SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - REGIÃO DE LENINGRADO

bandeira da região de Leningradobrasão da região de Leningrado

Geografia

A Região de Leningrado está localizada no noroeste da Rússia. A Região de Leningrado é a parte do Distrito Federal do Noroeste e da Região Econômica do Noroeste.

A Região de Leningrado tem fronteiras com as cinco subdivisões da Rússia: regiões de Novgorod, Pskov e de Vologda, bem com a República da Carélia e a cidade de São Petersburgo. No oeste, a Região de Leningrado é banhada pelo Golfo da Finlândia, que desagua no Mar Báltico.

A área total da Região de Leningrado possui 85,908,8 km. O comprimento da Região de Leningrado de leste a oeste é de 450 km e de norte a sul é de 320 km.

Na Região de Leningrado estão as fronteiras estatais da Rússia com a Finlândia e a Estônia. Várias áreas da Região de Leningrado: Ivangorod, Sosnoviy Bor, Ilhas no Golfo da Finlândia, uma faixa larga ao longo da fronteira com a Finlândia e a Estônia, desde 2006, incluídas pelo Serviço Federal de Segurança da Federação Russa na "zona de fronteira", ou seja, são praticamente inacessíveis e fechados para os cidadãos, sem um visto ou uma autorização especial do FSB.


História

No território da Região de Leningrado, a população mais velha apareceu em 9 ou 8 milênios antes de nossa era. No século V de nossa era, existiam já tribos fino-úgricos, se dedicam à agricultura, pastoreio, caça e pesca.

No século VIII, no território da Região de Leningrado permaneceram os eslavos. Ao lado do ano 750 foi formada Ladoga (até século XVIII - Staraya Ladoga ou Ladoga Velha) – o assentamento russo mais antigo no território da Rússia. Nos séculos IX-X, a Ladoga tornou-se um importante centro político e econômico da Rússia antiga. Somente no final do século X, ela perde seu significado, dando de Novgorod.

Nos séculos XIII-XIV as terras da Região de Leningrado tentaram capturar os cavaleiros da Livônia e os feudais suecos. Em 1240 ocorreu a famosa Batalha do Neva, onde as tropas russas sob o comando do Príncipe Alexander Yaroslavich (Nevsky) derrotaram os invasores suecos. Em Janeiro de 1478 a República de Novgorod deixou de existir no âmbito da sua apreensão do Reino de Moscou.

A Região de Leningrado moderna foi criada em 1° de Agosto de 1927.

Durante a Grande Guerra Patriótica, a grande parte da área da Região de Leningrado foi ocupada e muito afetada. Na Região de Leningrado desdobrou a batalha mais longa e violenta na história da Segunda Guerra Mundial, envolvendo o bloqueio de Leningrado e de seu desbloqueio. Durante o bloqueio da cidade de Leningrado através da área da Região de Leningrado foi realizada "A Estrada da Vida" - o único caminho, que conectado a cidade precipitada com o país.


Subdivisões

A Região de Leningrado consiste de 17 municípios, um distrito urbano, 142 assentamentos rurais e 62 assentamentos urbanos. A Região de Leningrado tem um total de 2945 assentamentos.


População

A população residente da Região de Leningrado possui 1,631,9 milhões de pessoas incluindo: a população urbana - 1,083,5 milhões de pessoas (66,4%) e população rural - 548,4 mil pessoas (33,6%).

A densidade populacional da Região de Leningrado é de 19,5 pessoas por km². As áreas mais povoadas são adjacentes a São Petersburgo, a menos populosas - no leste da Região de Leningrado.

Cerca de 45% da população da Região de Leningrado situa-se na idade ativa. Assim, 39% deles estão empregados na indústria, 34% - no setor de serviços, 18% - na agricultura, 9% - nos transportes.

Partes dos distritos de Vyborg, Vsevolozhsk, Kirov, Tosno, Gatchina e de Lomonosov fazem parte da aglomeração urbana de São Petersburgo. Cerca de 150 mil moradores da Região de Leningrado estão trabalhando em empresas e organizações da cidade de São Petersburgo. Milhares de estudantes que vivem na Região estudam nas instituições de ensino superior e secundário de São Petersburgo.

A maior cidade da Região de Leningrado é Gatchina (89,9 mil pessoas) e o menor é Vysotsk (1,7 mil).

Na Região de Leningrado habitam mais de 80 nacionalidades. A maioria da população é russa - 90,8%. Além dos russos, na Região de Leningrado vivem bielorrussos, ucranianos e os povos fino-úgricos - vepsos, izhorianos e íngrians.


Clima

O clima da Região de Leningrado é temperado continental, úmido. As temperaturas médias de Janeiro é de -9 a -11 °C e de Julho é de +16 a +17 °C. A temperatura máxima absoluta é de +36 °C, mínima absoluta é de -52 °C. Os distritos no leste da Região de Leningrado são os mais frios, e os distritos no sudoeste são os mais quentes.

A precipitação anual é de 600-700 mm. No inverno, a precipitação cai principalmente sob a forma de neve. Cobertura de neve permanente aparece na segunda quinzena de Novembro a primeira metade de Dezembro. A neve derrete na segunda metade de Abril.


Natureza e recursos naturais

A Região de Leningrado está localizada inteiramente na Planície Européia Ocidental (Planície Russa). Grande parte da área da Região de Leningrado consiste nas baixadas. Perto da fonte do rio Oyat é o ponto mais alto do nível do mar na Região de Leningrado – a Colina de Veps com 291 metros de altura.

Na Região de Leningrado existem os 1800 lagos. O Lago de Ladoga é a maior lago na Europa, com uma área de 18.135 mil km. O comprimento total de todos os rios da Região de Leningrado possui cerca de 50 mil km. Os maiores rios são Neva, Svir, Volkhov e Vuoksa.

A Região de Leningrado está localizada na zona da taiga. Aqui pode conhecer tanto coníferas e florestas mistas. As florestas cobrem 55,5% da área. Os recursos florestais da Região de Leningrado agora são muito dizimados. Mais atingidos, pelas ações dos homens as florestas de pinheiros e abetos. Nas florestas mistas da Região de Leningrado são dominados por bétula, álamo, amieiro. As áreas adjacentes a São Petersburgo ocupadas pela agricultura.

Na Região de Leningrado existem as 68 espécies de animais mamíferos. Destes são dominadas esquilo, marta, doninha, lebre, coelho e roedores diferentes. Também se encontra o lobo, javali, raposa, alce, urso, lince, lontra, veado, castor, foca, etc. A maioria dos animais habita nas florestas da Região de Leningrado. Na Região de Leningrado existem cerca de 300 espécies de aves, 80 espécies de peixes. Muitas espécies de animais da Região de Leningrado estão listadas no Livro Vermelho como ameaçadas de extinção, entre eles: foca-anelada do Báltico, foca da Ladoga, foca cinza, águia-real, falcão peregrino, águia-pescador e outros.

Na Região de Leningrado são: Reserva Natural Estatal "Nizhnesvirsky", Reserva Natural Estatal de importância federal "Mshinskoe Boloto", Parque Natural Estatal "Vepsovskiy Les”, as 22 reservas naturais do estado de importância regional e 14 monumentos naturais de importância regional. As áreas naturais protegidas são de cerca de 6% da Região de Leningrado.

Os principais minerais da Região de Leningrado são a bauxita, argila, rocha fosfática, o xisto, granito, calcário, areia.


Economia

A indústria é o ramo básico do desenvolvimento econômico da Região de Leningrado. O complexo industrial da Região de Leningrado é representado por três atividades principais: mineração, indústrias transformadoras e produção e distribuição de eletricidade, gás e água.

A proporção de mineração na indústria da Região de Leningrado é de 2,2%. Maior produção por mineração inclui a extração de carreira dos materiais de construção naturais (cerâmica e argila refratária, calcário e dolomite, cascalho, areia).

As indústrias transformadoras representam o grosso da indústria na Região de Leningrado - 81,6%. Este setor da economia da Região de Leningrado é representado pelas seguintes categorias:

- produção de produtos alimentícios, incluído bebidas e tabaco (29,1%);

- produção de veículos e equipamentos - 13,1% (carros, barcos, peças de locomotivas e vagões);

- produção de celulose e papel; edição e impressão (12,1%);

- produção de coque e de produtos derivados do petróleo (11,5%);

- produção de outros produtos minerais não metálicos (9,5%) (telhas cerâmicas, tijolos, cimento, produtos de concreto, misturas secas, materiais isolantes de vidro);

- fabricação de produtos químicos (8%) (a produção de fertilizantes minerais, detergentes e produtos de limpeza, materiais de pintura, de ácido sulfúrico, etc.);

- produção metalúrgica e fabricação de produtos metálicos (4,5%) (alumínio primário, alumínio lata, embalagem de metal leve, construções metálicas, etc.);

- fabricação de máquinas e equipamentos (3,6%) (acessórios de tubos, máquinas e equipamentos para mineração e construção, equipamento de refrigeração industrial, prensas industriais, eletrodomésticos);

- transformação da madeira e produção de produtos de madeira (3,0%) (madeira, compensado, construções de madeira e marcenaria);

bem como a produção de produtos de borracha e plástico (2,5%), fabricação de equipamentos elétricos, eletrônicos e ópticos (1,1%), indústria têxtil e do vestuário (0,5%), produção de couro, produtos de couro e calçados (0,04%).

Produção e distribuição de eletricidade, gás e água são de 16,2% no volume da produção industrial na Região de Leningrado. As principais empresas envolvidas nesta atividade são "Usina Nuclear de Leningrado" e “Usina Térmica de Kirishsk”.

A agricultura da Região de Leningrado é predominantemente área de pecuária. Desenvolveu também a piscicultura, cultivo de cereais e batatas.

O comprimento dos caminhos de ferro da Região de Leningrado por mais de 3 mil km, dos quais 30% são eletrificadas. Densidade da rede ferroviária da Região de Leningrado - 32 km por 1000 km², e o volume de cargas - mais de 100 milhões de toneladas por ano.

O comprimento das estradas da Região de Leningrado é de mais de 13 mil km. Densidade da rede rodoviária - 108 km por 1000 km². Agora há uma construção de anel viário em torno de São Petersburgo.

A extensão de vias navegáveis da Região de Leningrado - 1908 km, o volume de carga é de mais de 15 milhões de toneladas por ano. Os portos do rio da Região de Leningrado são de Leningrado, de Podporozhsk e de Sviritsk. Pelas vias hidrovias da Região de Leningrado no tempo navegável transportar-se mais de 40 milhões de toneladas de cargas diversas. Na Região de Leningrado existem os portos marítimos comerciais de Primorskiy, Vysotsk, Ust-Luga, Vyborg (veja mais).

Na Região de Leningrado tem dois aeroportos: Pulkovo-1 – para os serviços de companhias aéreas locais, Pulkovo-2 - para os serviços de companhias aéreas internacionais.

Na Região de Leningrado permaneceram cerca de 4700 objetos do patrimônio cultural (monumentos da história, cultura, arquitetura, arqueologia). Entre eles são monumentos de arquitetura da russa antiga e uma única amostra da arte européia ocidental da fortificação de Idade Média, na cidade de Vyborg. Um lugar especial é ocupado por conjuntos de mosteiros, o primeiro dos quais surgiu no século XVI. Na cidade de Tikhvin está localizado o Mosteiro da Assunção da Santíssima Virgem Maria - casa de um dos particularmente venerados ícones ortodoxos - ícone milagroso de Nossa Senhora de Tikhvin, que há mais de cinco séculos, é uma defensora da fronteira noroeste da Rússia.


Site oficial da Região de Leningrado: http://www.lenobl.ru




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site