FEDERAÇÃO DA RÚSSIA - ECONOMIA DA RÚSSIA
Ferrovias da Rússia. História, especificações, transporte ferroviário


As ferrovias têm uma importância estratégica para a Rússia. O transporte ferroviário é a ligação de um único sistema econômico, que garante o funcionamento estável das empresas industriais e entregas de mercadorias vitais para as regiões mais distantes do país. O transporte ferroviário é o transporte mais acessível para milhões de cidadãos da Rússia.


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Ferrovias da Rússia (para ampliar clique na imagem)


Em 2010, as ferrovias na Rússia comemoram seus 173 anos.

A rede ferroviária da Rússia tem quase 86 mil km de caminhos-de-ferro, dos quais cerca de metade são eletrificadas. Pelo comprimento total das ferrovias Rússia ocupa 2º lugar, atrás apenas dos Estados Unidos. Pelo comprimento das ferrovias eletrificadas (43.000 km), a Rússia ocupa o 1° lugar no mundo.

Na Rússia, a base padrão da largura de bitola ferroviária é de 1520 mm (na Ilha Sacalina, por razões históricas, a largura de bitola é de 1067 mm).

A maioria das ferrovias da Rússia são controladas por SA “Ferrovias Russas – RZD” (Russian Railways) (site oficial - http://www.rzd.ru). Ferrovias-filiais da SA “RZD”: Ferrovia da Sibéria Oriental, Ferrovia de Gorky, Ferrovia do Extremo Oriental, Ferrovia de Trans-Baikal, Ferrovia de Sibéria Ocidental, Ferrovia de Kaliningrado, Ferrovia de Krasnoyarsk, Ferrovia de Kuibyshev, Ferrovia de Moscou, Ferrovia de Outubro, Ferrovia do Volga, Ferrovia de Sacalina, Ferrovia de Sverdlovsk, Ferrovia do Norte, Ferrovia do Cáucaso do Norte, Ferrovia de Sudeste, Ferrovia dos Urais do Sul.


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Ferrovias da Rússia. Ferrovia de Baikal-Amur

Ferrovias da Rússia. Trem no inverno em Vorkuta (República de Komi)

Ferrovias da Rússia. Grande Rota da Sibéria - Ferrovia Transiberiana



Mapa das ferrovias da Rússia


mapa das ferrovias da Rússia - transporte ferroviário

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Especificações do sistema de transporte ferroviário na Rússia
(de acordo com SA RZD)


A extensão operacional das ferrovias

85,2 mil km

A extensão das ferrovias eletrificadas

42,9 mil km

Tráfego de mercadorias (2009)

1.108 milhões de toneladas

A parte no tráfego de mercadorias do sistema de transporte da Rússia

43%*

Tráfego de passageiros (2009)

1.133 milhões de pessoas

A parte no tráfego de passageiros do sistema de transporte da Rússia

41%


Parque de transporte ferroviário (unidades)

Locomotivas de carga (elétricas e diesel)

11.100

Vagões de carga (de todos os tipos)**

624.900

Locomotivas de manobra (diesel)

5.900

Locomotivas de passageiros (elétricas e diesel)

2.700

Vagões de passageiros (longa distância)

24.100

Vagões de passageiros (trens suburbanos)

15.600


*Com os gasodutos
** Com os vagões de SA PGK e de outras subsidiárias


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Ferrovias da Rússia. Trens na região de Moscou

Ferrovias da Rússia. Trem de alta velocidade "Sapsan"

Ferrovias da Rússia. Trem suburbano elétrico "Sputnik"



História das Ferrovias da Rússia


1837 – Foi aberto a primeira ferrovia pública na Rússia em uma rota São Petersburgo-Tsarskoye Selo


primeira locomotiva a vapor russa, 1834 - história das ferrovias da Rússia

Ferrovias da Rússia. A primeira locomotiva a vapor russa, construída pelos irmãos Cherepanov (1834)
Velocidade de 13-16 km/h. Carregou a 3.300 kg de carga.


1845 – A Planta Alexandrovskiy (São Petersburgo) começou a produzir locomotivas a vapor de passageiros e de carga


1880 - Foi construído a ponte ferroviária de Syzran (Alexandrovskiy) sobre o rio Volga, que ligou a Rússia Central com o Volga, Urais e Sibéria


ferrovias da Rússia - ponte ferroviária de Syzran (Alexandrovskiy) sobre o rio Volga ponte ferroviária de Syzran sobre o rio Volga - ferrovias da Rússia locomotiva a vapor russa, 1880 - história das ferrovias da Rússia

Ferrovias da Rússia. Ponte ferroviária de Syzran (Alexandrovskiy) sobre o rio Volga

Ferrovias da Rússia. Locomotiva a vapor série O (Ов) (1880). Velocidade de 50 km/h. Potência de 600 cv. Até 1915 foi feito 9.000 peças.


1899 – Foi concluído a construção de uma ponte ferroviária sobre o rio Yenisei. Em 1900, este edifício, juntamente com a Torre Eiffel foi premiado com o Grand Prix e medalha de ouro da Exposição Mundial de Paris


história das ferrovias da Rússia - ponte ferroviária sobre o rio Yenisei ponte ferroviária sobre o rio Yenisei - ferrovias da Rússia

Ferrovias da Rússia. Ponte ferroviária sobre o rio Yenisei em Krasnoyarsk


1891-1916 - Construção da Grande Rota da Sibéria - Ferrovia Transiberiana, que ligou a parte européia da Rússia com o Extremo Oriente. Hoje, a Transiberiana (Transsib) é a mais longa do mundo e totalmente eletrificada linha ferroviária (com o comprimento de 9.288,2 mil km²)


locomotiva a vapor russa, 1892 - história das ferrovias da Rússia locomotiva a vapor russa, 1910 - história das ferrovias da Rússia locomotiva a vapor russa, 1910 - história das ferrovias da Rússia

Ferrovias da Rússia. Locomotiva a vapor série N (Нв) (1892). Velocidade de 75 km/h. Potência de 700 cv. Até 1914 foi feito 1.083 peças.

Ferrovias da Rússia. Locomotiva a vapor série U (У-127) (1910). Velocidade de 105 km/h. Até 1912 foi feito 63 peças.

Ferrovias da Rússia. Locomotiva a vapor de carga série S (C-245) (1910). Velocidade de 125 km/h. Potência de 1200 cv. Até 1918 foi feito 678 peças.


1916 - Começou a circulação regular dos trens na ponte ferroviária sobre o rio Amur


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Ferrovias da Rússia. Ponte ferroviária sobre o rio Amur em Khabarovsk

Ferrovias da Rússia. Locomotiva a vapor de carga série E (1912). Velocidade de 125 km/h. Potência de 1200 cv. Até 1957 foi feito 10.853 peças.


1924 – Início da eletrificação de ferrovias. Foi construido a primeira locomotiva de vapor de linha principal


locomotiva a vapor russa, 1924 - história das ferrovias da Rússia locomotiva a vapor russa, 1924 - história das ferrovias da Rússia

Ferrovias da Rússia. Locomotiva a vapor série Su (Су) (1924). Velocidade de 115 km/h. Potência de 1565 cv. Até 1951 foi feito 2.683 peças.

Ferrovias da Rússia. Locomotiva a vapor de carga série FD (ФД) (1931). Velocidade de 85 km/h. Potência de 2600 cv. Até 1942 foi feito 3.213 peças.


1932 - Início da construção da Ferrovia de Baikal-Amur (BAM). Foi produzido a primeira locomotiva elétrica soviética VL-19


primeira locomotiva elétrica soviética VL-19, 1932 - ferrovias da Rússia locomotiva a vapor soviética, 1934 - ferrovias da Rússia locomotiva a vapor de alta velocidade, 1938 - história das ferrovias da Rússia

Ferrovias da Rússia. Primeira locomotiva elétrica soviética série VL-19 (ВЛ-19) (1932)

Ferrovias da Rússia. Locomotiva a vapor de carga série SO (CO) (1934)

Ferrovias da Rússia. Locomotiva a vapor de alta velocidade № 6998 (experimental) (1938). Velocidade de 200 km/h. Potência de 3400 cv.


1974-1984 - Foi construído a Ferrovia de Baikal-Amur (o início da construção foi em 1932) com extensão de 3,145 km. A ferrovia abasteceu o segundo acesso para o Oceano Pacífico e o desenvolvimento das regiões da Rússia adjacentes à nova linha


locomotiva a vapor de passageiros soviética, 1950 - história das ferrovias da Rússia locomotivas antigas no depósito ferroviário - ferrovias da Rússia

Ferrovias da Rússia. Locomotiva a vapor de passageiros série P36 (П36) (1950)

Ferrovias da Rússia. As locomotivas antigas no depósito ferroviário


2002 - Foi aberto trem de Aeroexpress em uma rota Moscou (Estacão de Paveletskiy) - Domodedovo (Aeroporto). Mais tarde, todos os aeroportos e estações ferroviárias metropolitanas foram ligados pelos trens confortáveis de Aeroexpress


2004 – Foi aberta a primeira linha de trem suburbano de alta velocidade em uma rota Moscou – Mytishchi. Especialmente para esse papel foi construído o trem elétrico da nova geração "Sputnik" (Satélite)


2009 - Trem de alta velocidade "Sapsan” (Falcão) fez sua primeira viagem em uma rota Moscou - São Petersburgo




Fontes: http://www.rzd.ru, http://www.rus-etrain.ru, http://periskop.livejournal.com, http://www.skmost.ru, http://old.syzran.ru, http://www.gen-volga.ru,
http://transsib.ru, http://vorcuta.info, http://www.parovoz.com, http://railwaycalendars.narod.ru



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