FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - HISTÓRIA DA AVIAÇÃO DA RÚSSIA
Aviões e construtores de aeronaves da época soviética (1917-1945). Parte 3


Veja também:

Força Aérea da Rússia: aviões militares, bombardeiros, caças

Força Aérea da Rússia: helicópteros militares

O Salão Internacional de Aviação e Espaço (MAKS)

Hístoria da aviação do Império Russo

Hístoria da aviação da Rússia em tempos da União Soviética - Parte 1

Hístoria da aviação da Rússia em tempos da União Soviética - Parte 2



História da aviação da Rússia em tempos da União Soviética - 1917–1945.
Os construtores e aeronaves da Segunda Guerra Mundial


Serguey Vladimirovich ILYUSHIN
(1894-1976)


história da aviação da Rússia - o construtor soviético Serguey Ilyushin

História da aviação da Rússia. Serguey Ilyushin, o construtor de aeronaves da União Soviética


Serguey Vladimirovich Ilyushin é um construtor de aeronaves soviético. Durante a educação na Academia da Força Aérea construiu três planadores. O último deles - "Moscou" - em competições na Alemanha recebeu o primeiro prêmio para a duração do vôo.

O Ilyushin trabalhou em um aeródromo de pesquisas da Força Aérea. Em 1933 ele chefiou o Bureau de Design Central na fábrica de aviação de Moscou de nome de Menzinskiy, que mais tarde tornou-se o departamento de design de Ilyushin, cuja atividade foi associada com o desenvolvimento de caças, bombardeiros, e aeronaves de passageiros e de transporte. Desde 1935, o Ilyushin tornou-se o construtor-chefe, em 1956-70 – o construtor geral.

Serguey Ilyushin criou sua própria escola na construção de aviões. Os aviões de assalto de Ilyushin durante a Segunda Guerra Mundial formaram a base dos aviões de ataque soviéticos. O IL-2 foi um dos mais populares aviões deste período. Sob a direção de Ilyushin foram criados os aviões de assalto Il-2, IL-10, os bombardeiros Il-4, IL-28, as aeronaves de passageiros IL-12, IL-14, IL-18, IL-62, o avião de carga IL-76, bem como uma série de aeronaves experimentais.


O bombardeiro IL-4 (ИЛ-4)


história da aviação da Rússia - o bombardeiro russo IL-4

História da aviação da Rússia. O bombardeiro IL-4, 1940, União Soviética


O bombardeiro IL-4 (o bombardeiro da longa distância DB-3) foi construído em 1940-1945. Foram produzidas as 5.256 aeronaves.


Caraterísticas do avião IL-4


Modificação

IL-4 (ИЛ-4)

Envergadura, m

21.44

Comprimento, m

14.76

Altura, m

4.10

Área de asas, m²

66.7

Massa, kg

- netto

6.421

- norma

10.055

- máxima

12.120

Tipo de motor

2 PD M-88B (2 ПД М-88Б)

Potência, cv

2 х 1100

Velocidade máxima, km/h

398

Velocidade perto do chão, km/h

332

Distância, km

4000

Velocidade ascensional, m/min

264

Altura prática, m

8300

Tripulação, pessoas

3-4

Armamento

Uma metralhadora de 12,7 mm, duas metralhadoras de 7,62 mm, as bombas de 1000 a 2500 kg


história da aviação da Rússia - o bombardeiro soviético IL-4

História da aviação da Rússia. O bombardeiro soviético IL-4



O avião de assalto IL-2 (ИЛ-2)


história da aviação da Rússia - o avião de assalto IL-2

História da aviação da Rússia. O avião de assalto IL-2, 1942, União Soviética


O avião de assalto IL-2 foi construído em 1942-1945. Foram produzidas as 36.163 aeronaves. O avião IL-2 causou mais danos ao inimigo, que todas as aeronaves da Força Aérea Soviética durante da Segunda Guerra Mundial.


Caraterísticas do avião IL-2


Modificação

IL-2 (ИЛ-2)

Envergadura, m

14.60

Comprimento, m

11.60

Altura, m

4.17

Área de asas, m²

38.5

Massa, kg

- netto

4.525

- norma

6.060

Tipo de motor

1 PD AM-38 (1 ПД АМ-38)

Potência, cv

1 х 1575 (1 x 1665)

Velocidade perto do chão, km/h

370

Velocidade máxima, km/h

411

Distância, km

685

Velocidade ascensional, m/min

417

Altura prática, m

6.000

Tripulação, pessoas

2

Armamento

Dois canhões de 20 mm (com os 210 cartuchos cada), duas metralhadoras de 7,62 mm, uma metralhadora traseira de 12,7 mm (280 cartuchos), 8 foguetes RO-82 e as bombas de 400-600 kg


história da aviação da Rússia - o avião de assalto soviético IL-2

História da aviação da Rússia. O avião de assalto soviético IL-2 em ataque




Semyon Alekseyevich LAVOCHKIN
(1900-1960)


história da aviação da Rússia - o construtor de aviões soviético Semyon Lavochkin

História da aviação da Rússia. Semyon Lavochkin, o construtor de aeronaves da União Soviética


Semyon Alekseyevich Lavochkin é um construtor de aeronaves da União Soviética. Ele trabalhou no Bureau de Design Central, em seguida, no escritório de design de D. P. Grigorovich.

Em 1939, o famoso construtor de aeronaves Tupolev o convidou para trabalhar na Direção Geral da Indústria da Aviação (GUAP). Desde 1939 o Lavochkin tornou-se o construtor-chefe, e desde 1956 – o construtor geral.

Em 1940, Lavochkin, juntamente com o M.I. Gudkov e V.P. Gorbunov, apresentou o caça LaGG-1 (I-22), que depois de melhorias tinha sido posto na produção em massa sob o nome de LaGG-3 (I-301). No desenvolvimento desta aeronave o construtor Lavochkin usou, pela primeira vez na União Soviética, o novo material extra forte - delta-madeira. Em seguida, a aeronave recebeu os motores mais potentes. Em setembro de 1942, os primeiros aviões La-5 foram transferidos para a linha de frente de Stalingrado. Depois na base deste avião foram produzidos os caças La-5F, La-5FN, La-7, que foram amplamente utilizados durante a Segunda Guerra Mundial.


história da aviação da Rússia - o construtor de aviões soviético Semyon Lavochkin

História da aviação da Rússia. O construtor S. Lavochkin com os pilotos da aviação naval


Nos anos do pós-guerra, sob a direção de Lavochkin foi criada uma série de aeronaves a jato experimentais e em série, incluindo o La-160 - o primeiro avião soviético com asas do tipo "flecha" e o avião La-176, que a primeira vez na URSS, em 26 de Dezembro de 1948, atingiu a velocidade do som. A caça La-15, que foi produzida em uma série pequena (500 unidades), foi o último avião de construtor Lavochkin.



Avião de caça LaGG-3 (ЛаГГ-3)


história da aviação da Rússia - o avião de caça soviético LaGG-3

História da aviação da Rússia. O avião de caça LaGG-3, 1941, União Soviética


O avião de caça LaGG-3 foi construído em 1941-1944. Foram produzidas as 6.528 aeronaves.


Caraterísticas do avião LaGG-3


Modificação

LaGG-3 (ЛаГГ-3)

Envergadura de asas, m

9.8

Comprimento, m

8.81

Altura, m

4.40

Área de asas, m²

17.62

Massa, kg

- netto

2.680

- norma

3.346

Tipo de motor

1 PD M-105P (1 ПД М-105П)

Potência, cv

1 х 1050

Velocidade máxima, km/h

575

Velocidade perto do chão, km/h

498

Distância, km

1100

Velocidade ascensional, m/min

735

Altura prática, m

9.500

Tripulação, pessoas

1

Armamento

Três metralhadoras de 12,7 mm, uma metralhadora de 7,62 mm



O avião de caça La-5 (Ла-5)


história da aviação da Rússia - o avião de caça La-5

História da aviação da Rússia. O avião de caça La-5, 1942, União Soviética


O avião de caça La-5 foi construído em 1942-44. Foram produzidas as 9.920 aeronaves.


Caraterísticas do avião La-5


Modificação

La-5 (Ла-5)

Envergadura, m

9.80

Comprimento, m

8.67

Altura, m

2.54

Área de asas, m²

17.5

Massa, kg

- netto

2.681

- norma

3.360

Tipo de motor

1 PD M-82 (1 ПД М-82)

Potência, cv

1 х 1330

Velocidade perto do chão, km/h

509

Velocidade máxima, km/h

580

Distância, km

1190

Velocidade ascensional, m/min

833

Altura prática, m

9.500

Tripulação, pessoas

1

Armamento

Dois canhões de 20 mm, duas bombas FAB de 100 kg cada




Alexander Sergeyevich YAKOVLEV
(1906-1989)


história da aviação da Rússia - o construtor de aviões soviético Alexander Yakovlev

História da aviação da Rússia. Alexander Yakovlev, o construtor de aviões soviético


Em 1924, Alexander Yakovlev construiu sua primeira aeronave – o planador APS-10, que foi premiado como um dos melhores nas competições da União Soviética. O primeiro vôo do FAV-10 fez em 15 de Setembro de 1924, e agora esta data é comemorada como o aniversário de departamento de design de Yakovlev.

De 1924 a 1927 o Yakovlev trabalhou como um mecânico na Academia da Força Aérea de nome de Zhukovskiy. Em 1927, ele construiu o avião leve AIR-1 e foi admitido na Academia, onde se graduou em 1931. Desde 1931 o Yakovlev trabalhou como engenheiro em uma fábrica de aeronaves № 39 de nome de Menzhinskiy, onde ele organizou um grupo de aviação ligeira. Em 1934 o Yakovlev tornou-se chefe do departamento de design industrial da aviação, em 1935-1956 ele trabalhou lá como o construtor-chefe.

e 1956 a 1984 o Yakovlev foi o construtor geral do departamento de construção dos aviões com o nome dele (OKB-115). Sob a direção de Yakovlev no OKB-115 foram produzidos mais de 200 tipos e modificações de aeronaves, incluindo mais de 100 em massa.

Por 70 anos foram construídos os 70 mil aviões "Yak". Durante a Grande Guerra Patriótica para as tropas soviéticas foram produzidas as 40 mil aeronaves "Yak". Nas aeronaves de Yakovlev foram estabelecidos os 74 recordes mundiais.



O avião de caça Yak-1 (Як-1)


história da aviação da Rússia - o avião de caça soviético Yak-1

História da aviação da Rússia. O avião de caça Yak-1, 1940, União Soviética


O avião de caça Yak-1 foi construído em 1940-1944. Foram produzidas as 8.740 aeronaves.


Caraterísticas do avião Yak-1


Modificação

Yak-1 (Як-1)

Envergadura de asas, m

10.0

Comprimento, m

8.48

Área de asas, m²

17.15

Massa, kg

- netto

2.445

- norma

2.950

Tipo de motor

1 PD M-105PA (1 ПД М-105ПА)

Potência, cv

1 х 1050

Velocidade máxima, km/h

569

Velocidade perto do chão, km/h

472

Distância, km

650

Velocidade ascensional, m/min

877

Altura prática, m

10.000

Tripulação, pessoas

1

Armamento

Um canhão de 20 mm, duas metralhadoras (ШКАС) de 7,62 mm



O avião de caça Yak-9 (Як-9)


história da aviação da Rússia - o avião de caça soviético Yak-9

História da aviação da Rússia. O avião de caça Yak-9, 1942, União Soviética


O avião de caça Yak-9 foi construído em 1942-1948. Foram produzidas as 16.769 aeronaves. O caça mais produzido para a Força Aérea Soviética na Segunda Guerra Mundial.


Caraterísticas do avião Yak-9


Modificação

Yak-9 (Як-9)

Envergadura de asas, m

9.74

Comprimento, m

8.5

Altura, m

3.0

Área de asas, m²

17.15

Massa, kg

- netto

2.277

- norma

2.873

Tipo de motor

1 PD VK-105PF (1 ПД ВК-105ПФ)

Potência, cv

1 х 1180

Velocidade máxima, km/h

599

Velocidade perto do chão, km/h

520

Distância, km

875

Velocidade ascensional, m/min

820

Altura prática, m

11.100

Tripulação, pessoas

1

Armamento

Um canhão de 20 mm com os 120 cartuchos e uma metralhadora de 12,7 mm sincronizada com os 200 cartuchos



O avião de caça Yak-3 (Як-3)


história da aviação da Rússia - o avião de caça soviético Yak-3

História da aviação da Rússia. O avião de caça Yak-3, 1943, União Soviética


O avião de caça Yak-3 foi construído em 1943-1947. Foram produzidas as 4.848 aeronaves.


Caraterísticas do avião Yak-3


Modificação

Yak-3 (Як-3)

Envergadura de asas, m

9.20

Comprimento, m

8.5

Altura, m

2.42

Área de asas, m²

14.85

Massa, kg

- netto

2.123

- norma

2.692

Tipo de motor

1 PD VK-105PF2 (1 ПД ВК-105ПФ2)

Potência, cv

1 х 1240

Velocidade máxima, km/h

646

Velocidade perto do chão, km/h

567

Distância, km

648

Velocidade ascensional, m/min

1111

Altura prática, m

10.400

Tripulação, pessoas

1

Armamento

Um canhão de 20 mm e as duas metralhadoras de 12,7 mm




Artiom Ivanovich MIKOYAN
(1905-1970)


história da aviação da Rússia - o construtor de aviões soviéticos Artiom Mikoyan

História da aviação da Rússia. Artiom Mikoyan, o construtor de aviões soviéticos


Artiom Ivanovich Mikoyan é o construtor de aviões soviéticos. Depois de serviço no Exército Vermelho, ele juntou-se à Academia da Força Aérea. Com os companheiros Mikoyan e construiu seu primeiro avião, "Oktyabrionok".

Após a conclusão da Academia Mikoyan trabalhou na Fábrica de aviões №1. Desde de 1939 ele é o chefe de um departamento de construção experiente desta fabrica. Em 1940, sob a direção de Mikoyan (com M. Gurevich) foi criado o caça MiG-1 e sua modificação MiG-3. Desde 1940, o Mikoyan foi nomeado o construtor-chefe da Fábrica de aviões №1. Em 1940-41 foi construído uma grande série de caças MiG-3 e o avião participou de operações em combate durante o período inicial da Grande Guerra Patriótica. Em 1942 Mikoyan tornou-se o diretor e o construtor-chefe da recém-criada fábrica de aeronaves experimentais.

Em 1941-1945, sob a orientação de Mikoyan foi criada uma série de caças com as características de alto desempenho, incluindo o avião I-250 com uma unidade de energia combinada. Artiom Mikoyan é um dos pioneiros de aviões a jato na URSS. Após a guerra, Mikoyan desenvolveu jatos de alta velocidade e supersônicos, muitos dos quais foram produzidos em massa e durante o longo tempo serviram a Força Aérea.



Mikhail Iosifovich GUREVICH
(1892-1976)


história da aviação da Rússia - o construtor de aviões soviéticos Mikhail Gurevich

História da aviação da Rússia. Mikhail Gurevich, o construtor de aviões da União Soviética


Em 1929, Mikhail Gurevich começou a trabalhar no departamento de construção da fábrica de aeronaves "Década de Outubro". Depois ele trabalhou como engenheiro e construtor em vários escritórios de design da indústria da aviação.

Em 1940, A.Mikoyan e M.Gurevich criaram um caça MiG-1 ("Mikoyan e Gurevich"), e, em seguida, a sua modificação MiG-3. Nos anos 1940-1957 Gurevich foi o vice do construtor-chefe e desde de 1957 - o construtor-chefe do departamento de construção de Mikoyan. Durante a guerra ele junto com o Mikoyan participou da criação de aviões experimentais, e depois da guerra - no desenvolvimento de caças de alta velocidade e supersônicos.


história da aviação da Rússia - os construtores de aviões soviéticos MiG

História da aviação da Rússia. Os construtores de lendários aviões soviéticos MiG A. Mikoyan (à direita) e M. Gurevich (à esquerda)



O avião de caça MiG-3 (МиГ-3)


história da aviação da Rússia - o avião de caça soviético MiG-3

História da aviação da Rússia. O avião de caça MiG-3, 1940, União Soviética


O avião de caça MiG-3 foi construído em 1940-1943. Foram produzidas os 3.178 aviões.


Caraterísticas do avião MiG-3


Modificação

MiG-3 (МиГ-3)

Envergadura de asas, m

10.20

Comprimento, m

8.25

Altura, m

3.50

Área de asas, m²

17.44

Massa, kg

- netto

2.699

- norma

3.350

Tipo de motor

1 PD AM-35A (1 ПД АМ-35А)

Potência, cv

1 x 1200 (1 х 1350)

Velocidade máxima, km/h

640

Velocidade perto do chão, km/h

505

Distância, km

1250

Velocidade ascensional, m/min

877

Altura prática, m

12.000

Tripulação, pessoas

1

Armamento

Uma metralhadora de 12.7-mm, duas metralhadoras de 7,62 mm, 6 foguetes de 57-mm RS-82 ou as duas bombas de 100 kg cada



Continuação será em breve




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