FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - ECONOMIA DA RÚSSIA
Usinas nucleares da Rússia


Veja também:

Usinas hidrelétricas da Rússia: fotos e especificações

Portos marítimos da Rússia: mapa, fotos e especificações

Aeroportos Internacionais da Rússia: mapas, fotos e especificações

Ferrovias da Rússia: mapa, história, fotos e especificações

Os gasodutos da Rússia

Produção de turbinas, centrais térmicas e hidrelétricas na Rússia

Regiões econômicas da Federação da Rússia: mapa e informação

Principais indicadores econômicos da Rússia - a estatística econômica

Maiores bancos da Rússia – TOP-50

Dinheiro da Rússia. Fotos e descrição



Usinas nucleares russas: fotos e especificações


Atualmente, a Federação Russa tem 10 usinas nucleares em funcionamento (veja informação abaixo). Elas operam em 31 reatores nucleares, com capacidade total de 23.243 MW. Todas as usinas nucleares da Rússia estão na gestão da SA "Rosenergoatom Consórcio" (http://www.rosenergoatom.ru).

A Rússia também possui duas usinas nucleares que foram fechadas: Obninsk (a primeira usina nuclear do mundo, foi parada em 2002 após funcionamento durante 48 anos) e da Sibéria (a primeira usina nuclear industrial da URSS foi parada em 2008).

O projeto de Estratégia Energética da Rússia até 2030 previa a construção de pelo menos seis novas usinas nucleares e aumento de produção de eletricidade nas usinas nucleares em funcionamento em 4 vezes. Também na Rússia está sendo desenvolvido um projeto para construir usinas nucleares móvel e flutuantes de baixa potência (primeira usina nuclear flutuante deve iniciar em 2013).

Para ampliar clique na imagem


Usina nuclear de Balakovo (Balakovskaya)


usina nuclear de Balakovo - Rússia usina nuclear de Balakovo - Rússia usina nuclear de Balakovo - Rússia

Usinas nucleares da Rússia. Usina nuclear de Balakovo


A usina nuclear de Balakovo está localizada perto da cidade de Balakovo na Região de Saratov da Rússia.

A usina nuclear de Balakovo é a maior produtora de energia elétrica da Rússia. Anualmente a usina nuclear de Balakovo produz mais de 30 bilhões de kWh da energia elétrica (mais do que qualquer outra usina nuclear, térmica ou hidrelétrica na Rússia). A usina nuclear de Balakovo produz um quarto da produção da eletricidade no Distrito Federal da Volga e um quinto de geração de todas as usinas nucleares na Rússia. Balakovo usina nuclear fornece eletricidade para os consumidores do Volga (76% da energia fornecida por ela), Centro (13%), Urais (8%) e da Sibéria (3%) da Federação Russa.

Atualmente, a usina nuclear de Balakovo consiste em quatro blocos geradores de energia com reatores nucleares VVER-1000/320. A potência térmica instalada em cada bloco de usina nuclear é de 3.200 MW e a potência elétrica é de 1.000 MW. Agora na usina nuclear de Balakovo está sendo construído os 5° e 6° blocos geradores de energia.

A energia elétrica da usina nuclear de Balakovo é a mais barata entre todas as usinas nucleares e térmicas da Rússia. O fator de capacidade da usina nuclear de Balakovo possui mais de 80%. A usina nuclear de Balakovo é um líder reconhecido em matéria de energia nuclear, não só na Rússia, mas também no mundo.




Usina nuclear de Beloyarsk (Beloyarskaya)


usina nuclear de Beloyarsk - Rússia usina nuclear de Beloyarsk - Rússia usina nuclear de Beloyarsk - Rússia

Usinas nucleares da Rússia. Usina nuclear de Beloyarsk


A usina nuclear de Beloyarsk de I.V.Kurchatov é a primeira de uma grande indústria de energia nuclear da URSS. Usina nuclear de Beloyarsk está localizada nos Montes Urais - em cidade de Zarechniy, na Região de Sverdlovsk da Rússia.

Na usina nuclear de Beloyarsk foram construídos três blocos geradores de energia: os dois são com reatores térmicos, e um com um reator de nêutrons rápidos. O primeiro bloco gerador de energia com um reator AMB-100 de 100 MW parou em 1981 e o segundo bloco gerador de energia com um reator AMB-200 de 200 MW parou em 1989.

Atualmente, a usina nuclear de Beloyarsk é operada com o poder de um terceiro reator BN-600 com potência de 600 MW, que foi colocado em operação em Abril de 1980. Este foi o primeiro bloco gerador de energia do mundo em escala industrial com um reator de neutrões rápidos.

Um novo quarto bloco gerador de energia da usina nuclear de Beloyarsk com um reator BN-800 com potência de 880 MW de energia está em construção. Inicio do funcionamento está prevista para 2012.




Usina nuclear de Bilibino (Bilibinskaya)


usina nuclear de Bilibino - Rússia usina nuclear de Bilibino - Rússia

Usinas nucleares da Rússia. Usina nuclear de Bilibino


A usina nuclear de Bilibino está localizada no extremo nordeste da Rússia, a 3,5 km da cidade Bilibino, no Distrito Autônomo de Chukotka. A usina nuclear de Bilibino é a primeira usina nuclear situada atrás do Círculo Ártico e a única no mundo, localizada na zona de solo permanentemente congelado (permafrost).

A usina nuclear de Bilibino é composta por quatro blocos geradores de energia idênticos com capacidade elétrica total de 48 MW. Na estrutura do conjunto energético, exceto a usina nuclear de Bilibino, fica a central térmica de Chaunsk (com capacidade elétrica instalada de 30,5 MW). Assim, a usina nuclear gera tanto de energia elétrica e térmica, que faz calor para cidade Bilibino.




Usina nuclear de Rostov (Volgodonsk)


usina nuclear de Rostov (Volgodonsk) - Rússia usina nuclear de Rostov (Volgodonsk) - Rússia usina nuclear de Rostov (Volgodonsk) - Rússia

Usinas nucleares da Rússia. Usina nuclear de Rostov (Volgodonsk)


A usina nuclear de Rostov (Volgodonsk) está localizada na Região de Rostov da Rússia, perto da cidade de Volgodonsk. De 2001 a 2010, a usina foi chamada de "Usina Nuclear de Volgodonsk" (Volgodonskaya), e depois oficialmente mudou o nome para "Usina Nuclear de Rostov" (Rostovskaya).

Atualmente, a usina nuclear de Rostov tem dois blocos geradores de energia. A capacidade elétrica de primeiro bloco gerador de energia é de 1.000 MW. Em 2010, foi ligado o segundo bloco da usina nuclear. A usina nuclear de Rostov fornece cerca de 15% da produção anual de eletricidade no Sul da Rússia. A geração de eletricidade da usina nuclear de Rostov é de cerca de 8 bilhões de kWh por ano. O fator de capacidade da usina nuclear de Rostov é de 92,45%.

Atualmente em construção o terceiro bloco gerador de energia da usina nuclear de Rostov, e em 2015 está previsto o final de construção do quarto bloco. O projeto da usina nuclear de Rostov pertence a uma série de projetos unificados com reatores de VVER-1000. Cada um dos blocos geradores de energia com uma capacidade de 1.000 MW alojados num edifício separado principal.




Usina nuclear de Kalinin (Kalininskaya)


usina nuclear de Kalinin - Rússia usina nuclear de Kalinin - Rússia usina nuclear de Kalinin - Rússia

Usinas nucleares da Rússia. Usina nuclear de Kalinin


A usina nuclear de Kalinin está localizada no norte da Região de Tver da Rússia, a 125 km da cidade de Tver. A usina nuclear de Kalinin é a mais próxima de Moscou (a distância de Moscou - 330 km). A usina nuclear de Kalinin está situado na margem sul do Lago Udomlia. A sua área total possui 287,37 hectares. A usina nuclear de Kalinin consiste de três blocos geradores de energia operando com reatores nucleares de água moderado (VVER-1000) com capacidade de 1.000 MW cada. Atualmente, está sendo construído o quarto bloco de energia da usina nuclear de Kalinin.




Usina nuclear de Kola (Kolskaya)


usina nuclear de Kola - Rússia usina nuclear de Kola - Rússia usina nuclear de Kola - Rússia

Usinas nucleares da Rússia. Usina nuclear de Kola

A usina nuclear de Kola está localizada na Região de Murmansk da Rússia, a 200 km ao sul de Murmansk. A usina nuclear de Kola está situada nas margens do Lago Imandra, um dos maiores lagos e mais pitorescos da Europa do Norte.

Até a data, a usina nuclear de Kola é a principal fornecedora de eletricidade para a Região de Murmansk e a República de Carélia. Atualmente, a usina nuclear consiste de quatro blocos geradores de energia de 440 MW cada, que fornece cerca de 50% da capacidade instalada da região. A usina nuclear de Kola pode gerar mais de 12 bilhões de kWh de eletricidade.

A geração de eletricidade por usina nuclear libera anualmente as milhões de toneladas de combustíveis fósseis, eliminando o impacto ambiental dos produtos de combustão nocivos. Até a data, o poder da usina nuclear de Kola não é totalmente utilizada, o que cria condições para o desenvolvimento da indústria na região.




Usina nuclear de Kursk (Kurskaya)


usina nuclear de Kursk - Rússia usina nuclear de Kursk - Rússia usina nuclear de Kursk - Rússia

Usinas nucleares da Rússia. Usina nuclear de Kursk


A usina nuclear de Kursk está localizada na Região de Kursk da Rússia, a 40 km a oeste da cidade de Kursk, nas margens do rio Saeima. A 3 km da usina nuclear está situada a cidade de Kurchatov.

Na composição das duas partes existentes da usina nuclear de Kursk são operados quatro blocos geradores de energia com reatores nucleares RBMK-1000, também está sendo construido a terceira parte da usina. A capacidade instalada de cada bloco gerador de energia de 1.000 MW (elétricos). Assim, a capacidade total da usina nuclear de Kursk é de 4 GW.

A usina nuclear de Kursk está entre as três usinas nucleares da Rússia com potência igual. E o segundo de volume de eletricidade produzida à usina nuclear de Kursk está entre as quatro superiores usinas elétricas de todos os tipos na Rússia, que incluem, além das usinas nucleares de Balakovo e de Leningrado, a hidrelétrica de Sayano-Shushensk.




Usina nuclear de Leningrado (Leningradskaya)


usina nuclear de Leningrado - Rússia usina nuclear de Leningrado - Rússia usina nuclear de Leningrado - Rússia

Usinas nucleares da Rússia. Usina nuclear de Leningrado


A usina nuclear de Leningrado está situada a 80 km a oeste de São Petersburgo, na costa sul do Golfo da Finlândia do Mar Báltico (na cidade Sosnovy Bor da Região de Leningrado da Rússia).

A usina nuclear de Leningrado inclui quatro blocos geradores de energia com potência elétrica de 1.000 MW cada com reatores nucleares RMBK-1000. A produção anual de energia da usina nuclear de Leningrado é de 28 bilhões de kWh por ano. O fator de capacidade média para a usina nuclear inteira é de 69,4%.

Na construção da usina nuclear de Leningrado os arquitetos usaram os novos meios de expressão e formas arquitetônicas, que criaram a aparência da empresa industrial avançada da era da revolução científica e tecnológica. A usina nuclear de Leningrado é realmente um grande edifício. O volume de construção de apenas um edifício principal da primeira parte da usina é de 1,2 milhões de m³, a altura do edifício do reator atinge de 56 metros e o comprimento da fachada principal - mais de 400 m.




Usina nuclear de Novovoronezh (Novovoronezhskaya)


usina nuclear de Novovoronezh - Rússia usina nuclear de Novovoronezh - Rússia usina nuclear de Novovoronezh - Rússia

Usinas nucleares da Rússia. Usina nuclear de Novovoronezh


A usina nuclear de Novovoronezh está localizada perto da cidade de Novovoronezh, na margem esquerda do rio Don, na Região de Voronezh da Rússia. Usina nuclear de Novovoronezh produz de 85% da produção da eletricidade na Região de Voronezh.

Atualmente, na usina nuclear de Novovoronezh funciona três blocos geradores de energia numerados 3°, 4° e 5° com potência elétrica total de 1.834 MW. Os 1° e 2° blocos geradores de energia já retirados do serviço. Nos 3° e 4° blocos são utilizados reatores nucleares VVER-440 e no 5° bloco é um VVER-1000. Agora estão emconstrução os 1° e 2° blocos de usina nuclear de Novovoronezh-2, com reatores VVER-1200, que serão encomendados em 2012-2013.




Usina nuclear de Smolensk (Smolenskaya)


usina nuclear de Smolensk - Rússia usina nuclear de Smolensk - Rússia usina nuclear de Smolensk - Rússia

Usinas nucleares da Rússia. Usina nuclear de Smolensk


A usina nuclear de Smolensk está situada a 3 km da cidade Desnogorsk, na Região de Smolensk da Rússia. A usina nuclear de Smolensk é uma das principais empresas de energia do Noroeste da Rússia. Anualmente a usina nuclear de Smolensk fornece para a rede de energia na Rússia, em média, 20 bilhões de kWh de eletricidade que é equivalente de 13% da eletricidade gerada por dez usinas nucleares do país.

Na usina nuclear de Smolensk funciona três blocos geradores de energia com reatores nucleares RBMK-1000. A potência elétrica de cada bloco é de 1.000 MW e a potência térmica - 3.200 MW.




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site