SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - REGIÃO DE KURSK

bandeira da região de Kurskbrasão da região de Kursk

Geografia

A Região de Kursk (Kurskaya oblast) está localizada no centro da parte européia da Rússia e é um membro do Distrito Federal Central.

Na Região de Kursk tem fronteiras internas com as regiões de Belgorod, Briansk, Voronej, Lipetsk e Oriol. No exterior ao sudoeste e oeste a Região de Kursk é limitada pela fronteira externa com a região de Sumy da Ucrânia; possui 245 km e tem o status da fronteira do Estado da Rússia.

O comprimento da Região de Kursk de norte a sul é de 171 km e de leste a oeste - 305 km, o comprimento total da fronteira é de 1250 km. A área da Região de Kursk possui 29,8 mil km², que representa um total de 17% da Região Econômica do Centro-Tchernozióm da Rússia. A distância até Moscou é de 536 km, até o Mar Negro é de 700 km.


História

A Região de Kursk foi formada em 13 de Junho de 1934.


Subdivisões

A Região de Kursk é dividida em 540 subdivisões municipais, incluindo: 5 distritos urbanos, 28 municípios, 27 assentamentos urbanos, 480 assentamentos rurais.

As principais cidades da Região de Kursk são Kursk (408,4 mil pessoas), Zheleznogorsk (95,9 mil pessoas), Kurchatov (45,9 mil pessoas), etc.


População

A população da Região de Kursk possui um total de 1.155.417 pessoas. A densidade da população da Região de Kursk é de 39,7 habitantes/km² e a proporção da população urbana é de 62,6%.

Mais de 97% da população da Região de Kursk são russos, também vivem ucranianos, bielorrussos, etc.


Clima

O clima da Região de Kursk é moderadamente continental. A temperatura média de Janeiro é de -8°C e de Julho de +19°C. As precipitações médias são de 500 milímetros por ano.


Natureza e recursos naturais

A Região de Kursk fica nas montanhosas encostas do sudoeste da Colina Russa Central, acima do nível do mar de 177-225 m. A Região de Kursk é atravessada por vales fluviais, com muitos barrancos e ravinas.

A Região de Kursk está localizada nas bacias do rio Dnieper e Don. O comprimento total dos rios da Região de Kursk é de cerca de 8000 km. Grandes lagos e pântanos não existem na região. Na Região de Kursk existem 785 represas artificiais – os pequenos lagos e reservatórios. Rios, lagos e lagoas são amplamente utilizados para o abastecimento doméstico de água, irrigação, criação de peixes e aves aquáticas.

A natureza da Região de Kursk é rica e diversificada. A Região de Kursk está situada na zona da floresta-estepe. Lá são dominadas as florestas de carvalho e estepes pradosos. Nas florestas de carvalho da Região de Kursk são distribuídas as bétulas, amieiros, pinheiros, faias pretas. Atualmente, a maioria de terreno da Região de Kursk são terras cultivadas e a proporção de floresta não tem mais de 10% da área. As florestas da Região de Kursk ocupam um total de 261,1 mil hectares.

Na Região de Kursk habitam as dezenas de milhares de espécies de animais invertebrados e mais de trezentos vertebrados, bem como 265 espécies de aves. Nas estepes e florestas da Região de Kursk existem 59 espécies de mamíferos: alces, coelhos, raposas, veados, javalis, texugos, ouriços, morcegos, furões, esquilos. Alguns dos animais são uma constante objeto de caça. Nas represas da Região de Kursk são encontradas 32 espécies de peixes.

Na Região de Kursk está localizada a Reserva Natural Estatal do Centro-Tchernozióm, nomeado pelo professor V.V. Alekhin. Desde 1979, ela faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera pela UNESCO. E sua área é de cerca de 5284 hectares. Dentro da reserva crescem 1260 espécies de plantas, habitam 209 espécies de aves, 46 espécies de mamíferos. Além da Reserva Natural Estatal do Centro-Tchernozióm, na Região de Kursk existem 6 reservas zoológicas e 3 reservas botânicas, bem como 58 monumentos naturais.

A Região de Kursk é uma das subdivisões da Rússia, com os únicos volumes e as variedades de minerais. Entre os minerais não-metálicos na Região de Kursk são identificados e explorados os depósitos de fosforita, águas subsolos, turfa, grande variedade de materiais de construção. Conhecidas as reservas de glauconites, zeólitos, elementos raros e tintas minerais.

A Região de Kursk é uma das subdivisões mais ricas do minério de ferro da Rússia e ocupa a parte central da Anomalia Magnética de Kursk. Na Região de Kursk existem mais de 30 jazidas de minério de ferro. O mais estudado é o depósito de minério de ferro de Mikhailóvskoye e está sendo desenvolvido desde 1960. A Região de Kursk fornece o minério de ferro para as empresas metalúrgicas do Centro da Rússia, dos Urais e da Sibéria Ocidental da Rússia, assim como em países estrangeiros.

Na Região de Kursk são exploradas jazidas de minerais de titânio. Uma das áreas promissoras está situada nas proximidades do assentamento Vysokonovskiye Dvori. Na Região é explorado um total de 11 depósitos de fosforitas. Os mais promissores desses são: Ukolovskoye, Tuskarskoye e Svobodinskoye.


Economia

A principal indústria da Região de Kursk é a mineração (Anomalia Magnética de Kursk) e o enriquecimento do minério de ferro – Conjunto industrial de mineração e enriquecimento de Mikhailóvskiy (minério de ferro, pelotas).

Também na Região de Kursk são desenvolvidas as indústrias químicas e petroquímicas: lá são fabricados correias de transportador, tubos e componentes de tubagens de materiais termoplásticos, fibras químicas e segmentos.

A engenharia mecânica da Região de Kursk produz as máquinas de prensar, produtos elétricos, máquinas de calcular, máquinas para pecuária e rolamentos.

Além disso, na Região de Kursk existem: a indústria alimentícia, indústria ligeira, produção de materiais de construção e medicamentos. Os principais centros industriais da Região de Kursk são as cidades de Kursk, Zheleznogorsk, Kurchatov, Shchigry.

O ramo principal da agricultura na Região de Kursk é a lavoura. Aqui são cultivados os grãos (centeio, trigo, cevada, etc.), beterraba, culturas forrageiras, batata, legumes. Bem desenvolvidas também são: horticultura, criação de gados e avicultura.

A Região de Kursk é caracterizada por uma infra-estrutura de transporte bem desenvolvida. Na região existem 9,2 mil km de estradas. O comprimento total de linhas ferroviárias da Região de Kursk é de 1,561.2 km. Através da Região de Kursk passa à ferroviária “Moscou-Carcóvia” e outras linhas, também há três principais centros ferroviários: Kursk, Lgov, Kastornoye e 65 estações ferroviárias.

Na Região de Kursk está situada a usina nuclear de Kursk (uma das maiores da Rússia).


Site oficial da Região de Kursk: http://www.rkursk.ru




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site