FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - ECONOMIA DA RÚSSIA - EXPORTAÇÃO
As principais empresas de exportação da Rússia
Aeronaves civis e militares, aviões russos


Outras áreas de exportação da Rússia:

"Helicópteros da Rússia SA" - helicópteros civis e militares

Produção e exportação de fertilizantes minerais - ir

Сonstrução naval - Corporação Unida da Construção Naval

Veículo para todo o terreno "Tiger"

Produção de turbinas, centrais térmicas e hidrelétricas




A Rússia foi, é e será uma grande potência aérea, que fez a contribuição inestimável para a indústria de aviação mundial.

Mais informações sobre a história da aviação da Rússia veja
aqui.



Os aviões da Rússia. Avião civil de longa distância IL-96

Desenvolvedor: "Complexo de Aviação de S.V. Ilyushin"

Primeiro vôo: 1988


aeronaves civis da Rússia - o avião de passageiros il 96

As aeronaves civis da Rússia. O avião de passageiros russo IL-96


O projeto de avião de passageiros IL-96 foi desenvolvido em 1978, na União Soviética, sob a liderança de construtor famoso Serguei Ilyushin (veja mais aqui). No total, o IL-96-300 apresenta as soluções científicas e técnicas protegidas por 14 russos e 29 patentes estrangeiras, 167 certificados de direitos autorais.

Em 28 de Setembro de 1988 o novo avião primeiro vez se levou para o céu. Durante os testes, a aeronave realizou uma única série de vôos na distância até 14,840 km. O avião foi testado em Yakutsk com a temperatura de -50 °C e em Tashkent, com +40 °C. O avião de passageiros IL-96-300 começou a ser produzido em massa a partir de 1992. Agora na Rússia e nos outros países são operadas as 17 aeronaves IL-96-300.

Os aviões de passageiros IL-96-300 têm capacidade para transportar de 257 a 289 passageiros na distância até 13.500 km. A aeronave é muito confortável e pode ser operada em todas as regiões do mundo. O esquema de aeronaves civis IL-96-300 é variável, dependendo dos requisitos dos clientes. O sistema de navegação a bordo permite automação completa de pilotagem sobre quaisquer áreas do mundo, bem como realizar aterragem automática na categoria IIIA da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). O avião IL-96-300 pode realizar vôos diretos em rotas que ligam a Rússia com a América, Oriente Médio e Extremo Oriente.


aeronaves civis da Rússia - o avião de passageiros il 96

As aeronaves civis da Rússia. O avião russo de longa distância IL-96-400


IL-96-400M é uma nova versão do avião russo IL-96, com uma fuselagem alongada, envergadura maior e os motores mais potentes. A aeronave pode transportar de 315 a 436 passageiros e voar em rotas de até 13.200 km.

IL-96-400T é a modificação da avião de carga. O avião é projetado para transportar 92 toneladas de carga com volume total de 776 metros cúbicos por 5.000 km. Com a quantidade máxima de combustível a aeronave IL-96-400T pode voar na distância até 13.000 km.

As características principais do avião IL-96


 

IL-96-300

IL-96-400М

Envergadura, metros

61,115

Comprimento, metros

55,345

63,939

Altura, metros

17,55

15,717

Asas, metros quadrados

350

Diâmetro da fuselagem, metros

6,08

Tipo de motor

4 x TRDD, PS-90A (ТРДД, ПС-90А)

4 x TRDD, PS-90A1 (ТРДД, ПС-90А1)

Potência de decolagem, kg/sec

4 х 16000

4 х 17400

Consumo de combustível (ton/hora)

7,3

7,5

Massa máxima, toneladas

240

265

Carga útil máxima, toneladas

40

58

Combustível, litros

152.620

Velocidade de cruzeiro, km/h

850-870

870

Distância, km

9.000 - 13.500

10.000-13.500

Altura de vôo, metors

10.000

9.000 - 12.000

Tripulação, pessoas

3

Passageiros, pessoas

 300 / 262 / 235

436 / 386 / 315

Vida de serviço

20 anos / 12.000 voos / 60.000 horas




As aeronaves da Rússia. Avião civil de média distância TU 204/14

Desenvolvedor: SA "Tupolev"

Primeiro vôo: 1988


aeronaves civis da Rússia - o avião de passageiros tu 204

As aeronaves civis da Rússia. O avião de passageiros russo TU-204/14


O avião TU-204 é projetado para 210 passageiros e pode voar a uma distância de 4.300 km. Foi concebida uma família de aeronaves, que inclui avião de passageiros, de carga e com as opções conversíveis rapidamente.

A aeronave possui baixo custo de exploração, um interior moderno, ruído baixo e consumo de combustível pequeno. Os aviões TU-204 estão produzidos nas maiores fábricas de aeronaves da Rússia, nas cidades de Ulianovsk e Kazan.

Atualmente está disponível uma versão atualizada do TU-204SM, que voou pela primeira vez em 2010. No avião é possível instalar um tanque de combustível adicional, os motores russos ou estrangeiros e qualquer versão do compartimento de passageiros.


aeronaves civis da Rússia - o avião de passageiros tu 204

Os aviões da Rússia. O avião russo de média distância Tu-204S


O avião Tu-204S é uma versão de carga concebida para transportar as cargas de até 30 toneladas na distância pelo menos 2.400 km, ou até 12 toneladas de carga na uma distância de 6750 km. Configuração mista de avião TU-204 (carga e passageiro) pode, simultaneamente, transportar até 72 pessoas e de 18 toneladas de carga.

As características principais do avião TU-204/14


 

Tu-204-100

Тu-204-120

Тu-214

Тu-204-300

Envergadura, metros

42,0

Comprimento, metros

46,0

46,0

46,0

40,0

Altura, metros

13,9

Asas, metros quadrados

184,2

Tipo de motor

2 x PS-90A (ПС-90А)

2 x RB.211-535E4

2 x PS-90A

2 x PS-90A

Potência de decolagem, kg/sec

16000

19000

16140

16140

Massa máxima, toneladas

103,0

103,0

110,75

107,5

Carga útil máxima, toneladas

21,0

21,0

25,2

18,0

Combustível, litros

32,8

32,8

35,710

36,0

Velocidade de cruzeiro, km/h

810 - 850

Distância, km

4.300

4.100

4.340

5.800

Altura de vôo, metros

12.600

12.600

12.100

12.100

Tripulação, pessoas

3

Passageiros, pessoas

210

210

210

164

Vida de serviço

20 anos / 25.000 voos / 45.000 horas




As aeronaves da Rússia. Avião civil de curta distância Sukhoi Superjet 100 (SSJ)

Desenvolvedor: SA "Empresa "Sukhoi"

Primeiro vôo: 2008


aeronaves civis da Rússia - o avião de passageiros Sukhoi Superjet 100

Os aviões da Rússia. O avião civil de curta distância Sukhoi Superjet 100 (SSJ)


O avião russo Sukhoi Superjet 100 (SSJ) tem capacidade de transportar 95 passageiros a uma distância até 3.000 km (modelo básico) e até 4.500 km (versão com alcance estendido). Sukhoi Superjet 100 é uma família única de aeronaves de curta distância, que oferece aos passageiros um nível de conforto similar ao avião de longo curso.


aeronaves civis da Rússia - o avião de passageiros Sukhoi Superjet 100

Os aviões civis da Rússia. O avião de passageiros Sukhoi Superjet 100 (SSJ)


O avião Sukhoi Superjet 100 foi desenvolvido com a participação de construtores de 20 líderes mundiais na fabricação de aeronaves. Por isso, o avião possui o desempenho, conforto, segurança, economia e eficiência de operação inigualáveis para a sua classe. Devido á possibilidade de aumento da autonomia de vôo o avião pode ser usado em uma ampla rede de rotas, incluindo o de médio alcance. Aerodinâmica perfeita do avião Superjet 100 dá muitas vantagens para a velocidade de cruzeiro.

As características principais do avião Sukhoi Superjet 100 (SSJ)


 

SSJ-100 (configuração bácica)

SSJ-100 (autonomia aumentada)

Envergadura, metros

27,8

Comprimento, metros

29,94

Altura, metros

10,28

Tipo de motor

2 x SaM 146

Massa máxima, toneladas

45,8

49,4

Carga útil máxima, toneladas

12,2

Velocidade de cruzeiro, LRC, M

0.78

Distância, km

3.048

4.578

Altura de vôo, metros

12.500

Tripulação, pessoas

3

Passageiros, pessoas

98

98




As aeronaves da Rússia. Avião anfíbio multiuso Be-200

Desenvolvedor: Complexo de Aviação de G.M. Beriev

Primeiro vôo: 1998


aeronaves civis da Rússia - o avião anfíbio multiuso Be-200

Os aviões civis da Rússia. O avião anfíbio multiuso Be-200


A configuração básica da aeronave anfíbia russa Be-200 é concebida para extinguir os incêndios com água ou outro líquido de extinção de incêndio a partir do ar. Além disso, o avião Be-200 pode executar diferentes funções, bem como: transporte de carga, busca e salvamento, monitoramento ambiental, patrulhando das fronteiras terrestres e marítimas.

Existem várias versões do avião Be-200: carga, de passageiros (Be-210), de busca e salvamento, ambulância. Todas as versões têm capacidade de combate a incêndio. O avião anfíbio Be-200 pode operar em aeródromos com extensão de pista 1.800 m, bem como na água com o comprimento mínimo de 2.300 m e com a profundidade pelo menos 2,5 metros. A aeronave pode decolar e pousar na água com altura de onda de até 1,3 m. Por meio de proteção especial contra a corrosão o avião pode ser explorado em alto mar.


aeronaves civis da Rússia - o avião anfíbio multiuso Be-200

As aeronaves civis da Rússia. O avião anfíbio russo Be-200


A aeronave anfíbia Be-200 pode levar até 12 toneladas de água. Reabastecimento de água pode ser feito no aeródromo e na água aberta no modo planado, por 14 segundos. O alto índice de subida do avião Be-200 é uma vantagem significativa para combate a incêndios em espaços confinados, tais como em zonas montanhosas e na presença de obstáculos.

As características principais do avião anfíbio multiuso Be-200


 

Bе-200

Bе-200ЧС

Envergadura, metros

32,78

Comprimento, metros

32,05

Altura, metros

8,9

Asas, metros quadrados

117,44

Tipo de motor

2 x TRDD D436-TP (ТРДД  Д436-ТП)

Consumo de combustivel (kg/kgs*h)

0,608

Massa máxima, decolagem (kg)

terra - 37.900

terra - 42.000

agua - 37.200

agua - 40.000

Carga útil máxima

12000 litros da agua / 7.500 kg de carga

Combustivel, litros

12.500

Velocidade de cruzeiro (km/h)

710

700

Distância máxima (km)

3.600

3.100

Distância com carga útil máxima (km)

1.400

1.800

Altura de vôo, m

8.000

Navegabilidade - altura de onda, m

до 1,2

Navegabilidade - profundidade minima, m

2,6

Vida de serviço

30 лет

Altura de patrulhamento, metros

100-8.000

Velocidade de patrulhamento (km/h)

300-560

Número de evacuados

30-50




As empresas-construtoras de aeronaves:

Corporação Unida da Construção Aéreo SA (ОАО "Объединенная авиастроительная корпорация") - http://www.uacrussia.ru


Corporação IRKUT SA (ОАО "Корпорация ИРКУТ") - http://www.irkut.com




Veja também:


Força Aérea da Rússia: helicópteros militares - ir

O Salão Internacional de Aviação e Espaço (MAKS) - ir

Rússia no espaço, o programa espacial russo - ir

As relações comerciais entre a Rússia e o Brasil - ir

Principais indicadores econômicos da Rússia - a estatística econômica - ir

Aeroportos Internacionais da Rússia: mapas, fotos e especificações - ir

Portos marítimos da Rússia: mapa, fotos e especificações - ir

Regiões econômicas da Federação da Rússia: mapa e informação - ir


voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site