FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - HISTÓRIA DA AVIAÇÃO DA RÚSSIA
Aviões e construtores de aeronaves da época soviética (1917-1945). Parte 1
História da aviação da Rússia em tempos da União Soviética - 1917–1945.
Os aviões, construtores e pilotos russos
O ano de 1917 foi fatal para a Rússia. Em outubro de 1917, na Rússia ocorreu uma Grande Revolução Socialista de Outubro.
Após esta revolução, a Rússia deixou de existir como um estado de civilização russa. Iniciou um período de multiculturalismo internacional, juntamente com a revolução começou o genocídio do povo russo. Particularmente foi afetada a inteligência russa e também as outras pessoas educadas. Muitas foram mortas, algumas conseguiram ir à imigração.
A produção de aviões cessou. Mas desde a segunda metade dos anos 20s a indústria aeronáutica começou a renascer. Há apareceram os novos construtores, novas aeronaves e novos pilotos – da época soviética.
Nikolay Nikolayevich POLIKARPOV
(1892-1944)

História da aviação da Rússia. Nikolay Polikarpov, o construtor de aeronaves russas e soviéticas
Nikolay Nikolayevich Polikarpov é o famoso construtor de aeronaves russas e soviéticas, o chefe da OKB-51 (mais tarde - o Departamento de desenvolvimento de design de Sukhoi). Antes da revolução trabalhou junto com o Igor Ivanovich Sikorsky.
Em 1923, sob a direção de Polikarpov foram projetados o primeiro avião de caça russo I-1 (IL-400) e o avião de informações R-1. Em 1927 – a caça I-3 e em 1928 – um avião de informações R-5 e um avião de treinamento U-2 (Po-2).

História da aviação da Rússia. O primeiro avião de caça russo I-1 (IL-400), 1923, União Soviética
Em novembro de 1929, Polikarpov foi preso sob a acusação de "participação na organização contra-revolucionária" e sem julgamento foi condenado à morte. Após dois meses de espera da execução, em dezembro de mesmo ano, Polikarpov foi enviado para o Departamento especial de desenvolvimento de design (CKB-39), que foi localizado na prisão de Butyrka, e depois na Fábrica de aviões de Moscou № 39.
Aqui, juntamente com o D.P. Grigorovich, em 1930 o construtor desenvolveu a caça I-5, que tinha sido em serviço militar de nove anos.

História da aviação da Rússia. O avião de informações russo R-1, 1924, União Soviética
Foram produzidas as 1.914 aeronaves
Em 1931, Polikarpov foi condenado aos 10 anos de prisão. Mas depois de um sucesso a demonstração do avião I-5 aos Stalin, Voroshilov e Ordzhonikidze, foi uma decisão de considerar veredicto sobre Polikarpov como condicional.

História da aviação da Rússia. O avião de caça russo I-5, 1931, União Soviética
Foram produzidas as 803 aeronaves
Em julho daquele ano foi decidida a anistia para o grupo de pessoas, incluindo o Polikarpov. Apenas em 1956 – os 12 anos após a morte do construtor - o caso contra ele foi arquivado.

História da aviação da Rússia. O avião de caça russo I-3, 1927, União Soviética
Foram produzidas as 399 aeronaves
Sob a direção de Polikarpov foram construídas os caças I-15 (1934), I-16 (1933), I-153 ("Chaika - Gaivota", 1939), que formaram a base de aviões de caça nacional nos anos pré-guerra. Sob a liderança de Polikarpov em 1938-1944 foram projetadas os aviões militares experimentais I-180, I-185, I-190, TIS, etc.
Nas aeronaves de Polikarpov foram feitos vários vôos de longa distância, e foi estabelecido um recorde mundial de altitude. Ele trabalhou com muitos engenheiros talentosos.
Avião de treinamento multiuso U-2 (PO-2)

História da aviação da Rússia. O avião de treinamento multiuso U-2 (PO-2), 1928, União Soviética
Foi construído em 1928. U-2 é uma aeronave excepcionalmente segura e resistente. Dezenas de milhares de pilotos foram treinadas na U-2. O avião poderia aterrissar em quase qualquer superfície plana e relativamente pequena. Os aviões U-2 foram operados por mais de 35 anos. Durante a segunda guerra, nos anos de 1941-1942, o avião foi usado como um bombardeiro noturno.
Caraterísticas do avião U-2
Modificação |
U-2 (У-2) |
Envergadura, m |
11.40 |
Comprimento, m |
8.70 |
Altura, m |
3.10 |
Área de asas, m² |
33.15 |
Massa, kg |
|
- netto |
770 |
- norma |
1350 |
Tipo de motor |
1 PD M-11D (1 ПД М-11Д) |
Potência, cv |
1 х 115 |
Velocidade máxima, km/h |
152 |
Velocidade de cruzeiro, km/h |
131 |
Distância, km |
530 |
Altura prática, m |
3000 |
Tripulação, pessoas |
2 |
Armamento |
Uma metralhadora (ШКАС) de 7,62 mm, pode travar duas bombas de 120 kg ou 4 de РС-82 |
Avião de informação e de ataque multiuso R-5

História da aviação da Rússia. O avião de informação e de ataque multiuso R-5, 1928, União Soviética
Avião de informação e de ataque multiuso R-5 foi construído em 1928. Foram produzidas as 4.548 aeronaves.
O avião participou dos combates na China, Mongólia, Espanha. Durante a guerra de 1941-1945 o R-5 foi usado como avião de informação, de ligação e bombardeiro noturno.
Caraterísticas do avião R-5
Modificação |
R-5 (Р-5) |
Envergadura, m |
15.30 |
Comprimento, m |
10.56 |
Altura, m |
2.62 |
Área de asas, m² |
50.20 |
Massa, kg |
|
- netto |
1.965 |
- norma |
2.805 |
Tipo de motor |
1 PD M-17F (1 ПД М-17Ф) |
Potência, cv |
1 х 680 |
Velocidade máxima, km/h |
244 |
Velocidade de cruzeiro, km/h |
210 |
Distância, km |
800 |
Velocidade ascensional, m/min |
295 |
Altura prática, m |
6.100 |
Tripulação, pessoas |
2 |
Armamento |
Uma metralhadora PV-1 de 7,62 mm, metralhadora dupla DA de 7,62 mm sobre o cockpit traseiro, as bombas de 400 kg |
Avião de caça I-15

História da aviação da Rússia. O avião de caça I-15, 1934, União Soviética
Foi construído em 1934. Foram produzidas as 3.083 aeronaves.
O avião participou nos combates na China, Mongólia, Espanha, Finlândia e na guerra de 1941-1942.

História da aviação da Rússia. O teste-piloto Vladimir Konstantinovich Kokkinaki, União Soviética
Em 21 de Novembro de 1935 no avião I-15 ele estabeleseu o recorde mundial de altitude - 14.575 m.
Caraterísticas do avião I-15
Modificação |
I-15 (И-15) |
Envergadura de asa superior, m |
9.75 |
Envergadura de asa inferior, m |
7.5 |
Comprimento, m |
6.10 |
Altura, m |
2.20 |
Área de asas, m² |
21.9 |
Massa, kg |
|
- netto |
1.012 |
- norma |
1.415 |
Tipo de motor |
1 PD M-22 (1 ПД М-22) |
Potência, cv |
1 х 480 |
Velocidade máxima, km/h |
350 |
Velocidade perto do chão, km/h |
285 |
Distância, km |
500 |
Velocidade ascensional, m/min |
454 |
Altura prática, m |
7.250 |
Tripulação, pessoas |
1 |
Armamento |
Duas metralhadoras PV-1 de 7,62 mm |
Avião de caça I-16

História da aviação da Rússia. O avião de caça I-16, 1934, União Soviética
Foi construído em 1934. Foram produzidas as 10.292 aeronaves.
O avião participou dos combates na China, Mongólia, Espanha e na Finlândia. O avião I-16 era o caça mais popular da Força Aérea Soviética no início da guerra 1941-1945. Foi retirado de serviço no final de 1942. O avião foi muito manobrável, mas requereu os pilotos muito bem treinados. Grande parte de pilotos deste avião não foram mortos em batalha, mas em acidentes.
Caraterísticas do avião I-16
O avião I-16 (И-16) |
Com o motor M-25A |
Com o motor M-63 |
Envergadura de asa, m |
9.9 |
9.9 |
Comprimento, m |
6.07 |
6.13 |
Massa normal, kg |
1.590 |
1.882 |
Tipo de motor |
М-25A |
M-63 |
Potência, cv |
715 |
1100 |
Velocidade máxima, km/h |
454 |
470 |
Tempo de viragem, sec |
14-15 |
17-18 |
Distância, km |
560 |
440 |
Tempo para alcançar uma altura de 5 km, min |
7.4 |
5.8 |
Altura prática, m |
9.100 |
9.900 |
Tripulação, pessoas |
1 |
1 |
Armamento |
Duas metralhadoras de 7,62 mm |
Duas metralhadoras de 7,62 mm e os dois canhões de 20 mm |
Avião de caça I-153

História da aviação da Rússia. O avião de caça I-153, 1938, União Soviética
Foi construído em 1938-1940. Foram produzidas as 1.437 aeronaves.
O avião participou dos combates na China, Mongólia e na segunda guerra mundial de 1941-1945. No início da guerra 1941-1945 o avião I-153, bem como o avião I-16, era o caça mais popular da Força Aérea Soviética. Foi retirado de serviço em 1942.
Caraterísticas do avião I-153
Modificação |
I-153 (И-153) |
Envergadura de asa superior, m |
10.0 |
Envergadura de asa inferior, m |
7.5 |
Comprimento, m |
6.18 |
Altura, m |
3.0 |
Área de asas, m² |
22.1 |
Massa, kg |
|
- netto |
1.348 |
- norma |
1.765 |
- máxima |
1.859 |
Tipo de motor |
1 PD M-62 (1 ПД М-62) |
Potência, cv |
1 х 800 |
Velocidade máxima, km/h |
426 |
Velocidade perto do chão, km/h |
366 |
Distância, km |
740 |
Velocidade ascensional, m/min |
910 |
Altura prática, m |
11.000 |
Tripulação, pessoas |
1 |
Armamento |
Quatro metralhadoras de 7,62 mm (2.500 cartuchos) |
Continuação
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