REGIÕES ECONÔMICAS DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA
Região Econômica Central

Voltar à lista das regiões econômicas


A composição da Região Econômica Central é formada por 13 subdivisões federais: cidade de Moscou, regiões de Kostroma, Iaroslavl, Ivanovo, Vladimir, Riazan, Tula, Oriol, Briansk, Kaluga, Smolensk, e Tver. Pelo número das subdivisões federais é a maior região econômica, e também se destaca pela população, com uma área de 483,0 mil km² aonde a população chega a 29,0 milhões de pessoas.

A situação econômica-geográfica da Região Econômica Central é muito vantajosa. Ela está localizada no centro da parte européia da Rússia, no cruzamento das principais rotas de transporte, que sempre contribuiu para o desenvolvimento do comércio e outras relações econômicas. Historicamente a Região Central evoluiu a parte cultural, religiosa, moral, étnica-nacional, econômica e fundações política de um Estado da Rússia. Por isso a Região Econômica Central é o núcleo histórico e econômico da Rússia.


Condições naturais e recursos

O tamanho da Região Econômica Central é pequeno, ela é  menor que regiões do Leste, bem como as regiões econômicas do Norte e Volga. As condições naturais são favoráveis para a atividade econômica e de vida.

O relevo da Região Econômica Central é diverso, em geral suas planícies são quebradas por colinas grandes como: Valdai, Smolensk-Moscou. O clima é continental e moderado. Os rios da Região Central, incluem os grandes e mais importantes como: Volga, Dvina Ocidental, Oka e formam uma rede hidrográfica densa. Os rios têm grande valor econômico. Os solos da área, principalmente podzólico, necessitam de obras de beneficiação e fertilizantes para melhorar a sua baixa fertilidade natural, no sul a floresta cinza é fértil.

Os recursos naturais são importantes reservas de floresta na parte norte desta área (especialmente nas regiões da Kostroma e Tver), o carvão marrom (bacia de carvão marrom perto de Moscou), fosforites calcários, turfa e areia. Mas, em geral, a Região Econômica Central carece de recursos naturais, e é assim que a indústria trabalha principalmente em matérias-primas importadas.


População

A Região Econômica Central está elevando a densidade de população (mais de 60 pessoas/km²), mas existem diferenças significativas. A concentração máxima da população é atingida dentro da área metropolitana de Moscou (excluindo Moscou são 140 pessoas/km²), enquanto que a densidade média da região de Kostroma é de 13 pessoas/km². A população urbana é de 83,1%. Na região é formada a maior aglomeração de Moscou, na Rússia. Moscou uma vez impediu o crescimento de outras cidades, de modo que os grandes assentamentos urbanos na área foram um pouco: Iaroslavl (620 mil pessoas), Riazan (530 mil pessoas), Tula (520 mil pessoas).

A principal nacionalidade da população é a russa. Aqui e ali, vivendo um compacto de outras nações: na região de Tver são os Carélos, na região de Ryazan os Mordvinos e Tártaros, nas zonas de fronteira com Belarus, e regiões de Smolensk e Bryansk  os Bielorrussos.


Economia e infraestrutura

A disponibilidade de recursos humanos qualificados e um grande número de institutos de pesquisa e planeamento que sempre definiram o desenvolvimento da Região Econômica Central e de grandes indústrias de alta tecnologia e mão-de-obra, incluindo o complexo militar-industrial.


Setor terciário

Moscou é, certamente, o maior centro bancário da Rússia, onde estão concentrados todos os principais bancos da Rússia, há uma grande rede de agências. Tudo isso leva ao fato de que esta indústria vem em primeiro plano e dentro do espaço. Ganhos em operações financeiras, esta à frente de todas as outras áreas da gestão. Os recursos adicionais levam ao centro o reforço do papel e da realização de funções públicas por parte de Moscou. Há também o alojamento da Administração Presidencial, Governo, Assembléia Federal e concentração de chumbo das várias indústrias, empresas e controle de estruturas.


Indústria

Engenharia é a principal indústria da Região Econômica Central. Em seu tempo aqui se desenvolveram automóveis, máquinas-ferramentas, instrumentação, engenharia elétrica, eletrônica, fabricação de aviões. O centro está focado em um monte de fábricas de equipamentos para diversas indústrias (vestuário, química, energia, materiais de construção e madeira).

Entre os ramos da química, estão trabalhando com seus próprios recursos, e deve ser chamados de produção de fertilizantes fosfatados. Na importação de petróleo e gás (na região existem 3 refinarias) operação de usinas para a produção de plásticos, fibras químicas e segmentos, borracha sintética, fertilizantes nitrogenados, detergentes. A siderurgia é representada por uma fábrica de ciclo completo em Tula, fábrica de fundição no Kosaya Gora (região de Tula), bem como um número de empresas de fundição de aço em Moscou, Elektrostal e Orel.

A indústria têxtil está a ter uma diminuição na produção, causada pela importação maciça de produtos mais baratos a partir do estrangeiro, a falta de matérias-primas deixou a Rússia de fora, com o desaparecimento de contratos públicos, o que levou ao encerramento de muitas empresas. A maioria das outras indústrias fornece as necessidades internas da Região Econômica Central: geração de energia, processamento de alimentos, metalurgia não-ferrosa e a construção de complexos.


Agricultura

As condições climáticas combinam com diferentes solos e podem crescer nos grãos do norte, culturas forrageiras e batata. O inverno do sul amadurece o trigo, em solos tchernoziom plantou-se um monte de batatas, no sul a beterraba. Na criação de animal é representada pelo gado, na área de muitos pássaros e granjas e criação de porcos. Um desenvolvimento significativo que tem um tipo de subúrbio da economia, combinando legumes, batatas com o leite e gado de corte e suínos.


Transporte

O transporte da Região Econômica Central tem sido de enormes cargas e passageiros. Historicamente, a radial-circular rede de transporte fica no centro de Moscou, as tarifas de 11 ferrovias eletrificadas, ligando o distrito central com todas as partes da Rússia e é através de Moscou que passam algumas das estradas. Moscou sedia a maior companhia aérea do país, através da Região Central conseguiu oleodutos e gasodutos. O porto fluvial de Moscou pode aceitar a carga que vem através dos canais de 5 mares.

A Região Econômica Central é uma importante zona turística da Rússia.




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site