SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - TERRITÓRIO DE KHABAROVSK

bandeira do Território de Khabarovsk - Rússiabrasão do Território de Khabarovsk - Rússia

Geografia

O Território de Khabarovsk (Khabarovskiy Krai) está localizado no centro do Extremo Oriente da Rússia, o corrente baixo do rio Amur, na costa do Mar de Okhotsk e Mar do Japonês. A extensão do Território de Khabarovsk no sentido norte-sul é de 1.800 km, e no sentido leste-oeste entre 125 e 750 km. A área do Território de Khabarovsk é de 788.600 km² (4º lugar entre as subdivisões administrativas da Federação Russa). O Território de Khabarovsk é um membro do Distrito Federal do Extremo Oriente.

O Território de Khabarovsk faz fronteira com a Região de Magadan e a República de Iacútia (Sakha) no norte, com a Judaica Região Autônoma e a Região de Amur no oeste, com o Território de Primorsky (Litoral) no sul, é banhado pelo Mar de Okhotsk no nordeste e leste e é banhado pelo Mar Japonês no sudeste. Ao longo do rio Amur (pelo braço de Kazakevich) o Território de Khabarovsk faz fronteira com a China.

O Território de Khabarovsk é separado da Ilha Sakhalin pelos estreitos Tártaro e Nevelsky. Além da parte continental, no Território de Khabarovsk estão incluídas várias ilhas, as maiores são as Ilhas Shantarskiye. O comprimento total do litoral do Território de Khabarovsk é cerca de 2.500 km, ou de 3.390 km contando com as ilhas.

História

O domínio do Território de Khabarovsk começou no século XVII, quando exploradores russos vieram para o leste, para explorar novos territórios.

O Território de Khabarovsk, como unidade territorial e administrativa, foi constituído em 20 de Outubro de 1938 depois da divisão do Território do Extremo Oriente. Na seqüência de sua composição foram excluídas as regiões de Amur, de Magadan e Kamchatka.

Subdivisões

O Território de Khabarovsk é composto por dois distritos urbanos e 17 municípios em cuja área situam-se 29 assentamentos urbanos e 188 assentamentos rurais. O centro administrativo é a cidade de Khabarovsk. A distância desde Khabarovsk até Moscou é de 8.533 km por via férrea e de 6.075 km por via aérea.

População

A população do Território de Khabarovsk é de 1.344,2 mil habitantes. A densidade populacional média é de 1,8 habitantes por km², e nas zonas norte e central, que correspondem ao extremo norte, ela não excede de 0,1-0,2 habitantes por km². Os 80,4% da população são moradores urbanos e os 19,6% são moradores rurais.

As maiores cidades do Território de Khabarovsk são: Khabarovsk (580,4 mil pessoas), Komsomolsk-do-Amur (277,9 mil pessoas), Amursk (47,3 mil pessoas), Sovetskaya Gavan (30,1 mil pessoas), Nikolaevsk-do-Amur (27,7 mil pessoas).

A grande maioria da população do Território de Khabarovsk é russa (90%), também vivem ucranianos, bielorrussos, coreanos, etc. NoTerritório de Khabarovsk vivem as 32 nacionalidades dos povos indígenas do Norte, da Sibéria e do Extremo Oriente, entre os quais estão nanais, evenkis, ulchis, nivkhs, etc.

Clima

No Território de Khabarovsk o clima está mudando de norte a sul, e dependendo da proximidade ao mar e do relevo.

Os invernos no Território de Khabarovsk são longos, com pouca neve e muito severos. A temperatura média no mês de Janeiro é de -22 °C no sul e de -40 °C no norte e ao longo da costa as temperaturas variam entre -18 ºC e -24 °C. A temperatura mínima absoluta do Território de Khabarovsk, mesmo no sul, chega a -50 °C.

Os verões são quentes e úmidos.A temperatura média em Julho é de +20 °C no sul e de +15 °C no norte.

As precipitações anuais no Território de Khabarovsk variam entre 400 e 600 mm no norte e entre 600 e 800 mm nas planícies e as encostas orientais dos cumes.

Natureza e recursos naturais

A maior parte do Território de Khabarovsk é ocupada por montanhas, sendo as principais: Sikhote-Alin, Suntar-Khayat, Dzhugdzhur, Bureinsky, Dusse-Alin e Yam-Alin. O ponto mais alto do Território de Khabarovsk é o Monte Beryll (2933 m). No noroeste do Território de Khabarovsk está localizado o Planalto Yudoma-Mayskoye. No sul do Território de Khabarovsk estão localizadas as planícies mais extensas: Amur Baixa, Amur Media e Evoron-Tugurskaya.

No Território de Khabarovsk correm o rio Amur e muitos afluentes, sendo os maiores: Bureya, Tunguska, Gorun, Amgun, Ussuri e Anuy. Os grandes rios na parte noroeste do Território de Khabarovsk são: Maya, Uchur (bacia do rio Lena). No Território de Khabarovsk existem também muitos lagos rasos.

A maior parte do Território de Khabarovsk é coberta por florestas e está localizado na zona de taiga. As principais espécies de árvores existentes são: pinheiro, lariço, abeto e carvalho. Consideráveis áreas das planícies são ocupadas por pântanos.

O Território de Khabarovsk possui 360 depósitos de ouro, 60 deles estão sendo desenvolvidos. Existem reservas de carvão, platina, estanho e cobre. O Território de Khabarovsk ocupa o sétimo lugar na Federação Russa, no referente à mineração de ouro, e o segundo lugar no referente à extração de platina.

No Território de Khabarovsk habitam alce, caribu, urso pardo, lince, lobo, lontra, raposa, marta, arminho, doninha, marta zibelina, veado, esquilo vermelho, javali, lebre e outros animais. Em lagos e rios do Território de Khabarovsk existem mais de 100 espécies de peixes, incluindo espécies muito valiosas. Nas águas costeiras habitam focas, leões marinhos e baleias belukha.

No Território de Khabarovsk situam-se o Parque Nacional Anyuiskiy, várias reservas naturais (Bolshekhekhtsirsky, Botchinsky, Bureinsky, etc.) e os parques naturais.

Economia

Os principais setores da economia do Território de Khabarovsk são engenharia e metalurgia, siderurgia, mineração, indústria química, indústria pesqueira, silvicultura e indústria madeireira. São desenvolvidas a indústria alimentícia e a indústria ligeira. No Território de Khabarovsk existe também produção de embarcações, aeronaves, motores de diesel, máquinas de corte, máquinas de fundição, barras de aço, madeira, celulose, farmacêutica, alimentos, etc.

Os principais centros industriais do Território de Khabarovsk são: Khabarovsk, Komsomolsk-do-Amur, Sovetskaya Gavan, Nikolaevsk-do-Amur e Amursk.

Na agricultura do Território de Khabarovsk são cultivados cereais, soja e batata. Também estão bem desenvolvidas: a criação de gado, avicultura e apicultura.

Na parte sul do Território de Khabarovsk passa a Ferrovia Transiberiana e na parte central a Ferrovia de Baikal-Amur (veja mais sobre as ferrovias da Rússia). No Território de Khabarovsk é desenvolvido o transporte marítimo, sendo os principais portos: Vanino, Nikolaevsk-do-Amur e Okhotsk. Também é possível a navegação pelo rio Amur. O maior aeroporto (o aeroporto internacional "Novy") está localizado em Khabarovsk, mas também existem aeroportos nas cidades de Komsomolsk-do-Amur, Nikolayevsk-do-Amur, Okhotsk e Sovetskaya Gavan.


Site oficial do Território de Khabarovsk: http://www.adm.khv.ru




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site