SUBDIVISÕES DA RÚSSIA - TERRITÓRIO DE KAMCHATKA

bandeira do Território de Kamchatka - Rússiabrasão do Território de Kamchatka - Rússia

Geografia

O Território de Kamchatka ou Kamtchatka (Kamtchatskiy Krai) está localizado no norte da Rússia, na Península de Kamchatka e nas ilhas de Karaginsky e de Comandante. O Território de Kamtchatka é um membro do Distrito Federal do Extremo Oriente da Rússia.

A área de Kamtchatka é maior de 464 mil km² (2,8% do território da Federação Russa). No norte e noroeste o Território de Kamtchatka faz fronteira com o Distrito Autônomo de Chukotka e a Região de Magadan, no sul faz fronteira com as Ilhas Curilas.

No leste Kamtchatka é banhada pelas águas do Oceano Pacífico, no nordeste pelas águas do Mar de Bering e no oeste pelas águas do Mar de Okhotsk.

História

A Região de Kamtchatka foi criada em 20 de Outubro de 1932. O Território de Kamtchatka foi fundado em 01 de Julho de 2007 através da fusão da Região de Kamtchatka e o Distrito Autônomo de Koriakia.

Subdivisões

O Território de Kamtchatka é composto por 68 municípios, incluindo os três distritos urbanos (Petropavlovsk-Kamchatsky, Vilyuchinsky e Palana), 11 distritos municipais, 5 assentamentos urbanos e 49 assentamentos rurais.

O centro administrativo do Território de Kamtchatka é a cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, que é um porto marítimo internacional. Petropavlovsk-Kamchatsky foi formado em 1740. A distância desde Petropavlovsk-Kamchatsky até Moscou é de 11.876 km.


População

A população do Território de Kamchatka possui 342,2 mil pessoas. A densidade populacional é de 0,7 habitantes por km². A população de Kamtchatka está desigualmente distribuída, desde 0,02 habitantes por km² no distrito de Penzhin até 591 pessoas por km² em Yelizovo.

A maioria da população vive nas cidades de Petropavlovsk-Kamchatsky, Yelizovo, Vilyuchinsk e nos vales dos rios Avacha e Kamchatka. A proporção da população urbana no Território de Kamtchatka é de 79,1% e da população rural é de 20,9%.

O Território de Kamtchatka é habitado por 177 grupos étnicos: russos (80,9%), ucranianos (5,8%), koriaks (2,0%), tártaros (1,0%), bielorrussos (1,0%), itelmenos (0,6%), kamchadals (0,5%), evens (0,5%), etc.

O Território de Kamtchatka é considerado igual às áreas do Extremo Norte. Além disso, toda a área de Kamtchatka está incluída na lista dos locais de residência e das atividades econômicas tradicionais dos povos indígenas do Norte.

As maiores cidades do Território de Kamchatka são: Petropavlovsk-Kamchatsky (196,6 mil pessoas), Yelizovo (41,0 mil pessoas), Vilyuchinsk (24,5 mil pessoas), ald. Palana (24,3 mil pessoas), Klyuchi (6,7 mil pessoas).

Clima

O clima do Território de Kamtchatka é principalmente temperado, com a existência das monções. No centro, o clima é temperado continental e no norte é subártico.

Os invernos em Kamtchatka são longos e com a neve permanente. A temperatura média no mês de Janeiro na península de Kamchatka é de -13 °C, sendo na parte adjacente do continente -25 °C. Os verões são curtos, frios e chuvosos. A temperatura média no mês de Julho é de +12 °C.

As precipitações no Território de Kamtchatka variam entre 400 e 1.000 milímetros por ano.

No norte de Kamtchatka existe o solo congelado permanente (permafrost), lá estão localizadas mais de 400 geleiras.

Natureza e recursos naturais

No oeste do Território de Kamtchatka está situada a Planície Ocidental de Kamchatka, no centro - o cume Médio (com uma altura de 3.621 m) e Oriental (com uma altura de 2.485 m).

No Território de Kamtchatka existem mais de 1.000 vulcões, dos quais 28 são ativos (Klyuchevskaya Sopka, com 4750 m de altura, é o ponto mais alto de Kamchatka e o maior vulcão na Eurásia), bem como as numerosas fontes minerais e termais (gêiseres). A atividade dos vulcões de Kamtchatka está associada à formação de muitos minerais, bem como à formação de fumarolas, gêiseres, fontes termais, etc.

Os topos das cordilheiras do Território de Kamtchatka são cobertas por gelo e neve durante o ano todo, lá está origem dos milhares de córregos e rios. Os principais rios são: Kamchatka (758 km de comprimento), Penzhina (713 km), Talovka (458 km), Vyvenka (395 km), Pakhachi (293 km), Apuka (296 km), Ukelayat (288 km). Os maiores lagos do Território de Kamtchatka são Talovskoye (44 km²) e Palanskoye (28 km²).

O Território de Kamtchatka está localizado em várias zonas naturais: nas florestas de coníferas e de folhas largas, na floresta-tundra, na tundra e no norte no solo congelado permanente (permafrost).

Kamtchatka é rica em recursos pesqueiros. Aqui habitam dezenas de diferentes tipos de animais: urso, alce, carneiro selvagem, coelho, raposa, marta zibelina, lontra e centenas de espécies de aves. Na tundra vivem as renas. No Território de Kamtchatka existem grandes reservas de madeira, incluindo as espécies muito valiosas.

No Território de Kamtchatka são explorados 12 depósitos de águas térmicas e foram identificados e estudados 10 depósitos e 22 campos com a perspectiva de achar ouro. Existem prováveis reservas de platina com uma quantidade de 30 toneladas.
Na península de Kamchatka situam-se alguns dos maiores depósitos de minério de níquel.

Os recursos de hidrocarbonetos da península de Kamtchatka são estimados em150 milhões de toneladas de petróleo e em 800 bilhões de metros cúbicos de gás. A primeira produção de petróleo em regime de piloto-industrial está prevista para 2013. Está em construção um gasoduto para a cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, com um comprimento de 387 km.

No Território de Kamtchatka existem depósitos de carvão e lignite, mercúrio e minérios polimetálicos. Alem disso, Kamchatka possui estoques de todos os tipos de materiais de construção, com exceção das matérias-primas para a produção de cimento.

No Território de Kamtchatka estão situados muitos parques exclusivos e monumentos da natureza. Alguns exemplos são: Reserva de Koriakia, Reserva de Kronotsk, Reserva das Ilhas de Comandante, Ilha Karaginsky, Rio Moroshechnaya, Rio Branco, etc. Os mais famosos monumentos naturais de Kamchatka são: o único Vale dos Gêiseres, as fontes geotérmicas de Palansk, Baía da Anastasia, Ilha Manchúria, etc.

Economia

Os principais ramos da economia do Território de Kamtchatka são: a indústria pesqueira (no Kamchatka é extraído os 20% dos recursos biológicos marinhos e é produzido os 16% do peixe na Rússia), a agricultura, o gás natural, carvão, metais não-ferrosos, energia elétrica, incluindo o desenvolvimento da energia geotérmica, o transporte e as comunicações.

No Território de Kamtchatka estão localizadas grandes bases navais da Rússia, por exemplo, a base de submarinos e bases aéreas.

A agricultura no Território de Kamtchatka é bem desenvolvida. Os principais ramos da produção agrícola são criação de aves, plantação de legumes (batata), bem como a criação de vacas para a obtenção de carne e leite.

Na península de Kamchatka é tradicionalmente desenvolvido um comércio de peles. Peles de raposas polares, martas, raposas azuis e focas são altamente valorizadas em leilões internacionais. No norte de Kamtchatka é bem desenvolvida a criação de renas. O número de renas no Território de Kamtchatka chega a cerca de 40 mil.

No Território de Kamtchatka funcionam cinco usinas hidrelétricas e existem boas perspectivas para a construção de novas usinas (veja mais). Na costa do Território de Kamtchatka existe um grande potencial para a construção de usinas de energia eólica.

O Território de Kamchatka tem recursos únicos de lazer para o desenvolvimento do turismo. O inverno é suave e nevado. Os vulcões, com neve mesmo no verão, dão mais oportunidades para o desenvolvimento do turismo de esqui durante o ano todo. As fontes termais e os parques naturais também atraíram os visitantes. O Vale dos Gêiseres no Território de Kamtchatka foi reconhecido em 2008 como uma das sete maravilhas da Rússia.


Site oficial do Território de Kamchatka: http://www.kamchatka.gov.ru




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site