REGIÕES ECONÔMICAS DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA
Região Econômica do Extremo Oriental

Voltar à lista das regiões econômicas


A composição da Região Econômica do Extremo Oriental (9 subdivisões federais)  - República da Iacútia (Sakha), Territorio de Khabarovsk, Territorio de Primorye (Litoral), Territorio da Kamtchatka, Região de Magadan, Regiao do Sakhalin, Região de AmurRegiao Autônoma Judaica, Distrito Autônomo de Chukotka.

A área da Região Econômica do Extremo Oriental - 6,215.9 km², população - 7,1 milhões de pessoas (5% da população da Rússia).

Entre as características distintivas da Região Econômica do Extremo Oriental é o seu enorme tamanho (36% do território da Rússia), uma grande distância das principais bases industriais na Rússia e pouco desenvolvimento.

Região Econômica do Extremo Oriental ocupa cerca de metade de todos os Macrozona Economica Oriental da Rússia.

Situação econômica e geográfica do Extremo Oriente é única. A distância considerável da parte europeia da Rússia e um amplo acesso aos mares dos oceanos Pacífico e Ártico fazer esta região do posto avançado da Rússia em suas fronteiras orientais. No sul da Região Econômica do Extremo Oriental são as fronteiras da Rússia com a Coréia do Norte e a China, no norte - fronteiras marítimas da Rússia com o Japão e os E.U.

As duras condições climáticas, quase solo congelado, de longa distância (Extremo Oriente se estende de norte a sul por mais de 5 mil km) bloquear o seu desenvolvimento económico. Transporte de mercadorias provenientes de outras partes da Rússia é muito caro. O mesmo vale para a exportação de mercadorias da Região do Extremo Oriental. O desenvolvimento económico da região do Extremo Oriental sofre de uma falta de desenvolvimento do sistema de transporte.

Em portos do Extremo Oriente são realizadas as relações económicas externas da Rússia, com muitos países da Bacia do Oceano Pacífico.

No Extremo Oriente, existem três zonas económicas livres (free-zonas).


Condições naturais e recursos

As condições naturais e dos recursos da Região Econômica do Extremo Oriental sao altamente diversificada, que está associada principalmente com a sua vasta área. Paisagem é muito complicado, estrutura geológica complexa, respectivamente. Há uma grande planície (Yano-Indigirskaya, Kolyma, Khanka, Baixa-Amur), e grandes serras e das montanhas (Cherskiy, Verkhoyansk, e Stanovoy Serras; mesetas da Kolyma e Chukotka). Terreno montanhoso dominado no Extremo Oriente.

O clima da Região do Extremo Oriental vária ate arctico no norte de mar temperado (monção), no sul. Em Iacútia, é o pólo do frio do hemisfério norte (Oymiakon), e algumas áreas de Primorye (Litoral) estão próximas às condições climáticas de clima subtropical.

De norte a sul alteram diferentes zonas naturais: o deserto ártico, tundra, floresta-tundra, floresta. Nas montanhas do Extremo Oriente acentuada alta zona de altitude.

As chuvas acentuadamente distintas Kamtchatka, Sakhalin e Primorye: aqui é o lugar cai uma quantidade recorde de neve (2-4 metros). Rios do Extremo Oriente são os maiores da Rússia sobre a medida, a disponibilidade de água, o valor potencial hidrelétrico - Lena, Amur, Indigirka, Kolyma.

Minerais da Região Econômica do Extremo Oriental variadas, mas muitos depósitos são pouco estudados ou exigir um trabalho geológico de grandes dimensões. No Extremo Oriente, descobriram os depósitos de carvão (Lensk e Yuzhno-Yakutsk Bacias), óleo (Sakhalin), gás natural (Iacútia), minério de ferro (Aldan bacia), não ferrosos e metais raros, diamantes, ouro.

Quase não usado potencial hidrelétrico dos rios. Extremo Oriente e é exclusivo em ações e diversidade dos recursos biológicos.

Região Econômica do Extremo Oriental tem grande potencial no uso dos recursos oceânicos.


População

Média da densidade populacional na Região Econômica do Extremo Oriental não exceda 1,2 pessoas/ km². Mas isso varia ate 13 pessoas/ km² em Territorio de Primorye de 0,1 no Chukotka Distrito Autónomo.

Nacional composição da Região Econômica do Extremo Oriental, mas geralmente dominado russo. Sua ação atingiu 88%, cerca de 7% são ucranianos. Aqui também vivem coreanos, bielorrussos e judeus. Em anos recentes afluxos, considerável do chinês. Os povos indígenas são representados em iacutos (380 mil), no norte vivem dolganes, evenkis e evenos, no nordeste segurar o tchuktches, esquimós, nas ilhas - aleutas, na Kamtchatka – koryakos e itelmenes e outros povos indígenas. O número de cada nação é inferior a 10 mil pessoas. (evenkis - 24 mil).

Difíceis condições de vida no Extremo Oriente identificado o predomínio do urbano sobre rural. A área média de urbanização da população é de 76%.


Indústria

O complexo de processamento de peixe do Extremo Oriente e mais poderoso na Rússia e dá mais de 40% das capturas de peixe de todo pais. Aqui, pescar salmão, caranguejo, lula, marisco pesca (mar vieiras), extrato de pepino do mar, algas marinhas.

É muito importante, metalurgia não ferrosa. Material extraído é enriquecido e enviado para as regiões ocidentais da Rússia. É interessante notar complexo para a produção de chumbo e zinco em Dalnegorsk. O Extremo Oriente sempre esteve em primeiro lugar para a extracção de estanho (Primorye, Territorio de Khabarovsk, Iacútia, Chukotka). No Extremo Oriente possui extração de ouro, diamantes, tungsténio (Iacútia e região de Magadan).

O terceiro ramo de especialização da Região Econômica do Extremo Oriental é um complexo florestal. O desenvolvimento mais intenso da floresta, no distrito sul. Indústria de papel e celulose está na região de Sakhalin e no Território de Khabarovsk. Das indústrias de outras regiões do Extremo Oriente, pode ser chamado de engenharia. Perfilagem de produção: aeronáutica (Komsomolsk-na-Amur, Ussuriysk, Arsenyev), construção e reparação naval (Komsomolsk-na-Amur, Vladivostok, Blagoveschensk, Khabarovsk), máquinas agrícolas (Blagoveschensk, Birobidjan).

Agricultura

Na agricultura do Extremo Oriente são de grande importância para vários ramos: o cultivo de soja (planície da Zeya-Bureya e parte da planície de Sredneamursk), de criação de renas na região norte, e nas regiões de Khabarovsk e Primorye - chifres de rena. A produção de grãos é desenvolvida na região de Amur (Zeya-Bureya planicie), arroz em Primorye (planície da Khanka).


Transporte

O desenvolvimento dos transportes como uma prioridade para o Extremo Oriente. Aqui, muitos territórios receberão adicional de desenvolvimento, se tivéssemos uma boa acessibilidade de transportes. De grande importância para as regiões do norte do Extremo Oriente é a Rota do Mar do Norte e os rios que correm para o Oceano Ártico. No sul, Região Econômica do Extremo Oriental são as principais estradas (construída a estrada principal Moscou-Vladivostok) e ferrovias - de Baikal-Amur, com ramal para Tommot (baseada em Yakutsk) e do porto de Busan na Ilha Sakhalin e a Ferrovia Trans-Siberiana. Os principais portos da região – Vladivostok, Nakhodka (com porto de Vostochny), Khabarovsk (saiba mais sobre portos marítimos).

Vladivostok e Khabarovsk são importantes centros culturais e científicos.




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site