linha e depois pousou, mas uma asa foi danificada. O avião com o peso de 57 puds (cerca de 934 kg) estava voando a uma velocidade de 11 metros por segundo. Hélices foram giradas pelos motores a vapor de 10 e 20 hp.


história da aviação da Rússia - o primeiro avião russo de Mozhaysky

História da aviação da Rússia. A decolagem do avião do Mozhaysky (o desenho do piloto K. Artseulov)


Então, pela primeira vez, foi praticamente demonstrada possibilidade de vôo humano em máquina mais pesada que o ar. Parecia, que agora a invenção teria o reconhecimento universal e apoio do governo. No entanto, a realidade acabou bem diferente. A invenção da Alexander Mozhaysky foi declarada como um segredo militar, e foi proibido de escrever alguma coisa sobre o avião.


"Vityaz Russo" - a primeira aeronave pesada do mundo


história da aviação da Rússia - o primeiro avião pesado Vityaz Russo

História da aviação da Rússia. O avião pesado "Vityaz Russo", 1913, Império Russo


"Vityaz Russo" (vityaz – no antigo russo significou «o cavalheiro») é o primeiro avião do mundo com os quatro motores, o primogênito de aviões pesados.

A história de sua criação é a seguinte. Após a recusa do departamento militar para adotar um avião C-6B a fábrica autorizou o engenheiro Igor Sikorsky a construir a fim de experimentar "um avião grande para a inteligência estratégica". Foi desenvolvido o projeto de avião e realizada uma série de estudos em laboratórios de aerodinâmica, e desde a pré-produção no plano foram dois ou quatro motores.


história da aviação da Rússia - o primeiro avião pesado Vityaz Russo

História da aviação da Rússia. O novo avião grandioso do Império Russo "Vityaz Russo" no aeródromo Korpusny perto de São Petersburgo, 1913


O avião, originalmente chamado de "Grand-Báltico" (às vezes chamado de "Grand" e "Báltico Grande") foi construído na fábrica de vagões Russo-Báltico (Russo-Balt) no inverno de 1912-1913. Então, até mesmo os especialistas em aviação não acreditaram na possibilidade de vôo do avião de grande porte com vários motores.


história da aviação da Rússia - o primeiro avião pesado Vityaz Russo

História da aviação da Rússia. O inventor da maior aeronave da Rússia "Vityaz Russo" Igor Sikorsky (esquerda) e seu mecânico Panasyuk


O tamanho e o peso de "Vityaz Russo" superaram a cerca de duas vezes todas o que era na técnica de aeronaves: o comprimento de 20 metros, a envergadura da asa superior foi 27,0 m, a superfície das asas - 120 m² e da asa baixa - 50 m², o peso máximo - 4.940 kg. O avião «Vityaz Russo» era como o avião C-6B aumentado.

O primeiro vôo da aeronave "Vityaz Russo" foi feito em Maio de 1913. Em 02 de Agosto de 1913 o avião estabeleceu um recorde mundial de duração de vôo - 1 hora 54 minutos.


história da aviação da Rússia - o primeiro avião pesado Vityaz Russo

História da aviação da Rússia. O avião "Vityaz Russo" superou todas as aeronaves existentes com seu enorme tamanho, a estabilidade e capacidade de carga. O avião "Vityaz Russo" é uma criação ousada do gênio russo. Ele é projetado para vôo de até 2.500 milhas sem escalas e pode alcançar velocidade de até 100 verstas por hora com carga total (verstá - approx. 1,06 km). O avião "Vityaz Russo" possui cabines especiais bem espaçosas para os passageiros.


O avião "Vityaz Russo" desempenhou um papel importante na história da aviação - ele era o protótipo de todas as aeronaves subseqüentes pesadas e com os motores instalados em uma linha sobre a asa. Seu sucessor direto é um avião "Ilya Muromets".


Igor Ivanovich SIKORSKY
(25 de Maio de 1889, Kiev, Império Russo – 26 de Outubro de 1972, Easton, EUA)

Igor Ivanovich Sikorsky - o construtor de aeronaves, um dos pioneiros da aviação. Ele estudou em Academia Naval de São Petersburgo e, em seguida, entrou no Instituto Politécnico de Kiev.

Em 1908-11 Sikorsky construiu dois helicópteros (não voaram). Em 1910 decolou o primeiro avião da sua construção C-2. Em 1911 Igor Sikorsky obteve um diploma do piloto.

Em 1912-1914, ele criou as aeronaves "Grand", " Vityaz Russo", "Ilya Muromets", que lançaram a base para os aviões multimotores.

Em 1919, Igor Sikorsky emigrou para os Estados Unidos, onde em 1923 fundou a empresa de aviação. Antes de 1939 ele construiu cerca de 15 tipos de aeronaves.

Desde 1939, Sikorsky mudou-se para a construção dos helicópteros de um único rotor design. Os que mais fizeram sucessos foram S-51, S-55, S-56, S-61, S-64 e S-65. Igor Sikorsky foi o primeiro em construção de helicópteros de turbina, helicópteros-anfíbios com trem de pouso retrátil e "guindaste voador".

Nos helicópteros de Sikorsky foram feitos pela primeira vez os vôos sobre o Atlântico (S-61, 1967) e Pacífico (S-65, 1970) oceanos (com reabastecimento em vôo).


história da aviação da Rússia - o famoso russo construtor de aviôes Igor Sikorsky

História da aviação da Rússia. Igor Ivanovich Sikorsky, um dos pioneiros da aviação, Império Russo



Primeiro bombardeiro e avião passageiro do mundo "Ilya Muromets" (Ilya de Murom)


história da aviação da Rússia - o avião Ilya Muromets

História da aviação da Rússia. O avião "Ilya Muromets" pousa no aeroporto de São Petersburgo em Fevereiro de 1814, Império Russo


De 1913 a 1918 na fábrica de vagões Russo-Báltico (Russo-Balt), em São Petersburgo, foram produzidas várias séries de aeronave "Ilya de Murom" (C-22), que foi usado para fins civis e militares. O avião estabeleceu uma série de recordes mundiais.

Esta aeronave famosa foi criada pelo departamento de aviação da fábrica "Russo-Balt", dirigido por Igor Sikorsky. Na criação de avião «Ilya de Murom» também estavam envolvidos os construtores K.Ergant, M. Klimikseev, A. Serebrov, Prince A. Kudashev, G.Adler.


história da aviação da Rússia - o avião Ilya Muromets

História da aviação da Rússia. Interior de avião "Ilya de Murom" - cabine de passageiros


O primeiro avião "Ilya de Murom" (MI-B) tinha um comprimento de 19 metros, envergadura da asa superior de 30,9 metros, área de asa de 150 metros e peso de carga de 4.600 kg. O avião recebeu o nome do herói épico russo – Ilya da cidade de Murom (Ilya Muromets).


história da aviação da Rússia - o avião Ilya de Murom

História da aviação da Rússia. Os primeiros passageiros do "Ilya de Murom" liderados por Igor Sikorsky (*)


Em 12 de Fevereiro de 1914 "Ilya de Murom" levantou no ar com as 16 pessoas e um cão, com peso total de 1.290 kg (na imagem acima). O avião foi pilotado pelo Igor Sikorsky. Antes de Sikorsky os pilotos estrangeiros levantados no ar com o peso máximo de 650 kg. O aviador francês Bregu levantou no avião com nove passageiros, e este foi considerado como um grande sucesso.


história da aviação da Rússia - o avião Ilya Muromets e o construtor Igor Sikorsky

História da aviação da Rússia. O avião "Ilya Muromets" e seu criador Igor Sikorsky


Para fins de demonstração, a aeronave fez muitos vôos sobre São Petersburgo e seus subúrbios. Sikorsky estava confiante em seu avião e voou sobre a cidade de pouca altura - apenas 400 metros. Na época os pilotos de monomotores evitaram voar sobre cidades, porque em caso de quebra do motor o pouso em um ambiente urbano poderia ser fatal, mas o avião "Ilya de Murom" tinha quatro motores.


história da aviação da Rússia - o avião Ilya de Murom

História da aviação da Rússia. O avião "Ilya de Murom" no aeródromo


O primeiro vôo do mundo de alta velocidade e de longo alcance em aviões pesados foi feita por «Ilya Muromets" em 16-17 de Junho de 1914 de São Petersburgo para Kiev (a distância de viagem foi de mais de 1200 km).


história da aviação da Rússia - o avião Ilya de Murom

História da aviação da Rússia. Os participantes de vôo entre Petersburgo e Kiev (da esquerda para a direita) - o mecânico V. Panasyuk, tenente G.I. Lavrov, I.I. Sikorsky e o capitão K.V. Prusis sobre o avião "Ilya de Murom"


história da aviação da Rússia - o avião Ilya Muromets

História da aviação da Rússia. O avião "Ilya Muromets" em Kiev



história da aviação da Rússia - o avião Ilya Muromets em Kiev

História da aviação da Rússia. Os soldados guardam o avião "Ilya Muromets" no aeródromo em Kiev


Na primavera de 1914 foi feita uma modificação de "Ilya de Murom" na forma de hidroavião, e até 1917 ele permaneceu como o maior hidroavião do mundo.


história da aviação da Rússia - o hidroavião Ilya de Murom

História da aviação da Rússia. O hidroavião "Ilya de Murom"


No final de Julho, o Departamento de Defesa fez uma encomenda de 10 aeronaves deste tipo. Até o início da Primeira Guerra Mundial (1 de Agosto de 1914) foram construídos quatros aviões "Ilya de Murom", e eles todos foram transferidos para o exército, a força aérea do Império Russo.


história da aviação da Rússia - o avião bombardeiro Ilya de Murom

História da aviação da Rússia. O avião "Ilya de Murom" retornou de vôo de combate sobre a Prussia Oriental, ano de 1915


Em 2 de Outubro de 1914 foi assinado um contrato para construção de 32 aeronaves "Ilya de Murom" , com o preço de 150 mil rublos cada. O número total de aviões encomendados foi de 42.


história da aviação da Rússia - o avião bombardeiro Ilya de Murom

História da aviação da Rússia. A bomba de 400 kg, que foi suspensa sob a fuselagem de avião «Ilya Muromets»



O famoso piloto russo Pyotr Nikolayevich NESTEROV
(27.02.1887 – 08.09.1914)



história da aviação da Rússia - o famoso piloto russo Pyotr Nesterov

História da aviação da Rússia. Pyotr Nikolayevich Nesterov, um dos fundadores da acrobática aérea, piloto do Império Russo


Pyotr Nikolayevich Nesterov – um piloto da Força Aérea do Império Russo, o capitão. Nesterov é um dos fundadores da acrobática aérea.

Nesterov possuiu o profundo conhecimento de matemática e mecânica e experiência suficiente de pilotagem. Ele teoricamente justificou a capacidade para realizar curvas profundas (viragens) e realizou-as em prática. Nesterov também estudou as questões da interação entre aviões e tropas terrestres e realização de combate aéreo. O piloto dominou os vôos noturnos.

Em Agosto de 1913 um grupo liderado por Nesterov (que consiste de três aviões) voou na rota de Kiev - Oster - Kozelets - Nizhyn - Kiev com desembarques nos aeródromos de campo. Durante o vôo pela primeira vez na história da aviação foi realizada a filmagem de rota.

No primeiro semestre de 1914, Pyotr Nesterov realizou dois vôos: Kiev - Odessa por 3 horas e 10 minutos e Kiev - Gatchina por 9 horas e 35 minutos. Para a época esta era uma grande conquista.

Em 27 de Agosto de 1913 em Kiev sobre o campo de Syretsk Pyotr Nesterov o primeiro do mundo realizou na aeronave "Newport-4" com o motor de em 70 cavalos o loop fechado no plano vertical. Esta manobra de Nesterov marcou o início da acrobática aérea.


história da aviação da Rússia - o famoso piloto russo Pyotr Nesterov

História da aviação da Rússia. Um selo de correio da União Soviética, dedicado ao piloto Pyotr Nesterov


Depois de seis dias desta figura de pilotagem no ar foi repetida pelo francês Adolphe Pegu. Este evento foi amplamente divulgado na imprensa estrangeira e russa. Em Maio de 1914 Pegu chegou a São Petersburgo para demonstrar o "morto loop". Em resposta Pyotr Nesterov enviou um telegrama nos jornais russos: "Clube Aéreo Imperial já muito tempo atrás deve confirmar que o primeiro "loop morto" fez um piloto russo...". Na imprensa estrangeira o piloto alemão Maks Immelman foi atribuído como o primeiro autor de "morto loop".

O piloto russo Pyotr Nesterov foi morto em uma batalha aérea em 1914 (durante a Primeira Guerra Mundial), quando pela primeira vez aplicou um aríete em aviões de combate.


história da aviação da Rússia - o famoso piloto russo Pyotr Nesterov

História da aviação da Rússia. Proeza e morte do piloto famoso, o capitão Pyotr Nesterov. Um cartaz do ano de 1914.



O primeiro vôo na Pérsia do aviador russo Kuzminskiy


história da aviação da Rússia - o aviador russo na Pérsia

História da aviação da Rússia. O aviador Kuzminski na Pérsia em aeronave "Blério"


Em 11 de Janeiro de 1914 no país do Leão e do Sol, como foi chamado a Pérsia, levantou no ar pela primeira vez um aeronave, que pilotou o aviador russo Kuzminskiy. O vôo de aeronave causou uma impressão forte nos persas. O vôo foi observado pelo xá (chá) da Pérsia com os dignitários, a massa do povo, bem como a missão da Rússia e as tropas russas.



O aviador russo A.M. GABER-VLYNSKIY


história da aviação da Rússia - o aviador russo Gaber-Vlynskiy

História da aviação da Rússia. O aviador Gaber-Vlynskiy em sua aeronave antes de vôo



história da aviação da Rússia - o aviador russo executa mortal loop

História da aviação da Rússia. O aviador Gaber-Vlynskiy executa um "mortal loop", ano de 1914



história da aviação da Rússia - o aviador russo Gaber-Vlynskiy

História da aviação da Rússia. O aviador Gaber-Vlynskiy depois de "mortal loop"



história da aviação da Rússia - o primeiro acidente de avião com morte no aeródromo de Moscou

História da aviação da Rússia. O primeiro acidente de avião com morte em aerodromo de Moscou, ano de 1914


Em 08 de Maio (1914) no aeródromo de Moscou aconteceu oprimeiro acidente de aeronave com morte. Durante o vôo experimenta, do aviador Gaber-Vlinskiy na nova aeronave "Dyuperdussen", o mecânico Mukhin de 18 anos foi morto, e o piloto ficou gravemente ferido. Desde o início do vôo o avião estava voando de forma irregular, inclinando-se para um lado, mas o piloto estabilizou-lo. Durante a aterrissagem, quase em cerca de 15 metros até o chão, o avião começou a cair de forma acentuada e bateu o nariz no chão. A aeronave pesada esmagou o mecânico, e o piloto Gaber-Vlinskiy foi jogado á vários metros, então ele ainda estava vivo.



história da aviação da Rússia - mortal loop

História da aviação da Rússia. O aviador A.A. Vasilyev com uma companheira S.G. Popova, que realizaram juntos um "mortal loop"



O piloto da Força Aérea do Império Russo, o capitão D.G. ANDREADY


história da aviação da Rússia - o piloto militar russo Andready

História da aviação da Rússia. O piloto militar da Força Aérea do Império Russo, capitão D.G. Andready


O capitão D. Andready, famoso piloto militar que fez em 1912 um vôo de Sebastopol de Moscou á Petersburgo, foi tragicamente morto em 7 de Março de 1814 durante um vôo no aeródromo na escola da aviação em Sebastopol.



Primeira mulher - piloto militar Princesa Shakhovskaya


história da aviação da Rússia - piloto militar Princesa Shakhovskaya

História da aviação da Rússia. Princesa E.M. Shakhovskaya no avião "Farman" com seu professor de aviação V.A. Lebedev


A famosa aviadora Princesa Shakhovskaya após uma prova especial entrou no número de pilotos militares do Império Russo, e serviu no exército. Ela foi a primeira mulher piloto militar.



Grande vôo de tenente K.F. Albrekht


história da aviação da Rússia - o avião Newpor

História da aviação da Rússia. O tenente K.F. Albrekht e seu mecânico Belogubin sobre o avião "Newpor" em que eles fizeram o vôo


O tenente K.F. Albrekht, um piloto militar de artilharia fortaleza de Novogeorgiyevsk, fez o vôo de longo curso. Ele saiu de Lida, província de Vilna, e estava voando sobre as cidades de Vilna, Grodno, Bielostok e Varsóvia em Novogeorgiyevsk. Todo o percurso foi de 600 vérstas (uma versta - approx. 1,06 km). Em 7 de Maio (1814) próximo de Lublin o avião caiu. O tenente Albrekht e seu mecânico sofreram ferimentos graves.



Os treinamentos de tropas da aviação do Império Russo


história da aviação da Rússia - o avião Farman com uma metralhadora

História da aviação da Rússia. O avião "Farman" com uma metralhadora (foto acima), um esquadrão da Força Aérea do Império Russo (foto abaixo)


história da aviação da Rússia - os grupos militares participam de manobras

História da aviação da Rússia. Os grupos militares de Novogeorgiyevsk e de Brest participam de manobras em Lublin



história da aviação da Rússia - retorno de um avião de reconhecimento

História da aviação da Rússia. Retorno de um avião de reconhecimento (uma imagem rara filmada de outra aeronave)



Continuação


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