SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - REPÚBLICA DE KOMI

bandeira da República de Komi - Rússiabrasão da República de Komi - Rússia

Geografia

A República de Komi está situada no extremo nordeste da Rússia européia, e é um membro do Distrito Federal do Noroeste. A área da República de Komi é de 416,8 mil km² (2,4% da Rússia) e a sua extensão sudoeste-nordeste é de 1.275 km.

A República de Komi faz fronteira com os Distritos Autônomos de Nenets, Yamalo-Nenets e de Khanty-Mansi, com o Território de Perm e com as regiões de Sverdlovsk, Kirov e de Arkhangelsk.

História

A República foi nomeada com o nome do povo indígena do grupo fino-úgrico, que viveu ali, o Komi. Na Idade Média as terras de Komi pertenceram às possessões da República de Novgorod, e no final do século XV foram juntadas ao Estado de Moscou.

Em 22 de Agosto de 1921 foi criada a Região Autônoma dos Komi - Ziryan. Em 1936 ela foi transformada em uma república autônoma dentro da RSFSR (República Socialista Soviética Autônoma de Komi), e em 1990 em uma república independente (República Socialista Soviética de Komi).

Mais tarde, em 26 de Maio de 1992 foi transformada em uma república da Rússia com o nome atual de República de Komi.

Subdivisões

A República de Komi é composta por cinco distritos urbanos e 15 municípios. A capital da República de Komi é a cidade de Syktyvkar.


População

A população da República de Komi é de 901.600 habitantes e a sua densidade populacional é de 2,3 habitantes por km².

Mais de dois terços da população são os moradores urbanos. As maiores cidades da República de Komi são: Syktyvkar (228,5 mil pessoas), Ukhta (102,9 mil pessoas), Vorkuta (84,1 mil pessoas), Pechora (48,1 mil pessoas), Usinsk (45,5 mil pessoas).

Na República de Komi vivem russos (60%), komi (25%), bem como os ucranianos, bielorrussos, tártaros, alemães, etc.

Clima

O clima na maior parte do território da República de Komi é temperado continental, com invernos longos e severos e os verões curtos e relativamente quentes. A temperatura média no mês de Janeiro é entre -17 °C e -20 °C, sendo no mês de Julho entre +11 °C e +15 °C.

As precipitações médias anuais são de 700 mm na planície e 1500 mm nas montanhas.

No norte e nordeste da República de Komi existe o solo congelado permanente (permafrost). Algumas áreas da República de Komi estão sujeitas as abalas sísmicos.

Natureza e recursos naturais

A República de Komi está situada dentro das planícies do Pechora e de Mezen-Vychegda, das Colinas de Timan e das encostas ocidentais dos montes Urais. No território da República correm muitos rios, sendo os maiores: Izhma, Mezen, Pechora, Sysola, etc. Na República de Komi existem mais de 78 mil lagos. Mais do 7,7% do território da República é ocupado por pântanos.

O extremo nordeste da República de Komi é a tundra e o sul é uma estreita faixa de floresta-tundra, alternada com vastas florestas (veja mais sobre as zonas naturais da Rússia). A vegetação da República de Komi é de uma grande diversidade, desde os musgos e líquenes na tundra até as florestas de coníferas e mistas.

As florestas cobrem mais dos 70% da área da República de Komi. As reservas totais de madeira da República são de cerca de três milhões de m³, mas a parte principal das florestas é território protegido. Um território único e a Reserva Natural do Pechora-Ilich, lá existem florestas virgens, não afetadas pela atividade humana e impacto tecnológico, que na Europa já não tem. A Reserva de Pechora-Ilich e o Parque Nacional Yugyd Va, reunidos sob o título "As Florestas Virgens de Komi", são incluídas na lista do Patrimônio Mundial Cultural e Natural.

Na República de Komi existem mais de 4.400 tipos de animais diferentes, incluindo 50 espécies novas. Na República habitam espécies de animais de peles valiosas, como são: marta zibelina, marta, doninha, arminho, raposa polar, raposa vermelha, etc. Vivem muitos alces, renas, javalis, castores, etc. Nas águas habitam 47 espécies de peixes. Muitos representantes da fauna da República de Komi estão incluídos no Livro Vermelho (veja mais sobre a fauna da Rússia).

A República de Komi possui 95 monumentos naturais, incluindo os monumentos geológicos (como o assentamento mais ao norte do homem paleolítico e a maior localização de ossos de animais antigos do norte de Europa).

Em depósitos comprovados da República de Komi existem os seguintes minerais (com percentuais em relação às reservas totais da Rússia): petróleo (3%), carvão (4,5%), barita (13%), bauxita (30%), titânio (50%) e veios de quartzo de matéria-prima (80%). Além disso, na República de Komi existem reservas de ouro, diamantes, turfa, fosforite, sal, calcário, minério de manganês, pedras preciosas, etc. Os recursos mais significativos da República de Komi são o petróleo, o gás natural e o carvão.

Economia

Os principais setores da economia da República de Komi são: mineração (carvão, petróleo e gás), indústria de madeira, celulose e papel (a região produz mais de 1/7 do papel da Rússia). Na República são desenvolvidas a produção de materiais de construção, engenharia e metalurgia, indústria alimentícia e a indústria ligeira.

O desenvolvimento da agricultura na República de Komi é desigual, dependendo das condições climáticas. Na República existe criação de vacas, porcos, ovelhas, cavalos e galinhas. No norte da República de Komi prevalece a criação de renas e de animais de pele valiosa.

A rede de transportes da República de Komi é composta por 2,3 mil km de ferrovias, por 4,1 mil km de vias navegáveis interiores (pelos rios Pechora e Vychegda) e por 11,8 mil km de rodovias. Existe uma rede de oleodutos e gasodutos.

Na Republica de Komi existem sete aeroportos. No rio Pechora está localizada uma hidrelétrica térmica.


Site oficial da República de Komi: http://rkomi.ru




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site