REGIÕES ECONÔMICAS DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA
Região Econômica da Sibéria Oriental

Voltar à lista das regiões econômicas


A composição da Região Econômica da Sibéria Oriental (6 subdivisões federais) - República da Buriácia, República da Tuva, República da Cacássia, Territorio de Krasnoyarsk, Região de Irkutsk, Territorio do Trans-Baikal (Zabaikalye).

A área da Região Econômica da Sibéria Oriental - 4,122.8 km², população - 8,9 milhões de pessoas.

Sibéria Oriental está localizada entre as Regiões econômicas da Sibéria Ocidental e Extremo Oriental, no coração da Rússia, longe do desenvolvimento das áreas centrais. Região Econômica da Sibéria Oriental - a segunda maior regiao económica do território da Rússia. Aqui está o ponto mais setentrional da Rússia continental (Cabo Chelyuskin), ea margem sul do Terrirorio do Trans-Baikal (Chita) é no aproximadamente 49° de latitude norte.

Situação econômico-geográfica da Região Econômica da Sibéria Oriental pode agora ser considerada uma das mais desvantajosas.  Área da Sibéria Oriental é retirado de quase todos os potenciais consumidores de matérias-primas e produtos, blocos têm aproximadamente os mesmos recursos na Sibéria Ocidental e no Extremo Oriente. Parece ser mais rentável para desenvolver os recursos dessas áreas, mas não na Sibéria Oriental. Sibéria Oriental difere pouco desenvolvimento dos transportes.

O desenvolvimento da Região Econômica da Sibéria Oriental, rico em diversidade de recursos naturais (carvão, minérios, florestas e recursos hídricos) é diretamente dependente das artérias de tráfego de rede. Estrada principal - Trans-Siberia e Baical-Amur ferroviários, fluvial ao longo do rio Yenisei. Condições climáticas naturais da Sibéria Oriental graves (1/4 território fica acima do Círculo Polar Ártico), para o desenvolvimento desta área exigem grandes investimentos de capital.


Condições naturais e recursos

Região da Sibéria Oriental reside principalmente na vasta plataforma antiga da Sibéria. Sua altura média - cerca de 700 metros. A partir do sul da região, existem montanhas de Sayan.

O clima da Sibéria Oriental - é acentuadamente continental, com grandes temperaturas anuais. De norte a sul alterar cada ártico, subartico, e temperado tipos climáticos. Por conseguinte, é uma mudança de zonas naturais: a partir dos desertos articos para os semi-desertos na bacia de Tuva.

As grandes áreas no Planalto da Sibéria Media e nas montanhas no sul da região cobertas por florestas. Espécies das árvores - lariços, pinas, nas montanhas da tundra - um bosque de cedros baixos. Reservas florestais da Região Econômica da Sibéria Oriental ocupam o primeiro lugar na Rússia.

Muitas das riquezas da Sibéria Oriental ainda não domina. Atualmente, a Região Econômica da Sibéria Oriental é atribuída reservas de minérios: jazidas de cobre-níquel e minério de cobalto (Norilsk), minério de ferro (no rio Angara), minérios polimetálicos (Chita, o curso inferior do rio Angara), ouro, metais preciosos, o minério de urânio (Chita). Existem depósitos de matérias-primas contendo alumínio (bauxita e nefelina).

Sibéria Oriental é rica em carvão. Aqui estão a maior do mundo Bacia de Tunguska, grandes pelos padrões do mundo Kansk-Achinsk Bacia de carvão marrom. Há também Minusinsk e Irkutsk-Cheremhovsk bacias. Solo congelado e condições severas de clima continental acentuado agravar a exploração dos recursos da Região da Sibéria Oriental.

Na Sibéria Oriental e muitos rios, incluindo o muito grande (Yenisei - a mais completa do rio que flui da Rússia). Yenisei e seus afluentes - Angara, Podkamennaya Tunguska, Khatanga e outros caracteres em grande parte montanhosa. Os rios da Sibéria Oriental são a maior fonte da energia hidrelétrica e água fresca na Rússia. No território da Região da Sibéria Oriental também tem um único lago Baikal - contendo 20% da água doce do mundo.


População

A densidade de habitantes da Sibéria Oriental, em 1 km² pouco mais de 2 pessoas. Quase a totalidade da população vive na parte do sul, onde a densidade é aumentada para cerca de 40 pessoas/ km². Na maioria dos casos, todos os assentamentos da Região da Sibéria Oriental estão concentradas perto da principais vias de transporte, inclusive ao longo dos rios.

Nacional composição da população da Sibéria Oriental é muita colorida. Como em toda a Sibéria, o russo dominado (cerca de 85%). Para o desenvolvimento dos recursos naturais veio a pessoas de muitas outras nacionalidades, assim que uma elevada percentagem de ucranianos, tártaros, bielorrussos. Os povos indígenas são representados buriates, tuvinos, cacásses (têm suas próprias repúblicas), e os evenkis, nenets. No norte da Sibéria Oriental vivem nganasanes, no ocidente - selcupes, no sul - tofalares.

Na Sibéria Oriental, uma elevada percentagem de população urbana, que é próximo da média nacional (cerca de 72%).  Alocar cidades grandes – Krasnoyarsk e Irkutsk. Da nota particular é Norilsk, como a cidade mais setentrional do mundo, com uma população de mais de 150 mil pessoas. Região Econômica da Sibéria Oriental tem um saldo negativo da migração, devido ao fraco desenvolvimento da infra-estrutura socioeconómica e das condições de vida difíceis.


Indústria

Muita produção industrial da Região Econômica da Sibéria Oriental surgiu com base em um enorme potencial energético do território. Hidrelétrica de Sayano-Shushensk no rio Yenisei (sua capacidade é de 6,4 milhões de kW - a maior usina hidrelétrica na Rússia), bem como o uso de carvão barata de complexo de Kansk-Achinsk por usinas de energia térmica ter predeterminado o desenvolvimento na Sibéria Oriental das indústrias intensivas, tais como a fundição de alumínio. As empresas localizadas em Bratsk, Krasnoyarsk, Sayanogorsk, Shelekhov, refinaria de alumina em Achinsk.

Metalurgia das metais não-ferrosos da Sibéria Oriental e levado para uma grande empresa "Norilsk Níquel”, que dando níquel, cobre, cobalto, metais preciosos. No sul da Região Econômica da Sibéria Oriental minérios extraídos, estanho, tungstênio e molibdênio. Até agora, Sibéria Oriental continua a ser um grande produtor de ouro.

Região Econômica da Sibéria Oriental destaca-se como um grande produtor de madeira industrial (quase 30% da Rússia). O processamento de madeira é realizado em fábricas de Bratsk, Ust-Ilim e nas empresas da região de Krasnoyarsk e República da Buriácia. São produzidos celulose, papelão, papel.

Agricultura

Agricultura da Região Econômica da Sibéria Oriental é mais focada em consumo local. Na Sibéria Oriental, os grãos cultivados, batata, legumes. Grandes áreas são ocupadas por culturas forrageiras.


Transporte

Na Região da Sibéria Oriental existem todos os tipos de transporte. Muitas áreas estão conectadas com o centro apenas por água ou ar, que determina as dificuldades actuais do desenvolvimento económico. Na cidade de Ust-Kut começa o caminho de ferro Baical-Amur ferrovia (BAM). Há um gasoduto para Angarsk. Grandes centros científicos da Sibéria Oriental - Krasnoyarsk e Irkutsk.




voltar ao topo





Projeto Russo-Brasileiro implementado pelo IDEM
utilização de informações é possível somente com a autorização por escrito do editor
Fundador - Centro Científico IDEM Rússia-Brasil copyright © 2009-2016
mapa do site